segunda-feira, abril 30, 2012

Isso não é Evangelho e sim feitiçaria.

Por Renato Vargens

O meu amigo Sandro Wagner me enviou dois vídeos que me deixou estarrecido.

Definitivamente essa Igreja Quadrangular não é uma Igreja cristã (sei que existem muitas Quadrangulares tementes ao Senhor, portanto não estou generalizando). Infelizmente os videos publicados na internet apontam definitivamente para uma igreja sincrética e distante do Evangelho da Salvação Eterna. (veja os vídeos abaixo). 

Caro leitor, vamos combinar uma coisa? Infelizmente algumas das liturgias evangélicas estão tão miscigenadas que um desavisado qualquer ao entrar em um de seus cultos pode pensar que entrou no centro de macumba. Ouso afirmar que o sistema comportamental e doutrinário do neopentecostalismo brasileiro se deve em parte ao famigerado sincretismo religioso. O que nos leva a entender que mais do que nunca, precisamos em nosso país resgatar os valores da Reforma Protestante, retornando a Bíblia, fazendo dela a nossa única regra de fé.

Isto posto, afirmo categoricamente que em hipótese alguma experiências mágicas esquizofrênicas, como supertições inequívocas e burrificadas devem nortear o comportamento de nossas igrejas, até porque, somos e fomos chamados pelo Senhor a vivermos um cristianismo equilibrado, racional, apaixonante e apaixonado por aquele que por sua infinita graça e misericórdia nos salvou.

Como inúmeras vezes afirmei neste blog, confesso que estou absolutamente perplexo e preocupado com os rumos da igreja evangélica. Chego a conclusão de que mais do que nunca a igreja brasileira precisa URGENTEMENTE de uma nova reforma.

Pois é, como costumava dizer o reformador João Calvino o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro. Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.

Soli Deo Gloria,

Renato Vargens




Danilo Santos disse...

Pr. Renato, a Paz de Cristo!
Concordo com você na parte que isso é terrível e que os rumos da Igreja são preocupantes, mas não concordo com essa generalização de dizer que a Quadrangular não é mais cristã.
Se fosse assim poderíamos afirmar que a Assembléia de Deus também é seguidora da Teologia da Prosperidade (Silas Malafaia e afins), fora algumas Assembléias de Deus que fazem isso que o sr. postou parecer brincadeira... Fora o fato de que um dos líderes dessa denominação é adepto da religião do rev. moon (letra minúscula mesmo).
Poderíamos dizer que a Batista também não é, pois temos muitas Batistas "caindo no espírito", entre outras.
Acho que isso são casos isolados e concordo que deveríamos ter uma posição da igreja (assim como a Assemblélia devia ter da Teologia da Prosperidade) e não servindo exclua a igreja e o pastor de seu quadro.
Abraços e continuemos a pregar sobre o amor e a verdade do evangelho.
Danilo Zanon
http://www.blogcruzvazia.com.br

renato vargens disse...

Blog Cruz vazia,

Talvez vc não tenha percebido, mas, eu não generalizei. Veja no primeiro paragrafo onde eu afirmo que existem Igrejas Quadrangulares tementes ao Senhor. De forma alguma generalizaria.

Abraços,

Renato Vargens

Fabiano P. Lima disse...

Danilo, concordo com você, mas parece que o Pr. Renato preocupou-se em não generalizar, dizendo que "existem muitas Quadrangulares tementes ao Senhor".
Pr. Renato, também fico perplexo. Parece que grande parte das igrejas evangélicas brasileiras não são, de fato, evangélicas, pois justamente a mensagem do evangelho não se acha em seus púlpitos e cultos (se é que um dia esteva lá).
Um grande abraço.
Pr. Fabiano Lima

José Bolívar disse...

Renato,
é fato que aqueles que se rotulam de cristãos, estão mergulhados na sua ignorância e egoismo, trocam a primogenitura por lentilha como fazem com canais de televisão, se permitem serem conduzidos por caçadores fantasiados de pastores, cuja a unica intenção é a lã, gordura e a carne das ovelhas. Permitem essa troca até chegarem no estado terminal, por ganância.

José Bolívar

Anônimo disse...

Que horror! nunca presenceei tanta insanidade cristã como agora. Isso é aquele evangelho maldito que Paulo falou, evangelho sem cruz, sem morte, evangelho de amuletos, onde Jesus não é mais suficiente para o Cristão. Se quiserem saber, a fé que Jesus elogiou da igreja de Tiatira, não é essa fé pra tirar coelho da cartola e ganhar dinheiro. A fé de Gl 5.22 e a fé da igreja de Tiatira, é uma fé de relacionamento profundo com o senhor, onde o crente morria confessando o senhor Jesus como o seu Senhor como Policarpo. Sinto muito por quem se converte nestes dias em que estamos vivendo, é bem difícil de discernir o verdadeiro do falso evangelho. Só uma revelação do Espírito Santo vinda da Palavra de Deus. Não sou pessimista pelo fato de que o próprio Jesus disse que para Deus todas as coisas são possíveis, até os ricos se salvarem.

Anônimo disse...

Realmente um espetaculo patetico... no entanto queria lembra-los de que na biblia há supostas orientações divinas que são tambem claramente errôneas e se baseiam em rituais de sacrificios e rituais para purificar lepra (inclusive das paredes das casas) que em nada ficam devendo a qualquer ritual pagão! Se os amigos se esqueceram de Levitico 14: 33-50... lá voce aprende como purificar uma casa da lepra e a receitinha envolve cedro, carmesim, agua de fonte, sangue de pombinha, aspergir oleo 7 vezes na casa (nao 5 ou 10...mas 7 vezes...senao nao funciona). E assim aprendemos a cura da lepra...demoramos muito para aprender que Deus estava errado e para se curar essa doença infecciosa precisamos é do antibiotico certo. Quem discordar que atire a primeira pedra.
lucas.couto@terra.com.br

Anônimo disse...

Olá Pr. Renato,
sei que o senhor disse não estar genaralizando, mas a forma como o senhor se referiu a ela deu a entender que a maioria das quadranguladres são assim, e não é verdade. Isso é um caso isolado, e bem isolado. Acho que o senhor deveria ter começado o paragrafo com algo como "Essa igreja Quadrangular da cidade tal definitivamente não é cristã". Pelo contrario, esse tipo de doutrina é algo que abominamos. Diferentemente por exemplo da Igreja Universal, que adota em toda a sua denominação essa doutrina. Concordo com tudo o que o senhor falou referente aos vídeos postados, mas me senti atingida pela forma como o senhor se dirigiu a igreja Quadrangular, pois isso não é uma doutrina que a Quadrangular prega, esse é um caso a parte, onde o pastor está conduzindo sua igreja segundo o que ele acha e não segundo a doutrina da Igreja Quadrangular.
Paz

Adão Marin disse...

Pastor Renato Vargens, frequento a quadrangular e como no ditado popular diria que a Aimee "deve tá rolando no caixão" com essas coisas que acontecem na IEQ. Tivemos uma oportunidade de mudança, mas preferiram continuar com o Mario de Oliveira que a pretexto do crescimento deixou essas inumeras heresias se multiplicarem, como um cancer isso inchou dentro da IEQ. Enfim hoje está dificil encontrar uma bom local de culto a Deus, mas ainda existe mesmo na IEQ.

Jacqueline Luz disse...

Esse Flamarion é adpto de Maquiavel: os fins justificam os meios. Eu nunca vi um cara tão cínico "pregando" e o pior é que a igreja ainda batia palma para o sujeito. Argh!!!!!!!!!!!!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only