terça-feira, maio 17, 2011

Os pastores neopentecostais e suas fontes de engano.

Por Renato Vargens

A multiplicação de heresias bem como o surgimento de graves desvios teológicos se devem em parte a fonte de leitura dos quais os principais expoentes do neopentecostalismo tupiniquim tem bebido.

Lamentavelmente muitos dos pastores neopentecostais tem fundamentado sua fé no ensinamento de falsos profetas como Benny Hinn, Keneth Hagin, T.L Osborn, Hellen G. White, Willian Branhan, Witness Lee,  Cesar Castellanos, Rebeca Brown, Mike Murdock, Morris Cerrullo e muitos outros mais. Na verdade, ouso afirmar que se os pastores neopentecostais bebessem de outra fonte em vez das que tem costumado beber,   a Igreja brasileira estaria livre das aberrações teológicas que em muito  nos tem  feito enrubescer.

Pois é, diante do veneno que sorrateiramente tem adoecido a igreja brasileira, só nos resta uma coisa  a fazer, que é definitivamente fechar as fontes de engano. Ora, não dá para acharmos que a água impura pode se  auto-purificar, mesmo porque, as fontes em questão estão absolutamente absortas no mais letal tipo de veneno.

Isto posto, não possuo a menor dúvida que aqueles que quiserem vivenciar um crescimento saudável e espiritual, necessitam urgentemente interromper o fluxo de doutrinas mentirosas, jogando no lixo os ensinamentos aberrativos dos profetas do engano, substituindo as doutrinas espúrias por ensinos bíblicos e cristãos. Para tanto, sugiro a leitura dos seguintes autores:  Charles H. Spurgeon, D.M.Lloyd Jones, João Calvino, Martinho Lutero, John Bunyan, John Piper, J.I.Packer, Jonathan Edwards, John MacArthur Jr., Wayne Gruden, Augustus Nicodemus, Billy Grahan, C. Mahaney, Hernandes Dias Lopes, Russel Shedd, C.S.Lewis, John Wesley, R.C. Sproul, Louis Berckof, Franklin Ferreira, A.W. Tozer, Paulo Romeiro, Ciro Zibordi, Agostinho de Hipona, Richard Baster, Aliester MacGrath, D.A Carson, Francis Schaffer, Mark Driscoll e muitos outros mais.

Renato Vargens
Anônimo disse...

Renato, acho que eles só precisam ler a BÍBLIA mesmo, pq só ela é a nossa regra de fé e prática.

Ana Paula Pinheiro de Oliveira disse...

Sou leitora da maioria desses autores que indicou ao final do seu artigo.
Já tive em minhas mãos alguns "livros" dos autores que dão base às heresias neopentecostais, mas apenas os usei como fonte para trabalhar estudos bíblicos que refutassem tais ensinamentos.
Agora, sem comentar os erros doutrinários e citando a questão literária mesmo, não há como se comparar o conteúdo!
Seus argumentos são frágeis, suas palavras são populares (não que não ache necessário) e, em certos momentos, chegam até a se "auto-contradizerem".
Bíblia acima de tudo!
E, depois, autores que nos levem a pensar e não a termos nossas mentes esvaziadas....

Paz!!!!!!

Francisco Barbosa disse...

Caro Pr Renato Vargens,
Paz!
Dave Hunt em seu livro 'Em Defesa da Fé Cristã' aborda essa temática de forma muito esclarecedora. O ruim é que essas heresias se espalham como erva daninha... A lição Nr 8 - O Genuíno Culto Pentecostal, de 22 Mai 11, da EBD CPAD aborda justamente esse problema (http://auxilioebd.blogspot.com/). Lancei seu post em meu Blog.

renato vargens disse...

Prezado Anônimo,

Vc tem razão! A Bíblia deve ser a nossa única e exclusiva regra de fé. No entanto, acredito que todo pastor deve e precisa ler autores relevantes, mesmo porque, a leitura de bons livros o ajudará a construir um ministério saudável e relevante!

