quinta-feira, junho 28, 2012

10 Razões porque devo participar da Escola Bíblica Dominical

Por Renato Vargens

Um dos grandes problemas enfrentados pela igreja evangélica brasileira é o fraco ensino bíblico, e isso se deve em parte ao abandono da Escola Bíblica Dominical.

Pensando nisso e entendendo a gravidade do tempo que vivemos resolvi escrever 10 razões porque devemos participar da EBD de nossas igrejas:

1. Por causa do amor a Cristo e sua Palavra. (Jo 14.21)

2. Porque é dever do cristão crescer no conhecimento de Deus através do ensino saudável das Escrituras.

3. Para que não sejamos enredados pelas heresias e desvios doutrinários do nosso tempo. (Mt 22.29)

4. Porque a igreja se desenvolve de forma relacional, comunitária e intelectual através do estudo sistemático da Palavra de Deus.

5. Porque o ensino da Palavra de Deus proporciona a elevação do nível de maturidade da igreja local.

6. Porque a Escola Bíblica Dominical é um excelente meio para evangelização de amigos e familiares.

7. Porque a Escola Bíblica Dominical é um lugar propício para a descoberta, crescimento e capacitação de novos ministérios.

8. Porque a Escola Bíblica Dominical fortalece a família promovendo o entrelaçamento dos relacionamentos familiares.

9. Porque o estudo sistemático da Palavra nos desperta a uma vida de santidade.

10. Porque a Escola Bíblica Dominical é uma profícua fonte de avivamento e despertamento espiritual para a igreja.

Pense nisso!

Renato Vargens
OH ! GLÓRIA. disse...

Não faça curva à direita, nem a esquerda, siga em frente.
EBD Já.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Walter Filho disse...

Como sempre pastor,
Postagem de assunto necessário, bibliocêntrico,cristocêntrico e URGENTE!

Em Cristo
Walter Filho

Anônimo disse...

O Guinho foi muito feliz quando lembrou trechos de: Fazendo discípulos.

O discípulo começa a ser feito quando se tem sede; O discipulador se apresenta quando tem água.

Tenhamos sede de aprender, sejamos cheios dessa água para termos o que oferta no futuro.

A Deus toda honra e glória.

Anselmo Melo disse...

Aos pastores e demais lideranças Evangélicas do Estado do Rio de Janeiro.

As muitas tarefas do dia a dia, nossas prioridades pessoais e ministeriais, família e tudo mais que hoje ocupa nosso tempo...
www.pranselmomelo.blogspot.com

Unknown disse...

Parafraseando Bill Gates, há muitas coisas melhores para se fazer num domingo de manhã do quê ouvir sermão.

Em meu caso, assistir à Formula 1, ou ir à praia.

Não entendo o por quê da EBD estar ligada a estes pontos.

1) Amor a Cristo não tem nada a ver com ir à igreja no domingo de manhã. Tem a ver com relacionamentos, com o amor ao próximo, com viver o Evangelho. É obedecer os mandamentos dEle.

2) Isso pode ser feito qualquer dia da semana, e pode ser feito de forma bem flexível, para não se engessar o ensino;

3) Novamente, isso se alcança pela vivência do Evangelho, e não por teologia;

4) Relacionamento é feito todo dia, a todo momento, não consigo ligar isso a teologia;

5) A única coisa que eleva o Espírito é a prática das coisas boas e agradáveis, do perdão, do amor, da oração, do jejum, do sofrimento. Reunir-se domingo de manhã não torna ninguém melhor que ninguém;

6) Pelo contrário, ir à igreja domingo de manhã está entre os principais motivos das pessoas fugirem das igrejas;

7) O melhor local para se descobrir novos ministérios é no meio do povo, nos hospitais, nos orfanatos, nos presídios. É onde o bixo está pegando que vemos quem é que quer mesmo seguir a Cristo, e não no conforto de um templo;

8) Não entendo como sentar-se numa cadeira, e ouvir 2 horas de sermão sem poder dar um pio (ou um pio apenas) pode fortalecer qualquer laço. É na conversa, nas brincadeiras em família, nos almoços, nas doenças, que a família se úne;

9) Discordo plenamente. Fariseus estudavam as escrituras dia e noite e foram duramente criticados por Jesus. O que nos desperta para uma vida de santidade é abrir os olhos e enxergar além de seu próprio Ego. Que o diga Gandhi;

10) Nem preciso comentar essa, já a retruquei acima.

