quarta-feira, julho 10, 2013

Uma curta biografia de João Calvino, por John Piper

Hoje comemora-se 504 anos do nascimento daquele que foi um dos teólogos mais brilhantes de todos os tempos. 

João Calvino, nasceu em Noyon, França, em 10 de Julho de 1509. Aos 14 anos foi estudar em Paris preparando-se para entrar na universidade. Estudou gramática, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. Em 1523 foi estudar no famoso Colégio Montaigu. Em 1528, com 19 anos, iniciou seus estudos em Direito e, depois, em Literatura. Em 1532 escreveu seu primeiro livro, um comentário à obra De Clementia de Sêneca. Em 1533, na reabertura da Universidade de Paris, escreveu um discurso atacando a teologia dos escolásticos e foi perseguido. Possivelmente foi neste período 1533-34 que Calvino foi convertido pelo Senhor, por influência de seu primo Robert Olivétan. Em 1536, a caminho de Estrasburgo, encontrou uma estrada obstruída, o que o fez passar a noite em Genebra. Como sua fama já o precedia, Farel o encontrou e o convenceu a permanecer em Genebra para implantarem a Reforma Protestante naquela cidade. Começou a escrever a obra magna da Reforma – As Institutas da Religião Cristã. Em 1538 foi expulso de Genebra e viajou para Estrasburgo, onde trabalhou como pastor e professor. Casou-se com uma viúva anabatista chamada Idelette de Bure. Em 1541 foi convidado a voltar a Genebra. Em 1559 escreveu a edição final das Institutas e, no decorrer de seus poucos anos de vida, escreveu tratados, centenas de cartas, e comentários sobre quase todos os livros da Bíblia.

Em 27 de Maio de 1564, com 55 anos de idade, foi ao encontro do Senhor. O grande Teológo da Reforma, usado por Deus, influenciou o mundo com seus escritos. Sua piedade e dedicação ao estudo da Palavra são inspiradores

Veja abaixo um pequeno vídeo onde John Piper fala sobre o João Calvino:




Texto extraído do Teologia Calvinista
Alex Barbosa disse...

Deus seja louvado pelo testemunho de homens como Calvino, por exemplo. Lembro-me de quando comecei a questionar muitas coisas, o "evangelho que não fazia sentido algum pra mim, pregações que nada tinham a ver com as Escrituras, enfim, ouvi o nome do reformador e fui pesquisar. Ah como foi lindo conhecer homens que davam tanto valor a exposição da Palavra, meus olhos ficavam cheios de lágrimas, cada vez mais eu queria ter mais e mais livros desse piedosos reformadores.
Deus tenha misericórdia de nós, nos use para sua glória!
Soli Deo Gloria
http://despertarhoje.blogspot.com.br/

Samuel Montrezzol disse...

OLá!!!Tenho muitas dúvidas a respeito de Calvino e gostaria que alguém me esclarecesse,pois em praticamente todos os livros de histórias estão escritos diversas difamações ao nome de Calvino!!!

1)è verdade que Calvino consentiu no assassinato do médico Miguel Serveto pelos protestantes de genebra assim como no de muitas outras pessoas por "crimes religiosos"(e como algum servo de Deus faria isso?)?

2)Calvino dizia que uma das maneiras de se saber que é salvo é pelas riquezas que as pessoas têm(vários professores de história,pelo menos,me falaram isso),Max Weber estava certo em dizer que Calvino foi o pai do capitalismo?

Gostaria que me respondessem pois estas dúvidas estão me levando a diversas reflexões na minha teologia

Daniel Deusdete Araújo Barreto disse...

504 anos que em dias teremos 184.086 dias. A Palavra que ele tanto amou e pregou nos ensina a contarmos os nossos dias a fim de que alcancemos corações sábios - Sl 90:12. Parabéns Pr. Renato pela objetividade e precisão cirúrgica de seu post edificante do dia de hoje. Meu desejo hoje se renovou ainda mais para também fazer da pregação o trabalho central de minha vida. A Deus toda a glória! http://www.jamaisdesista.com.br

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only