quarta-feira, julho 21, 2010

Aqui satanás tira ferias.


Por Renato Vargens

Foi exatamente isso que o pastor José Jonathan, Presidente das Igrejas Batistas Conexão, Missão do Haiti para o Integrale e representante da JMM da CBB, RJ e Br Haiti, disse a respeito desta ilha do Caribe ao meu amigo Ezequias Marins.

Segundo dados oficiais da ONU, o Haiti é o país mais pobre das Américas tendo a sua situação agravada em virtude do terremoto que destruiu sua capital em 12 de janeiro de 2010.

Cedido pela Espanha à França em 1697, quando se chamava Saint-Domingue, suas terras – há muito inférteis –  tornaram-no uma das mais ricas colônias das Américas. Produzia um dos melhores acúcares do mundo, batendo, no século XVIII, até mesmo o Brasil em exportações nesse campo. Hoje, sua renda per capita é bastante menor do que a do bairro de Higienópolis, em São Paulo: em média, um haitiano vive com dois reais ao dia. Se não bastasse isso, 47,1% da população é analfabeta, tendo o país a 153ª(IDH) posição no ranking da ONU  que   mede  o desenvolvimento de uma nação com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda per capita.

Nesta sexta-feira, 23/07  juntamente com uma equipe de 18 pastores , entre os quais  me incluo, irei para o Haiti onde participarei como um dos preletores em uma conferência  para 200 pastores locais organizada pela MAIS e pela Church Helping Church,  que acontecerá na Eglise de La Bonne Nouvelle, em Porto Principe. Na ocasião ministrarei sobre o tema: "Community development: Opportunities of disaster".

Caro leitor, acredito profundamente que a tragédia vivenciada pelo Haiti, possa ser uma  substancial oportunidade em meio a crise. Creio piamente que nada acontece por acaso, e que o Senhor nosso Deus em sua infinita Soberania estabeleceu  que essa sofrida nação, a qual o adversário de nossas almas tem levado cativo por séculos a fio, há de experimentar através da Igreja de Cristo um  novo recomeço, onde  fé, amor  e esperança se farão presentes.

Minha oração é que o Senhor tenha misericórdia do Haiti e que nos use com poder e graça na vida dos pastores Haitianos, ajudando-os de forma simples e objetiva a transformarem completamente a cidade de Porto Principe.

Soli Deo Gloria!

Renato Vargens
augusto elias disse...

O Haiti tem uma história de muita dor.A influências dos negros africanos marcam bastante a época da escravidão naquele paíz,onde a França chegava a introduzir 20 mil africanos por ano, em navios negreiros e chegando a 480 mil escravos até 1789.Já os mulatos e "homens de cor livre" ,somavam 60 mil.Por aí temos uma idéia da mestiçagem desse lugar que o senhor estará partindo,mostrando que para Deus não há fronteriras.Deus sabe sempre o que faz.Muitos paízes,no começo de sua história, deixaram o evangelho de Cristo Jesus entrar ,acredito com muita propiedade de que essa influência favoreceu muitas nações que estão no topo do desenvolvimento,mesmo que hoje tenham se "bandiado por outros caminhos".Que a a viagem dos senhores sejam abençoada por Deus.Que o Espírito Santo vanha fazer a obra magnífica através dos lábios dos senhores e que muitos pastores possam aprender com voces e da mesma forma voces com eles.Amém.Deus abençoe o senhor pastor.

Família Souza disse...

Que Deus abençoe a sua viagem querido...
no dia 04 de agosto estarei indo ao Haiti para treinar 200 pastores haitianos por 15 dias... Deus abençoe o Haiti!!

www.jonessouza.webnode.com.br

Faça a Diferença disse...

Querido Pastor
A Paz do Senhor
Que Deus o abençoe e seja contigo nessa viagem.
Continue ganhando almas para Jesus.
Tenho aprendido muito com os seus ensinamentos.
Obrigada, mais uma vez.
"Jesus teu guia é..."

Jonis disse...

A Paz do Senhor.

Pr. Renato Vargens, o verdadeiro cristão evangeliza em todo o tempo e em qualquer ambiente. Parabéns pelo seu trabalho missionário. Deus o abençoe abundantemente.


Soltando o veneno 1: Será que agora a galera gospel vai dar o braço a torcer? Afinal, o Evangelho está sendo pregado - mesmo que sem os espetáculos que eles gostam tanto...
Soltando o veneno 2: Será que alguma turma gospel aparece por lá para evangelizar aquele pobre povo pobre? Sei não, hein...

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only