segunda-feira, abril 02, 2018

Resposta ao Bispo Edir Macedo referente ao seu posicionamento favorável ao aborto


Prezado Bispo,

A cristandade brasileira acompanhou estarrecida a sua defesa do aborto. Eu particularmente já havia escrito um pequeno texto onde de forma prática e objetiva expus minha perplexidade em saber que o senhor é favorável a este tipo de prática e comportamento.

Caro Bispo, de todos os argumentos  fornecidos pelo senhor em defender essa prática hedionda, o que mais me chamou a atenção foi o fato ter defendido sua tese  usando um verso isolado das Escrituras. Ora, como o Senhor deve saber, a interpretação equivocada de versos bíblicos pode fazer um enorme estrago na vida das pessoas, daí a necessidade de aplicar  nos textos que lemos regras básicas de hermenêutica.

Bom, a expressão Hermenêutica provém da palavra grega “hermeneutike” que, por sua vez, se deriva do verbo hermeneuo, significando: a arte de interpretar os livros sagrados e os textos antigos. A hermenêutica forma parte da Teologia exegética, ou seja, a que trata especificamente da interpretação das Escrituras.

À luz desta afirmação gostaria de levá-lo a refletir comigo sobre os principios hermeneuticos usados por Calvino:

1º - Calvino Renunciou a alegorias  entendendo serem elas armas de deturpação do sentido das Escrituras. 
2º   Calvino costumava enfatizar o sentido literal do texto.
3º   Ele acreditava que o ministro deveria ser inteiramente dependente da operação do Espírito Santo para a correta interpretação da Bíblia.
4º   Ele valorizava o estudo das línguas originais para melhor compreensão do ensino sagrado.
5º   Ele cria numa tipologia equilibrada, evitando impor a textos veterotestamentários simbolismos que eles não suportam.
6.   E por fim ele acreditava que a melhor forma de se interpretar a Bíblia é a própria Bíblia.

Prezado Bispo, lamento lhe informar mais a sua interpretação do texto de Jesus é extremamente equivocada, senão vejamos:

"O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!” Mateus 26-24

Segundo o senhor mesmo outrora afirmou, no seu entendimento a última frase poderia ser interpretada da seguinte maneira:  "seria melhor que Judas tivesse sido abortado. Melhor do que o futuro de sua alma."

 Bom, vejamos os equivocos desta afirmação:

1º-  Teologia não pode ser fundamentada naquilo que achamos ou pensamos sobre determinado assunto. Teologia se fundamenta nas verdades indiscutíveis das Escrituras.

2º- Nossas percepções pessoais devem se submeter ao que a Bíblia diz, e não ao contrário.

3º- Lembre-se que a Bíblia explica a Biblia e  que não podemos em hipotese alguma estabelecer pressupostos doutrinários em versos isolados. A Palavra de Deus  contrapõem-se a sua afirmação inúmeras vezes declarando que aqueles que cometem assassinatos pecam contra o Eterno. (Ex 20:13; Os 4:2-3; Mt 19:18; Lc 18:20; Rm 13:09; Tg 2:1. Portanto, os que matam os seus semelhantes afrontam deliberadamente a santidade do Senhor.

Vale a pena ressaltar que à luz da ciência e da Bíblia, uma criança não nascida é um ser completamente formado, no sentido que toda a informação genética já foi recebida no momento da concepção. Uma criança não nascida é uma pessoa completamente distinta da sua mãe. O bebê desenvolve todas as suas características humanas quando está no ventre. Os cromossomos de uma criança não  nascida são únicos. Toda pessoa é uma criação singular de Deus. Jamais voltará a vida de uma criança não nascida tirada por um aborto, isto posto, abortar a vida de uma criança é desobedecer descaradamente o 6º mandamento.

Encerro esta resposta afirmando sem titubeios que o aborto é um crime hediondo. Abortar é tirar a vida de um ser humano, visto que a Bíblia ensina que a vida começa na concepção. Deus nos forma quando estamos ainda no ventre da nossa mãe ("Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe." Sl 139.13). O profeta Jeremias e o apóstolo Paulo foram chamados por Deus antes deles terem nascido ("Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações." (Jr 1.5); "Porém Deus, na sua graça, me escolheu antes mesmo de eu nascer e me chamou para servi-lo." Gl 1.15).

Naquele que vive e reina,

Renato Vargens
Alberto Couto Filho disse...

Pr Renato,

A paz

Por que lançar pérolas a porcos?
Esse traste desumano, fraudador, farsante, mendaz, aldravão, vai arder no fogo do inferno.
Esperemos pra ver.
Em Cristo

Unknown disse...

