quarta-feira, agosto 26, 2009

Tá dominado, tá tudo dominado!

Por Renato Vargens

Não são poucas as pessoas que ao perceber que as promessas de Deus estão demorando em cumprir-se em suas vidas são tomadas pela ilusão que o Senhor as deixou sozinhas. Na verdade, muitos desistem de seus sonhos, ideais e projetos por não conseguir dominar suas emoções e nem tampouco confiar na ação soberana do Senhor.

A Bíblia nos aponta um Deus que tem controle sobre todas as coisas. Nada foge ao seu domínio. Mesmo assim, somos tentados a achar que em determinados momentos o Senhor encontra-se distante das nossas crises e problemas. Isto porque, temos uma grande dificuldade de compreender os altos e baixos que a vida comumente nos impõe.

Na verdade, somos influenciados pela opinião de que, quando as coisas vão bem, Deus está conosco e que ao contrário disto, ele nos abandona deixando-nos sozinhos com os nossos problemas. Quando pensamos assim, ao sofrermos qualquer tipo de adversidade, quase que instantaneamente é comum sermos tomados pela sensação que ele nos desamparou deixando-nos impotentes frente aos problemas.

Ao enxergamos a vida por este prisma, somos impedidos de compreender a soberania de Deus na vida e na história. É Imprescindível que entendamos que em todos os instantes, quer sejam bons ou maus, o Senhor sempre se encontra presente.

Deus é o único que possui uma completa e ampla visão de toda nossa existência. Ele sabe qual o melhor caminho a tomarmos. Ele conhece nossa estrutura emocional além de conhecer o trajeto ideal para cada um de nós.

Certa vez ouvi uma estória muito interessante, que bem aplicada, pode trazer luz as nossas mentes quanto à soberania de Deus sobre a história de cada uma das nossas vidas.

“Há muitos e muitos anos na China um homem bem idoso recebeu de um viajante uma égua de presente. Imediatamente, os moradores daquele lugar emitiram ao velhinho a seguinte opinião: Você está louco! Já não tem dinheiro para sustentar sua família, de que maneira você poderá cuidar deste animal? O velhinho ouvindo atentamente os vizinhos, sabiamente respondeu: Pode ser que seja bom, pode ser seja ruim! O tempo passou e a égua fugiu. Contudo, alguns dias depois ela voltou com um outro cavalo em sua companhia. E os moradores do lugarejo emitiram a seguinte opinião: Que bom! Que maravilha! Até pouco tempo você não tinha nada e agora têm dois cavalos! Mais uma vez o velhinho replicou dizendo: pode ser que seja bom, pode ser que seja ruim! Este senhor tinha um filho jovem e bonito. O rapaz vendo a beleza do cavalo resolveu montá-lo, mas, num determinado momento de sua cavalgada, sofreu um terrível acidente, ficando paralítico. O populacho novamente murmurou dizendo: Está vendo, se você não tivesse aceitado a égua de presente, ela não teria fugido e, trazido este cavalo que inutilizou para sempre o seu filho. Mais uma vez o sábio chinês replicou: Pode ser que seja bom, pode ser que seja ruim! Alguns dias se passaram e uma guerra irrompeu naquela nação. O rei convocou todos que se encontravam com saúde para a batalha. Entretanto, o filho do velho Chinês não pôde ser convocado devido à paralisia que o acometera. Neste ínterim, mais uma vez o povo emitiu sua opinião: Que providência divina! Enquanto os nossos filhos morrem no campo de batalha o seu pela misericórdia de Deus sobrevive. E outra vez mais o Sábio chinês afirmou: Pode ser que seja bom, pode ser que seja ruim!”

Toda vez que descansamos no Senhor, confiando absolutamente no seu domínio e poder, somos tomados pela sensação de que a vida tem sentido e que os episódios do dia a dia estão, na verdade, inseridos em um grande plano de Deus. Na vida nada acontece por acaso, todas as coisas estão debaixo do domínio do Senhor.

Quando aprendemos a descansar no Senhor, conseguimos enxergar Cristo em nossos barcos existenciais. Isto significa dizer que ainda que nossas embarcações sejam sacudidas pelas ondas do mar e pelos fortes ventos das tempestades, mantemo-nos convictos de que na vida não existem acidentes. Por exemplo, é completamente possível que alguns de nós venha a morrer em um acidente qualquer, sem contudo que isso represente uma morte acidental. Isto porque, em Deus não existe a possibilidade de surpresas. Não nos é possível conceber a idéia de que alguma coisa tem o poder de sair do controle de suas mãos. Ele é o único com capacidade e competência para enxergar todas as fases da vida. Seja portanto tomado pela convicção, de que todas as coisas estão sob o controle daquele que criou os céus e a terra, e que nada, absolutamente nada, acontece ocasionalmente.

Pense nisso!

Renato Vargens
Anônimo disse...

Prezado Pastor

Que texto mais encorajador. Fui tocado. É isso aí! É essa paz que excede todo o entendimento que nos faz ficar aliviados em meio às atribulações, quando tudo parece desmoronar. Essa paz que não é ausência de conflitos nem de dissabores vem da segurança de que Deus está no controle do tempo das respostas. Que Deus continue lhe abençoando.

Joao Gomes

Eli Barbosa disse...

A paz amado

Olha muito esse texto,falou diretamente comigo...perdi minha irmã esse ano num acidente de avião,nos pegou de surpresa,estamos tentando prosseguir,mas eu sei que neste momentos mais dificeis Deus está nos amparando,nos cercando de cuidado,sei que estou sob Seu dominio.

Deus está sim no controle e nada Lhe pode escapar.

Abraços

Claudia Cabral disse...

Abençoador este texto. Divinamente inspirado.

Pr Renato, que o Senhor continue a abençoá-lo e a usá-lo para que o domínio e o poder que estão nas mãos DEle, e principalmente, a Sua salvação, sejam proclamados. Porque o mundo desesperado está, e as pessoas carecem do Deus que tudo ouve, tudo vê e está no domínio de todas as coisas.

Paz & Bem.

Dougllas Knnor disse...

excelente!!!

Fabiane Agapito disse...

Que texto inspirador. Parabéns Pr. Renato e que Deus continue abençoando a sua vida.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only