Abraços fraternais em Cristo,

Anônimo disse...

Me desculpe, Gabriel, mas em algum outro dia vc reserva para aprender a bíblia explicada minunciosamente? Ou melhor, vc lê a Bíblia?

Unknown disse...

Gabriel,quem te disse que na EBD nao se fala e muito menos ficamos sem abrir para comentarios sobre a palavra de DEUS!!!Ao contrario do culto que retemos todas as coisas e ainda nos surpreendemos com tudo o que discutimos dentro de sala da EBD.Pense nisso ok!

João batista disse...

O problema é voce achar hoje em dia alguem que
ensine a palavra da maneira que ela deve ser ensinada

Hugo Ferreira disse...

O Gabriel está com sintomas de crente carnal,eu já vi esse tipo,nada contra a EBD pelos domingos a tarde,mas não tem nada melhor de você começar o dia indo para a Casa de Deus,ouvir da sua Palavra,e aprender mais das Sagradas Escrituras,já fui membro de uma igreja em que a EBD era a tarde nos dias de domingo,de vez em quando aparecia alguns problemas para o pastor resolver,esses problemas era relacionado com jovens e até adultos,que começava o domingo em praias,assistindo televisão,indo para internet e etc.

Então algum irmão chegava muitas vezes em pecado,cometido durante quem sabe na semana ,sábado e pegando o domingo de praia e televisão,então chegava a bomba para o pastor e as vezes para mim,hehehe, uma vez um irmão chegou na igreja na carne realmente,me chamou até para brigar depois do culto,se não fosse o pastor,ele tinha me arrebentado,eu tive nenhuma vontade de brigar com ele,o Espírito Santo me fazia agir assim,eu não teria levantado a mão para ele de jeito nenhum.

Então é isso,nada melhor do que uma EBD,durante a manhã de domingo,é uma delícia você começar o dia ouvindo e aprendendo da palavra de Deus!!!

Anônimo disse...

Não esqueçamos porém a responsabilidade do professor. Eu recentemente deixei de assistir a EBD, à menos de um mês. Quando era comentado o texto da lição, a professora ou aproveitava para fazer julgamentos alheios (fofoca de irmãos ausentes)ou encontrava meios para distorcer a palavra. A escolha de professores necessita ser bastante creiteriosa.

Anônimo disse...

Ao Gabriel nagib,

É uma pena que o irmão tome como exemplo a frase de um ateu, afinal, um verdadeiro cristão nunca trocaria a EBD por "muitas coisas melhores para se fazer"sal.1,1.
-Creio que o irmão talvez não saiba, as igrejas quase em sua totalidade celebram a Deus no domingo, a exemplo da igreja primitiva, portanto qual o problema em aprender a bíblia aos domingos pela manhã, haja
vista ser o dia da ressureição de Cristo.
-"Coisas melhores para se fazer; ir à praia; assistir F1", será que isso para um verdadeiro cristão é melhor que ir à igreja aos domingos pela manhã?
-"Fariseus estudavam as escrituras dia e noite e foram duramente criticados por Jesus", nota:Eles eram duramente criticados não pelo fato de estudarem as escrituras, mas por não praticarem o amor. Todos nós podemos cometer tais erros, participantes ou não da EBD.