Pr Renato concordo com tudo que o senhor disse,sou obreiro da IURD(recife-PE),não sei como alguém que se diz "ministro de D'us" fala tanta heresia,Isso não é “exegese”, e sim “eixegese”, violência ao texto..Tem muitos(na verdade são poucos) homens e mulheres de D'us que não concordam com essa heresia.Soli Deo Gloria
Wellington Jesus(wellnet5@aim.com)

Amarildo Rocha disse...

Querido Pr Renato, apesar de perceber a verdade e intenção de seu texto, fico com a opinião do irmão Alberto, não vale a pena o desgaste.
Uma hora ele tropeça nas proprias pernas, sabemos que dentro da IURD tem muitos homens de Deus, descontentes com seus desatinos. Creio que os mais de 300 milhões que ele gastará na construção do templo, daria para socorrer muitas das crianças que ele disse que não deveriam ter nascido.
Tenho pra mim, que como o irmão Wellington, existem muitos homens lá dentro que sabem disso.
Em Cristo:
Amarildo.

Jailson Freire disse...

Oremos para que haja uma ação de Deus e que aqueles que são cristãos e estão equivocadamente dentro dessa seita, possa agora enxergar a verdadeira missão desse homem maligno.

OH ! GLÓRIA. disse...

Concordo plenamente que na IURD, tem muita gente que segue a JESUS com muita fidelidade e gratidão, conheço ex de tudo e que tiveram suas vidas reorganizadas e restituidas, nem todos os membros desta instituição são a favor do que o Macedo diz, observo que os grandes líderes se acham sábios além do que devem e deturpam o evangélho causando situações graves, lembro que no ano passado um pastor fez sexo com uma de suas ovelhas, com autorização do marido e baseado nas escrituras disse ele ao repórter do Fantástico, onde falava da mulher adúltera e ele disse que ela tinha que adúlterar, vejo este clube do milhão onde quem quiser barganha valores com o pai, mas conheço gente que é membro deste ministério vitória em Cristo que não concorda, temos que orar para que sob a vontade do SENHOR essa gente chegue a verdade, e que este povo alcance a visão espiritual seguindo o único mestre, JESUS CRISTO.

Anônimo disse...

“ Quero trazer a memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, por que as suas misericórdias não tem fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma, portanto esperarei nele. Bom é o Senhor, para os que esperam nele, por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio.” (Lm 3.21-26)
Que o Senhor tenha misericórdia infinita sobre estes que estão dentro desta igreja dispostos a servi-lo, mas que ainda não enxergaram. Que as escamas possam cair dos olhos em nome de Jesus!
Somente a Deus seja a glória!

Pr Damasceno disse...

Caro companheiro,

Concordo em gênero, número e grau com sua tréplica ao senhor Edir Macedo. Tenho medo, muito medo, pelo andar da carruagem deste senhor entre os arraiais evangélicos, que um dia nos surpreendamos com a notícia que o próprio chegou ao entendimento que Deus é o "responsável" pelas mazelas do ser humano ou, pior, como o fez o "senhor teólogo" Chico Anisio, que "Deus é insensível aos desajustes sociais e não nos ama, pelo simples fato de não intervir nos rumos e caminhos tortuosos por onde caminha a humanidade.
Deixo claro aos dois senhores que sob nenhuma circunstância, Deus iria aprovar a morte de um ser humano na atual dispensação, bem como intervir nos rumos da humanidade nos fazendo a todos de bonecos e marionetes, ou nos controlar como se tivéssemos todos membros biônicos. Os homens são os únicos responsáveis pelas mazelas com as quais nos defrontamos no nosso dia a dia e Deus, pela sua presciência, sabe de tudo isso de antemão, porque Ele é SENHOR.

Continue nos brindando com palavras orientadoras e práticas como essa tréplica.

Nos laços do Calvário,
Prof Damasceno

augusto elias disse...

