sexta-feira, dezembro 05, 2008

Lugar de esperar o trem é na estação.

Renato Vargens

Muita gente chega atrasada aos seus compromissos por sair de casa fora de tempo. Na verdade, o cidadão brasileiro tem o péssimo costume de chegar atrasado aos seus compromissos, o que me deixa absolutamente aborrecido. Se não bastasse isso, acrescenta-se o fato de que ao chegarem atrasadas aos seus encontros, tais pessoas com a "cara mais lavada" possível, apresentam as mais esfarrapadas desculpas:

- O trânsito estava horrível...

- Voltei para apanhar um papel que achei que seria do seu interesse...

- Meu relógio parou...

- O pneu do carro furou...

- O telefone tocou na hora em que estava saindo de casa...

Ora, todos sabemos que o trânsito é ruim e que imprevistos podem acontecer, no entanto, não é possível fazermos de tais desculpas, álibis a nossa falta de compromisso e respeito para com a nossa agenda. Já percebi que boa parte daqueles que de vez em quando chegam atrasados em seus compromissos, são os que SEMPRE possuem esdrúxulas desculpas por não cumprirem o horário. Para piorar as coisas, em muitas igrejas aonde tenho pregado o santo evangelho de Deus, tenho testemunhado de que os cultos nunca começam no horário marcado, isto porque, o povo nunca chega na hora estabelecida.

Caro leitor, como diziam os antigos, o melhor lugar para se esperar o trem é na estação. o cidadão que desenvolve o hábito da impontualidade, mostra com todas as letras a sua incapacidade de gerir o tempo e a vida, além obviamente de proporcionar uma péssima imagem a aqueles aos quais se relaciona.

A pontualidade pode definir muito da personalidade de uma pessoa. Se você costuma se atrasar, não só para compromissos, mas nos prazos que costuma firmar, sinal que há algo de errado. A impontualidade aponta para um singelo desvio de caráter. Será que você está vivendo sem um planejamento adequado? Desculpas como as mencionadas acima, já não colam mais e ainda pegam muito mal.

Luís XVIII, rei de França, proclamou certa vez que a pontualidade é a polidez dos reis. – na verdade, pontualidade é um dever de todos: de nobres e plebeus, de súditos e soberanos. Já o imperador brasileiro Pedro II, valorizava tanto os seus compromissos que jamais chegou atrasado a qualquer encontro.

Querido amigo é indispensável que entendamos que as nações desenvolvidas, aprenderam que priorizar a agenda e respeitar horários e compromissos, contribui para o crescimento e desenvolvimento de todo um país. Em contra-partida, pessoas impontuais e descompromissadas com a agenda assinam de forma veemente um atestado de incompetência e irresponsabilidade.

E você? De que forma você tem lidado com o seu tempo?

Renato Vargens

Anônimo disse...

Vemos no trânsito do dia a dia motoristas que provavelmente passaram da hora e veem cortando carros pela direita o que o código de trânsito puni, falo sempre que estou no país errado pois para mim compromisso firmado tem ser honrado em respeito ao outro, mas o brasileiro não é assim infelizmente um povo que vive de festas no seu cotidiano.

Anônimo disse...

A morte do calheirismo é prometer e não cumprir".
O meu pai nunca "perdoou" os atrasados, no bom sentido.
Fica desacreditado comigo aqueles que prometem e não cumprem.
O Sabastião Neri, cronista politico, escreveu um vez a respeito de um certo candidato:
"Niguém dá mais do que ele promete"
Pode haver motivos de força maior: o cidadão morreu subtamente... Veio um temporal, destruiu a passagem ( ponte) ai está desculpado. Ainda meu pai: "pode chover canivete, se DEUS quiser estarei aí, na hora aprasada".
Esperar na cama que é lugar quente. Para dano meu, em 67 anos, que eu me lembre, nunca deixei ninguém esperando. Nem no telefone...
Abraços.
Pastor Abel Pereira de Oliveira.

Anônimo disse...

Pr. Renato:
Muito bom.
Um dos raros defeitos que não tenho é a impontualidade.
Sou britanicamente pontual em tudo que faço. Hoje, por exemplo, fui pagar no Bradesco os Condomínios de dois apês que tenho. A menina da caixa fez uma brincadeira: "Mary, você está atrasada no pagamento dos condomínios, hem? Sempre paga dia 3 e hoje é dia 5."
Isso porque o vencimento dos condomínios é dia 10, mas eu costumo
pagar todas as contas uma semana de antecedência. Daí a piada.
Louvo a Deus por ser assim, pois foi Ele quem me fez com esse espírito de responsabilidade, tendo me colocado nas mãos de pais igualmente responsáveis e de um marido alemão quase fanático em matéria de pontualidade.
Abraço
Mary

Anônimo disse...

Prezado,
Graça e Paz!
Excelente texto, pois a impontualidade é um asunto que de tão banal não é mais discutido - raramente alguém exorta os outros em relação a compromissos na hora correta de tão comum que já se tornou o hábito do atraso!
Que o Senhor continue te usando nas mãos dELE!
Bruna França

http://www.achadosnolixo.blogspot.com

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only