Abraços,

Renato Vargens

Anônimo disse...

Respeito sua opinião. Logo quando me converti, passei a me interessar por esses livros dos autores que o senhor citou, só que não estava me sentindo bem, ai passei a voltar minha leitura só pra BÍBLIA mesmo e assim tem sido ate hoje.

Abraço!

Carlos Sidnei disse...

Pastor Renato Vargens , percebo pelos textos correntes de vossa autoria , a total e explícita antipatia por Igrejas Neo-Pentecostais . Há um enfoque generalizado de críticas e numa leitura superficial , dá-se a entender que todas as Igrejas Neo-Pentecostais , advogam as mesmas Doutrinas , e empregam a mesma Liturgia sincretista , beirando ao paganismo ou mesmo a Religiâo de Mistério dos tempos do Império Romano . Ledo engano caro Pastor , há muitas Igrejas Neo-Pentecostais sérias e que primam pela Palavra , a Igreja que Pastoreio por exemplo é uma delas . Embora seja um Pentecostal Clássico , desde muito tenro na minha caminhada cristã , tenho a Bíblia acima de tudo : de Dons e Talentos .

Sou um denfensor veemente da intelectualização e promoção de uma Cosmovisão Cristã em todas os seguimentos da Sociedade . Defendo que os cristãos devem ter presença na Ciência , Engenharia , Astronomia , Advocacia , Magistratura , etc...

Eu penso que todo cristão deve antes de tudo ser um Pensador . Se possuimos de fato a Mente de Cristo , precisamos aprender a Arte do Pensar .

Enfim , mesmo sendo um Pentecostal Clássico , não abro mão da Erudição , e é o que ensino também na Igreja que Pastoreio .

Sigo na verdade simplesmente o que Jesus advertiu : ERRAIS NÃO CONHECENDO AS "ESCRITURAS" E NEM O "PODER DE DEUS" .

A minha base foi presbiteriana , mas por perceber uma lacuna muito grande daquilo que se prega com o que se vive , preferi sair deste ambiente religioso , encontrei muitos erros sim nas Igrejas Pentecostais/Neo-Pentecostais , é verdade , mas encontrei muito mais gente buscando viver aquilo que prega do que nas Igrejas tradicionais pelas quais passei .

Obs: Para não cometer o mesmo erro de que lhe chamo a atenção , eu disse acima " das Igrejas Tradicionais pelas quais passei " .

Fica na Paz de Cristo - Deus continue te abençoando neste Ministério de Atalaia !!!!

Não entenda como uma acusação , mas um idéia divergente , ok !!!

Já em relação a autores de Livros , recomendo : J. P. Moreland , Ravi Zacarias , William Lane Craig , Norman Geisler , Josh McDowell , Dallas Willard , Richard Foster , Roger Olson , Stanley J. Grenz , Etienne Gilson , Lee Strobel , James Houston , Paul E. Little , Charles Swindoll , e qualquer Livro da Editora Vida Nova !!!

Anônimo disse...

De algumas boas lembranças feitas pelo irmão Carlos Sidnei, gostaria de destacar William Lane Craig, grande apologista cristão e defensor do criacionismo. Este cara, literalmente, meteu medo no Dawkins (vejam em http://www.youtube.com/watch?v=In_SzP5VGIg).

Bem, eu vim de uma realidade oposta à do meu xará, Carlos Sidnei: Vim de uma igreja pentecostal (ou neo-pentecostal, infelizmente a linha entre elas está cada vez mais tênue) e abracei a fé reformada.

Concordo com o Pr. Renato Vargens, a Bíblia é nossa é o nosso balizador e o árbitro final para todas as questões relativas a fé e a vida, mas recomendo veementemente a leitura de livros de autores piedosos. Sigamos o exemplo de zelo de Paulo!