ESSE HOMEM, O MACEDO, É UM TRAIDOR DAS ESCRITURAS SAGRADAS.COMERCIANTE VISANDO O LUCRO,POUCO SE IMPORTA SE O HOMEM ESTÁ TENDO UMA VIDA TRANSFORMA POR CRISTO.CREIO QUE MUITOS QUE ESTÃO DENTRO DAS IURD,BUSCAM DE TODO CORAÇÃO O SENHOR JESUS,ATÉ PORQUE PARA DEUS NÃO HÁ BARREIRAS QUE POSSAM IMPEDIR A AÇÃO DIVINA,MAS QUANTO AO MACEDÃO, O PREÇO SERÁ ALTÍSSIMO.EXISTEM PESSOAS NA I.U.R.D QUE AINDA NÃO FORAM INFLUENCIADAS PELAS IDÉIAS DISTORCIDAS DESSE HOMEM DESEQUILIBRADO NA FÉ,COM UMA FALSA PREOCUPAÇÃO COM A SOCIEDADE,RANCANDO O DINHEIRO DO POVO DESCARADAMENTE E QUE SE REUNE COM OS SEUS "BISPOS" PARA DESCANSAR EM SÍTIOS,ILHAS E PRAIAS EM MEIO A COMPORTAMENTO QUE FOGE DAQUILO QUE O SENHOR ESPERA DE UM COMPORTAMENTO DE HOMEM EM TODOS OS SENTIDOS.ELE TEVE A CORAGEM DE ABRIR UMA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS AO LADO DE PESSOAS MISERÁVEIS NA ÁFRICA E NÃO FAZ NADA PELO POVO QUE LÁ VIVE.O QUE PODEMOS ESPERAR DE UM COVARDE DESSE TIPO?SOMENTE IDÉIAS DISTORCIDAS DA ESCRITURAS SAGRADAS.

Gabriel Maggiotto disse...

vou colocar esse link no blog do Macedo tbm... qm sabe ele naum reflete mais sobre o assunto... http://migre.me/19ybk

Unknown disse...

O que aconteceu com a nossa sociedade, como alguém pode ser afavor do aborto? Ninguém tem direito de tirar a vida de ninguém por isso que sempre vou ser contra a IURD. Aborta é um crime hediondo, contra uma criança inocente, sem chance de defesa, você tem coragem de fazer isso? O Brasil tem capacidade de criar crianças abondonadas, por isso entreguem para o Governo, não mate uma criança. Der para alguém ou ofereça em adoção.

Anselmo Melo disse...

Renato,
O bispo pedir mais cedo nunca foi afeito ao estudo da Bíblia, ele apenas a usa segundo sua conveniência. Logo, apesar de admirar a forma polida como você trata determinados assuntos aqui no blog sou obrigo a fazer "coro" com o irmão Alberto, esse traste não merece que percamos nosso tempo sendo educados com ele.
Paz!

Fidelis Paixao disse...

Realmente muito lamentavel e anti-biblica essa posiçao do bispo Edir Macedo sobre o aborto.

J. Lanes disse...

Pastor Renato, paz.
Só um adendo:
"O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!” Mateus 26-24

O texto diz exatamente o contrário do que o bispo apregoa.
"Melhor lhe fora não haver nascido!” Mateus 26-24
Que quer dizer?
Não haver nascido é não ser gerado.
Após ser gerado, qualquer ato será abortivo.
Uma questão somente de estudar um pouquinho de Português interpretativo.
Não demora muito, e ele vai aderir ao transgênico humano, ou seja, mudança de sexo para mulheres, conforme já autorizado pelo CFM. Um tremendo absudo e aniquilação do poder de Deus.
J. Lanes

renato vargens disse...

Lanes,

Excelente colaboração. Concordo em gênero, número e grau.

Abraços,

Renato Vargens

Anônimo disse...

Em Apocalipse 17 e 18, eu percebo com clareza que a "prostituta" citada é, também, a IURD(lideres)por que:
_ A noiva de Cristo é a igreja que O aguarda e guarda seus mandamentos;
_ Uma prostituta é aquela que trai seu noivo.
É lamentável, porque nessas reuniões existem pessoas que estão interessadas em buscar o Cristo crucificado e ressurreto.

Ap.18

21 Um forte anjo levantou uma pedra, qual uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada Babilônia, a grande cidade, e nunca mais será achada.
22 E em ti não se ouvirá mais o som de harpistas, de músicos, de flautistas e de trombeteiros; e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e em ti não mais se ouvirá ruído de mó;
23 e luz de candeia não mais brilhará em ti, e voz de noivo e de noiva não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias.
24 E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra.

AP.19

1 Depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus;
2 porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.

Antonio Cruz - Metanoia disse...

O problema não são as pessoas que estão na IURD, CATOLICA, ou seja qual for a denominação, A Igreja do Senhor não se restringe a denominações ou forma litúrgica. Tem gente de bom senso e temente a Deus na IURD. O problema em torno dessa discussão, é a interpretação particular de Edir Macedo quanto ao aborto, ele tenta justificar e tornar doutrina esta pratica a partir do método alegórico de interpretação.