Enfim, será que alguém que troca o ensino metódico e sistemático da Palavra de Deus num domingo de manhã por"muitas coisas melhores, assistir à Formula 1, ou ir à praia" faria?
- Coisas boas e agradáveis, perdão, amor, oração, jejum, sofrimento;
- Estaria no meio do povo, nos hospitais, nos orfanatos, nos presídios;
-Ou você é um daqueles " faça o que eu digo mas não faça o que eu faço"?
-Observação: Ao que me pareçe, a "paráfrase" de Gates ressoa mais para apologia anti-escola bíblica que "domingo pela manhã", que sacrilégio!

Paz em Cristo!

Igor Araújo disse...

Gabriel, você tá brincando, né?! A EBD é mais do que importante, e outra coisa, o que faz os "crentes" fugirem da igreja, como você argumentou, é a coceira nos ouvidos, como Paulo falou em 2 Tm 4:3. Eu acho que você está equivocado nas suas argumentações.

Tiago Rosas disse...

Ilustre Pr. Renato,

Parabenizo-o pelo artigo sobre a EBD. Vou compartilhar.
Sem dúvidas, é um dos maiores investimentos que a igreja pode e deve fazer: investir no ensino sistemático da Palavra de Deus, despertando a igreja continuamente para uma vida cristã saudável respaldada na Bíblia.

Agora, é brincadeira né ter que ler palavras infelizes como as do Gabriel Nagib. Pelas palavras dele está obvio que ele está mais para um discípulo de Bill Gates, de Gandhi ou da Madre Tereza de Calcutá do que para discípulo de Cristo! Um servo do Senhor NUNCA, JAMAIS dirá que existe algo secular melhor para se fazer do que estar reunido com os santos para estudar a Palavra de Deus. O Senhor disse a Josué: "medita no Livro da Lei de dia e de noite", o salmista disse: "antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua Lei medita de dia e de noite". Lamento que alguém dedique um comentário tão longo para se contrapor ao incentivo do estudo das Escrituras. Esperaria isso de um ímpio, nunca de um servo de Cristo!

Frequente a EBD em sua Igreja!

Tiago Rosas

Ricardo Prudente disse...

A PAZ!!
Parabéns pelo post.
Quanto ao Ir.(?) Gabriel, devemos perdoá-lo pela suas palavras, pois ele foi sincero e disse o que realmente acha e do que seu coração está cheio. É lógico que o compromisso com a Palavra ele não tem, muito menos com Cristo.
É lamentável, pois podemos imaginar que muito sentem a mesma coisa como ele, e o pior, encontram apoio quando lêem um texto como esse.
Na minha igreja a Escola Bíblica é na terça à noite pois grande parte dos irmão trabalham no domingo pela manhã(cidade turística). A dificuldade é a mesma, e com certeza o Gabriel arranjaria algo "mais interessante" para fazer independente do dia.
O que ele acharia se Deus arranjasse alguém mais interessante do que para cuidar?

Thales Madeiro disse...

Em nossa igreja a Escola Bíblica foi transferida para o sábado a partir das 19h e a exploração da lição é compartilhada com toda a turma. Como resultado temos excelente frequência e participação da membresia em todas as turmas(infantil, junior e adulto) Glorifico a Deus pelo resultado que estamos alcançando.
Não sei qual a experiência do ir. Gabriel com a EBD, mas lamentei profundamente sua avaliação. Paz a todos

Unknown disse...

Copiei e colei na página da minha igreja no facebook.. mas pode ficar tranquilo que mencionei vc na postagem...https://www.facebook.com/jeovanissiaraguari?ref=tn_tnmn

Unknown disse...

Hugo Ferreira vc diz que o Gabriel " está com sintomas de crente carnal " mas você fala que uma igreja feita por mãos de homens é a casa de Deus ??. acho que é você que está com sintomas, mas sintomas de CRENTE BEM RELIGIOSO, primeiro Deus não abita em TEMPLOS FEITOS POR MÃOS HUMANAS -> Atos 7:48 e 17:24. E segundo a casa de Deus é o nosso coração, nós somos a IGREJA -> 1 Coríntios 3:16 e 17

Unknown disse...

Amamos a Deus, vamos à EBD!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only