"Quando vieres, traze a capa que deixei em trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos." (2 Timóteo 4:13)

Percebam o zelo do apóstolo dos gentios! Olhe sua lista de "gêneros de primeira necessidade"! Uma capa para se aquecer e/ou se proteger da umidade livros (diversos) e principalmente os pergaminhos (provavelmente cópias em grego de livros que hoje fazem parte de Bíblia).

em Cristo,

Carlos

Augusto disse...

faltou "Neuza Itioka" na listinha dos autores que devem ser EVITADOS!

Apóstolo Ricardo Justo disse...

Podemos e devemos libertar o Evangelho da interpretação das correntes teológicas, a medida em que conhecemos os limites e as abrangências de tais correntes teológicas. Por exemplo, o que dizer das idéias teológicas de Gutierrez, Boff, Sobrino, Rubem Alves, Metz, Dussel, Duchcrow, Mo Sung, etc. Teólogos da Teologia da Libertação que hoje se renderam aos apelos da Nova Ordem Mundial, Ecologia Profunda, Sistema Gaia, Teologia Feminista, etc. Como estamos vivendo no interior das questões pastorais, acredito que devemos sentir o espírito da igreja e apresentar-lhe o mover do Espírito Santo em atos concretos, a saber, curas, maravilhas, milagres, metanóia, conversões, salvação, antevisões da volta de Cristo.
Deus vos abençoe e vos guarde

PROFESSOR VALDIR MANENTE disse...

A PAZ DO SENHOR PASTOR. EXCELENTE POSTAGEM A RESPEITO DOS DESVIOS DOUTRINÁRIOS. SINTO EXATAMENTE O MESMO SENTIMENTO SEU, A RESPEITO DO QUE ESTA ACONTECENDO NO MEIO EVANGÉLICO BRASILEIRO; "FUI" DA ASSEMBLÉIA DE DEUS- BELÉM DESDE CRIANÇA (HOJE ESTOU COM 35), A DOIS ANOS E MEIO ME MUDEI PARA UMA ASSEMBLÉIA (NEO-PENTECOSTAL/BOM RETIRO), ATUO A 10 ANOS COMO PROFESSOR DA E.B.D, E NESSA DENOMINAÇÃO ESTOU ATUANDO A 2 ANOS, VEJO TUDO ISSO ACONTECER COM FREQUENCIA. SEMPRE COMBATO TODAS ESSAS PRATICAS NA E.B.D. E QUASE FUI "EXONERADO" DE MINHAS FUNÇÕES QUANDO PUBLIQUEI NO MEU BLOG MATERIAS QUE DENUNCIAVAM ESSAS PRATICAS, FUI "CONVIDADO AO GABINETE PASTORAL" E FOI ME SUGESTIONADO A ME SILENCIAR SOBRE "ESSAS POSTAGENS INFAMES" KKKK SOBRE MIKE MURDOK E MORRIS CERRULO QUE EU TINHA DESCRITO. ALGUNS ME DISSERAM QUE EU ESTAVA "DESVIADO" POR ESTUDAR TEOLOGIA (ESTOU CURSANDO BACHAREL)KKKKK, RELATEI DE MANEIRA RESUMIDA O QUE PRESENCIO COM FREQUENCIA...LEIO OS AUTORES QUE O SENHOR INDICOU E INDICO AOS MEUS ALUNOS O MESMO..NÃO SEI ONDE ISSO VAI DAR...MAS UMA COISA É CERTA, NÃO VOU ME CALAR.

Anônimo disse...

Excelente artigo! Só discordo de quando vc citou Billy Grahan como autores recomendáveis.

Detetive disse...

Meu amigo, bela matéria e vc resumiu em poucas palavras, a "Igreja" já se tornou em Sistema Religioso, onde se seguem homens, estamos cada vez mais nos distanciando dos reais ensinamentos de Cristo. Somente um erro seu, vc indica leituras no final, vc deveria ser imparcial e indicar somente a bíblia.