Muito bom o posicionamento de Renato Vargens, e sua refutação.

como sempre, Deus lhe usou como defensor da fé.

claudiopimenta disse...

Pastor Renato perdoe as palavras agressivas mas nao perca tempo com um cara que despresa completamente a palavra
o cara deve ser ateu
http://exejegues.blogspot.com/2009/02/seria-os-biscos-ateus-em-breve-tese.html
O que levaria uma pessoa a mentir tanto ?


O que levaria uma pessoa conhecedora das sagradas escrituras a manipula-la a seu bel prazer ?


O que levaria uma pessoa conhecedora da realidade do inferno e do fogo eterno a mentir e torcer as sagradas letras ?


Nao conhece as condenaçoes mostradas nas santas letras contra quem as usa de forma desonesta ?


Nao creria essa pessoa na realidade do fogo eterno ?


Nao temeria ao santo criador ?

claudiopimenta disse...

Esse elemento inteligentissimo para enganar o povo nao deve crer em nada que esta escrito na palavra, se temesse a palavra feixaria ou mudaria a forma de pregar em sua empresa de arrecadaçao

Anônimo disse...

Pastor Renato, "o fim está próximo". Os falsos profetas proliferam diariamente. Edir Macedo, nessa condição de falsidade evangelística, é a certeza da verdade cristã, aquela que nos foi mostrada por Cristo.

Ery Roberto Corrêa

Cleitton Ferreira disse...

PAZ

Estive ausente das notícias do mundo por estar em área sem internet ou outro meio de comunicação eficaz.
Um pastor me visitara este fim de semana e me disse da nova do Macedo,o que deixou minha alma entristecida.
Nunca imaginei que,um dia,se manifestaria um ministro do evangelho a favor do aborto.
Creio que realmente estamos vivendo uma apostasia disfarçada de evangelho ou algo assim.
Mas

o que objetivo nestas linhas é agradecer ao Pr. Renato por sua posição e todas as pessoas que colaboraram,com seus comentários, com o esclarecimento aos que não são da mesma fé acerca do assunto.
O evangelho de Cristo é
VIDA
AMOR

DEUS ABENÇOE
TAMBÉM O MACEDO

Nivany disse...

Pr.Renato,
o que nos resta e orar por este lider,
pra que Deus age.Porque daqui a pouco crentes
muitos vão mudar a sua opinião posição sobre
o aborto induzido.Eu creio que Deus vai por
um basta nas atrocidades deste líder.
Shalom!

Anônimo disse...

admiro sua vontade de ajudar este homem. mas creio sinceramente como ex-obreio da IURD que é perda de tempo, visto que ele não tem interesse nas almas. amigo dou-lhe uma sugestão nosso problema não é com os que estão fora, mas com os nossos de dentro (casa, lar, igreja, amigos entre outros). só uma dica.

Sérgio disse...

Renato, qual a sua opinião sobre uma gravidez (comprovadamente, com assinatura do médico) com alto risco para a mãe, cujo feto é anencéfalo?

Anônimo disse...

Caro Renato Vargens, vejo que sua visão e a visão dos que apóiam o que o senhor escreveu não passa daqui, ou seja, sua visão é pequena e sua inteligência é limitada.
Pois bem, ao ler seu blog em resposta ao posicionamento do Bispo Macedo, fica claro que o senhor está sendo totalmente preconceituoso por não aceitar que pessoas tenham opiniões diferentes das suas. Se você sabe tanto sobre a ciência e acerca de Deus, como diz, deve então concordar comigo que vivemos em um processo natural criado pelo próprio Deus. Diante disso, se houve uma gravidez é porque houve uma relação entre um casal e não porque Deus quis!
Assim, como as pessoas escolhem o caminho que querem seguir, podem escolher também um caminho a não seguir!
Interessante é perceber que quando assassinam alguém, seja quem for (mas é ser humano), ninguém faz protestos, blogs se pocionando contra tal ato nem nada! Mas quando se trata do abordo, todo mundo quer jogar pedra! Por quê? Por acaso você criaria o filho da pessoa que não o quer conceber ou o deixaria ao léo?
Deus, não escolhe nossos caminhos, nós é quem temos de encontrá-Lo!O único ser humado gerado por Deus foi Jesus Cristo, no ventre de Maria, pois Deus tinha o propósito de nos salvar!
Além disso, é muita ignorância NÃO respeitar as opiniões das pessoas seja qual for. Acreditar que Deus é o responsável pela gestação de cada ser humano é dizer que o próprio anti-cristo também nascerá de Deus!
Entenda o processo natural da vida humana para poder sair falando o que outros colocam em sua cabeça!

