quinta-feira, setembro 09, 2010

Série: Circo gospel - parte 1 (crianças pastores)


Por Renato Vargens

Há alguns meses um amigo me trouxe um DVD cujo título era: "Cativeiro nunca mais." Até aí tudo bem, o problema é que a protagonista da mensagem era uma criança. Isso mesmo, um menino com tiques e trejeitos evangélicos que desesperadamente gritava invocando sobre os seus ouvintes as bênçãos de Deus.  Em 2007 o jornal O Globo publicou a matéria "Pequenos Missionários". A reportagem tratava exclusivamente de meninos e meninas que nos últimos anos vem atuando como líderes e pastores de igrejas evangélicas no país. Se não bastasse isso, a matéria é enfática em afirmar que tais crianças atendem os desesperados e prometem cura aqueles que os procuram.

Sinceramente, parece que parte dos evangélicos se sentem vocacionados  a aberração. Confesso a você que falta-me palavras para descrever minha perplexidade diante de tantos fatos exdrúxulos.

Meu amigo, não dá para engolir essa história de crianças pregadoras. Na minha perspectiva isto afronta diretamente o bom censo, a ética, a moral e principalmente a Deus. Ora, criança tem o direito de ser tratada como criança. Ela deve receber amor, afetividade, carinho, respeito, limites e educação. Criança tem o direito de brincar de pique, correr, saltar, pular, rir e celebrar a vida. entretanto, movidos por uma espiritualidade dualista e esquizofrênica, inúmeras igrejas deste país as tem tratado como adultas. Em tais comunidades, elas se vestem como adultos, falam como adultos, dizem a “paz do Senhor”, usando com maestria o “evangeliquês”, além é claro de desenvolverem um comportamento absolutamente artificial.

Acredito que os pais possuem papel fundamental no resgate de valores da moralidade, e que em hipótese alguma devam permitir com seus filhos sejam "instrumentalizados" por líderes inescrupulosos que visam o seu próprio umbigo. Caro Leitor, a vida é bela, é deve ser vivida momento a momento. Criança deve ser criança, até porque é sendo criança, vivendo como criança, não queimando etapas, nem tampouco ultrapassando os limites naturais da vida é que poderão no futuro construir um mundo melhor.

Pense nisso!

Renato Vargens



Carla Siciliani disse...

olah... eu tenho exatamente essa idéia... de "circo", porque naturalmente elas nao sao assim, o que a gente sempre ve por tras sao pais forçando as situaçoes, frases feitas, decoradas, fazendo-as assim perder a sua tao importante infancia, tempo de brincar, de fazer besteiras, de nao se preocupar com nada, se tornam "mini-adultos" mesmo... Salomao jah dizia "ha tempo pra tudo" e em algum momento na vida delas esse tempo vai fazer falta... ela tem a vida inteira pra ser bençao como missionaria, pregadora mas na infancia, pra mim, criança tem que ser CRIANçA!! a velha historia dos pais jogarem suas frustraçoes nos filhos... que Deus me ajude!

Anônimo disse...

Eclesiastes 3
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

Cid disse...

Boa noite Renato,

Infelizmente não vai faltar conteúdo em suas postagens sobre o circo gospel, caso venha falar sobre a universal, este vídeo resume bem suas intenções:

http://www.youtube.com/watch?v=tssL6pC-H7Q

E tem gente que afirma:
"...a IURD é uma das igrejas que mais cresce no mundo. Se a sua afirmação fosse verdadeira com certeza ela já teria sido parada meu caro."

sergio disse...

Simplesmente ridiculo. Passou a ser a gota d'agua.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only