quarta-feira, junho 24, 2009

As Escrituras me bastam

Renato Vargens

Hoje eu conheci um pouco da história de vida de uma senhora cujo sonho era poder ler a Bíblia. Dona Edna, é deficiente visual, o que por razões óbvias encontra-se impossibilitada de ler do modo convencional as Sagradas Escrituras. Entretanto, há poucos meses ela teve seu desejo realizado, visto que ganhou de um parente uma Bíblia em braile. Sua sobrinha me contou que assim que recebeu o presente, Dona Edna chorou de alegria dizendo que finalmente o seu sonho tinha se realizado.

Caro leitor, que relato maravilhoso não é verdade? Esta senhora verdadeiramente ama a Palavra de Deus. Para ela, não existe nada mais precioso do que às Sagradas Escrituras. A luz deste relato fico a pensar nos inúmeros cristãos deste país que não valorizam a Bíblia, negligenciando seus ensinamentos em detrimento a profecias, profetadas e revelações espirituais.

Creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se devem ao fato de termos abandonado as Escrituras.Ora, não tenho a menor dúvida de que somente a Bíblia Sagrada é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; só ela é o árbitro de todas as controvérsias, como também a norma para todas as decisões de fé e vida. Soma-se a isso o fato de que para os cristãos a autoridade da Escritura é superior à da Igreja, da tradição, bem como das experiências místicas adquiridas pelos profetas e profetisas desta geração.

Isto posto, faço minhas as palavras do reformador alemão Martinho Lutero: "Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo oque preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir"

Soli Deo Gloria!

Renato vargens
Douglas Soares disse...

Graça e paz !!

Como que o sr trabalha a escrituras como suficiente e aomesmo tem usa de subterfurgios poéticos seculares para fundamentalizar seus escritos. aliás as escvrituras são realmente suficiente e bastam pra o sr? ou em cada momento age conforme a circunstancia?

Gilbert Raposo disse...

Como regra de fé e caminhada só as escrituras nos bastam, porém onde ficam os dons que nos é dado pelo SENHOR ?, ele nos usa como quiser ?
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

renato vargens disse...

Tudo aquilo que precisamos encontra-se na Bíblia. Qualquer sonho, visão, ou palavra que se contraponha aos ensinos das Escrituras Sagradas devem ser rejeitados. Os dons são para edificação do Corpo de Cristo e não manipulação religiosa. O problema é que as pessoas querem ouvir Deus de modo místico apontando assim para uma espiritualidade desprovida de compromisso com a Palavra de Deus.

Em tempo: Sou conteporanista, entretanto, não saio por aí procurando profetas mediucres na expectativa de ouvir o Senhor. Graças a Deus por que temos a Bíblia!

Meu Ministério disse...

Deus deu uns para apóstolos, outros para pastores outros para profeta etc... e você chama-os de mediócres, baseado em que? Na Bíblia?

renato vargens disse...

Prezada irmã,

O ministério apostolico cessou com a morte de Paulo.

Veja o que escrevi a respeito no lik abaixo:

http://renatovargens.blogspot.com/2009/04/algumas-igrejas-ditas-apostolicas.html

Renato Vargens

Douglas Soares disse...

Prezado pr, naum se esqueça tbms que eu posso lhe chamar de apostolo sem detrimento algum biblico!!

a raiz desta palavra permiti que seja "enviado de Deus", um missionário! ou não?

E porfavor responda esta pergunta e a primeira deste comentario tbm.

renato vargens disse...

Prezado Douglas,

Existe uma diferença substancial entre missionário e apostolo. Por acaso vc conhece algum apostolo que cumpra as credenciais apostolicas?

Abraços,

renato vargens disse...

Por favor leiam todos:

http://www.monergismo.com/textos/jcalvino/solascriptura_calvino.htm

Renato Vargens

renato vargens disse...

Mais Um texto para leitura:

http://www.monergismo.com/textos/cinco_solas/solascriptura_alderi.htm

Renato Vargens

Ene disse...

Em relação ao que diz Lutero digo eu o seguinte:"Fiz uma aliança com Deus:Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo oque preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir. Que Ele me mande visões, sonhos, anjos e tudo mais que as escrituras descrevem como dons e promessas divinas. "

Deus fala na bíblia sagrada que as profecias são para edificar, exortar e consolar.
Também não saio por aí a procura de misticismos e advinhações. Isso é abominável a Deus. Mas se Deus quizer falar pessoalmente com alguém quem impedirá. Em Isaías fala uma coisa interessante: "Acaso encurtou a mão do Senhor?"

O que precisamos é julgar as coisas que realmente vem de Deus. Concordo que se uma profecia for contra a palavra não vem de Deus. Mas nunca concordarei que Deus se calou.

Ene

Dougllas Knnor disse...

por isso que esses erros grotescos estam acontecendo , eles estam esquecendo da base para as nossas vidas ,que tem toda a ajuda que precisamos para nossa jornada na terra!!! e ficam inventando "modas" por puro mercantilismo ou falta de teologia!

Anônimo disse...

Pr. Renato:
Da próxima vez em que falar da dificuldade das pessoas lerem a Bíblia por deficiência visual, por que não recomendar os CDs da Bíblia FIEL (na voz de Cid Moreira) ou da Bíblia Revista e Corrigida?
Eu mesma, que passo o dia no computador e à noite estou com os olhos ressecados, ardendo de cansaço visual, uso este método. Ouço uma hora de Bíblia antes de dormir e estou de tal modo condicionada que se não escutar pelo menos uma hora, não consigo adormecer.
Curioso é que o mesmo acontecia, há uns 30 anos, quando eu me esquecia de tomar a pílula...
Shakespeare disse que "o hábito é a segunda natureza" e isto é pura verdade.
Boa noite.
Mary

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only