Que Deus o abençoe!

renato vargens disse...

Jackviana,

Na sua perspectiva minha visão pode até ser ser pequena, coisa que para mim não faz a menor diferença. Agora, sua teologia é espuria e antibiblica e o seu posicionamento completamente antagônico a Palavra de Deus.


O aborto é anticristão e afronta a santidade do Eterno.

Pr. Renato Vargens

Anônimo disse...

Em parte o sr tem razao, mas por outro lado a mesma biblia que nos diz nao mataras conta a nós historias de homens que ao matarem fizeram a vontade de Deus, tudo depende da nossa fé e consciencia. O sr e muitos que responderam ao bispo podem nao matar com as maos mas fizeram=no com palavras e qual é a diferença. Vamos ganhar almas e deixar o juLgamento p o dia final. Jesus te ama como ama o bispo o bebado e o drogado, por isso quando for responder faça=o com amor p que o ouvinte nao o reprove por ter usado palavras duras e demonstrando ódio o competitismo do que ensinamento. É p JESUS e sempre sera n aproveite a oportunidade p aparecer.

Anônimo disse...

OK SR, se por acaso ofendi desculpa, mas é que n da publicar o meu endereço pois ainda n esta aberto. jouki

Leila Dohoczki disse...

É por essas e outras que a leitura e interpretação da Biblía não é pra qualquer um. Sem conhecimento histórico, não se tem o contexto do que foi escrito e a interpretação perde o sentido original.Toda e qualquer leitura é submetida ao conhecimento, ética, moral e índole de quem lê, quando se desconhece a intenção de quem escreveu.Assim, pessoas como Edir Macedo, tiram proveito dos humildes e dos inocentes e os induz ao erro. Talvez ele nem creia no poder e nas promessas de Deus.É lobo em pele de ovelha...

Anônimo disse...

Um Analfabeto Espiritual.

Jardim Secreto disse...

Quando ví esse infeliz falando sobre sua defesa em relação ao aborto fiquei perplexa,corri no Facebook para pedir uma opinião para o Pastor Renato Vargens pois me recusei a acreditar no que tinha acabado de assistir.Pois bem,gostaria tb de dizer que uma senhora infeliz por sua posição social e pior que isso é pequena de espírito, tentou por diversas formas abortar uma criança,tomando muitos remédios incluindo cytotec e nada fez com que ela matasse essa criança.Foi quando Deus cruzou nossos caminhos e eu e meu esposo pedimos então que nos desse a criança ao invés de mata-la e hoje eu sou a MÃE MAIS FELIZ DO MUNDO pois tenho o maior tesouro que Deus poderia ter me dado.Nossa filha é nossa jóia mais rára e vivemos pra ela.Portanto não existe desculpa para tamanho crime,não quer assumir a responsabilidade por seus atos?Então deixe que outra pessoa o faça com amor,como foi nosso caso.Lembrando que nossa filha nasceu com problemas sérios no coração mas que foi corrigido com cirurgia e hoje goza de muita saúde graças ao bom Deus.ESSE EDIR MACEDO É UM IMPOSTOR,LOBO EM PÉLE DE CARNEIRO.

Joversi disse...

Querido irmão, busque ao Senhor e Ele lhe dirigirá para um lugar onde a Palavra de Deus é respeitada. Saí do meio dela, povo meu!

Joversi disse...

"Eram não conhecendo as Escrituras..."
Julgar é errado pelos padrões de Mateus 7, mas continue lendo a Bíblia que você chegará a João 7 (24 "Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos") E depois, ao costume de Paulo de julgar o erro e repreender mesmos os irmãos.
Ou seja, julgamento hipócrita e julgamento para combater o erro são coisas BIBLICAMENTE diferentes.

Marcos Antonio disse...

Todas as ramificações da igreja de Cristo abrigam cristãos maravilhosos em sua simplicidade e sinceridade de amor. Difícil de engolir são seus líderes, com algumas benditas exceções - e não é só na IURD. Há manipulação até nas igrejas que pretendem ser congregacionais. O desejo de se manter no status de poder, de "proteger" a instituição e outras motivações que não o simples serviço do reino os leva a cultivar uma imagem de santos e ao mesmo tempo a agir como inimigos do reino.

Luiz Montero disse...

O pastor Renato faz bem em novamente comentar. Não podemos ficar mudos diante de tal aberração. E que as ovelhas da IURD busquem outro que as pastoreie!

Bill Hamilton disse...

"Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente..." (Provérbios 6.16-17)

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only