Anônimo disse...

Por que hoje as Igrejas não se dedicam e ou prezam mais pela verdadeira libertação das pessoas oprimidas pelo diabo, inclusive de muitos de seus MEMBROS E OU OVELHAS DIRETAMENTE, senão alguns OBREIROS POSSESSOS DE ESPIRITOS ENGANADORES?

FAZENDO ASSIM: Expelindo e ou expulsando não somente os demônios "DIRETAMENTE" de muitas dessas pessoas ainda "Cativas", antes já ha muito, estão levando há uma histeria de "Auto-doutrinação", por suas pregações embasadas em sentimentos místicos e não "TOTALMENTE" Bíblicos, sendo que “GRANDE PARTE” destes rebanhos e pessoas, não estão libertas e muito menos conhecem alguma coisa solida da Bíblia para própria salvação e ou de seus familiares. (Gálatas 5v18-"22"-25).

Gostaria de deixar este link
www.youtube.com/watch?v=Cf8jV7EaczA

Agora as palhaçadas em varias igrejas
☻ http://www.youtube.com/watch?v=wA8rEL89nJ0
☻ http://www.youtube.com/watch?v=n4F4haCBVKM
☻ http://www.youtube.com/watch?v=Iqf9HsWjLfc
☻ http://www.youtube.com/watch?v=VCa6i7v_Tyo
☻ http://www.youtube.com/watch?v=TaekPVP9N9E
☻ http://www.youtube.com/watch?v=VWRooPzLy_U
☻ http://www.youtube.com/watch?v=G09Tuftj7RI
☻ http://www.youtube.com/watch?v=DGZbUB8xyao
☻ http://www.youtube.com/watch?v=1EkoHZmOL8Y
☻ http://www.youtube.com/watch?v=E-kKwLTNj-Q


E inúmeros outros: http://www.youtube.com/watch?v=JpSMH7tw320&feature=results_main&playnext=1&list=PLFBF7AD1577D327BB

Senhores Pregadores, Pastores, Ministros e OBREIROS... ACORDEM!!!
ACORDA IGREJA!!!

Muitas pessoas estão precisando serem Libertas da IGNORÂNCIA pela FALTA DO CONHECIMENTO DA VERDADE, E DA ESCRAVIDÃO POR PARTE DE ESPÍRITOS OPRESSORES e OBSESSORES e carecem EM MUITO, serem ensinadas conforme a verdade da Bíblia e serem instruídas a andarem com Deus por meio do Ensino de Pregadores e Pastores Sábios e que tem VIDA COM DEUS E PARA ELE E POR ELE.

E vocês e muitos outros que se dizem Apóstolos estão brincando com as almas.

ISSO VAI LHES CUSTAR ETERNAMENTE CARO, PARA CADA UM daqueles que distorcem a Verdade de Deus ou FAZEM OMISSÃO desta Verdade, para TODO AQUELE que carece inclusive da salvação. Não importa se é criança, rapaz, moça, adolescentes, senhores, senhoras, idosos, enfermos doentes, presos, possessos, etc
.
Oséias 4v6 (TODO)
Ez34v1-10~; Jr10v21; Jr23v1-2; Jr 12v10-11; Jr25v34~; Jr50v6; Jr51v23; Jr2v8; Jr10v21*; Jr22v22;

Sabemos que todas estas profecias acima referem a Israel e Judá, porem QUEM GARANTE QUE ISSO NÃO OCORRERÁ HOJE COM A IGREJA GENTILICA, SENÃO OUTRAS ESPALHADAS PELO MUNDO?

AONDE ESTÃO VOCÊS "HOMENS DE DEUS" que não se CORROMPERÃO? (JEREMIAS 3V15; 23v4)

☺ http://www.youtube.com/watch?v=Jv7kqxs-W9w

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only