sábado, maio 19, 2012

Ricardo Gondim e Jung Mo Sung afirmam que a salvação não é excusividade do Cristianismo

Por Renato Vargens

Volta e meia eu ouço alguém perguntar: "Por que eu preciso ser salvo?" Aliás, dizem eles: "Ser salvo de que?"

Caro leitor, salvação é o principal assunto da Bíblia. Do Gênesis ao Apocalipse as Escrituras apontam para a salvador da humanidade. Alias, nosso Senhor quando foi concebido no ventre de Maria, foi anunciado como Salvador.

Mais salvos de quê? 

R.C. Sproul escreveu o seguinte no livro "Verdades essenciais da fé cristã", publicado pela Editora Cultura cristã:

"O significado bíblico de salvação é amplo e variado. Em sua forma mais simples, o verbo salvar significa "ser resgatado de uma situação perigosa ou ameaçadora." Quando Israel escapava das derrotas nas mãos de seus inimigos em batalhas, dizia-se que fora salvo. Quando as pessoas se recuperam de uma enfermidade grave, experimentam salvação. Quando a colheita é poupada das pragas e das secas, o resultado se chama salvação.Usamos a palavra salvação de maneira semelhante. Dizemos que um boxeador foi "salvo pelo gongo" se o assalto termina antes que o juiz possa fazer a contagem que determina o nocaute. Salvação significa ser resgatado de alguma calamidade. Entretanto, a Bíblia também usa o termo salvação num sentido específico para referir-se à nossa redenção suprema do pecado e à nossa reconciliação com Deus. Neste sentido, somos salvos da pior de todas as calamidades – o juízo de Deus. A salvação suprema é concretizada por Cristo, o qual "nos livra da ira vindoura" (I Ts. 1.10).

A Bíblia anuncia claramente que haverá um dia de julgamento quando todos os seres humanos prestarão contas diante do tribunal de Deus. Para muitos, este "dia do Senhor" será um dia de trevas, sem luz alguma. Será o holocausto supremo, a hora mais triste, a pior calamidade da história da humanidade. Salvação suprema significa ser poupado da ira divina que certamente virá sobre o mundo. Esta é a operação de resgate que Cristo realiza por seu povo como seu Salvador." 

Prezado amigo, lamentavelmente o video abaixo relativiza  um dos principais assuntos das Escrituras. Ao contrário de Gondim que considera o tema medieval, acredito que a  salvação é um tema extremamente atual. Acredito também, por intermédio das Escrituras que a salvação vem por Jesus, através de Jesus e mediante Jesus e que não se é possivel ser salvo, fora de Cristo, portanto, o budismo, o espiritismo, e qualquer outro ismo  não possuem poder para redimir o homem de seus delitos e pecados.

Isto, posto, afirmo sem sombra de dúvidas de que é indispensável entendermos que a única forma de sermos salvos é depositando nossa fé em Cristo Jesus e que as religiões ou filosofias não podem salvar ninguém, e que sem o sacrifício de Cristo o homem estará condenado a morte Eterna.

Caro amigo, vale ressaltar que do ponto de vista bíblico salvação é muito mais do que vida abundante, salvação é receber o perdão por intermédio de Cristo, o qual nos fez livres do sofrimento eterno.

É o que a Bíblia diz, e é o que creio!

Renato Vargens

@DricoSombra disse...

Acompanho sempre o teu blog e admiro sua postura em muitos artigos, inclusive me inspiram. Mas é uma pena que o teu artigo tenha sido tendencioso em criticar negativamente os professores citados já no título do artigo (pelo menos foi minha impressão, perdoe-me pelo excesso). Li todo o teu artigo e depois vi o vídeo. Em poucas palavras os caras sintetizaram a mensagem do evangelho de forma clara e objetiva, com muita coerência e afirmação da fé. Recebi tais palavras como Palavras de Vida. Abço.

Cristao Peregrino disse...

Gondim, caiu de vez...
tá ceguinho coitado! e surdo tambem

Renato Vargens disse...

@dricosombra,

Primeiramente eu tratei de ideias, sem promover qualquer tipo de ofensa "Ad Hominen" tanto a Gondim, como a Sung.

Discordo da sua afirmação, como também da doutrina crida por eles. Salvação não é isso, e isso meu caro, a bíblia é muito clara.

Abraços,

Renato Vargens

Juan de Paula disse...

O pressuposto dos entrevistados esta claro! Negaram a singularidade de Jesus como único caminho para a salvação e a doutrina das penas eternas.

Não há pressupor a Biblia como revelação e não acreditar no que ela diz.

Não há como ver isso como o Evangelho revelado na Biblia.

Francisco Mário disse...

Ricardo Gondim já jogou a toalha às ideologias desse mundo há muito tempo. Ele vem com uma capa de erudição e não sabe que se torna cada vez mais néscio em seu pensar e crença.

Podem prestar atenção: tudo que esse senhor não concorda afirma que é "medieval". Mesmo estando de uma forma bem clara nos Evangelhos e nas epístolas que a salvação vem somente através de Jesus Cristo e é espiritual.

Luciana Figueiredo disse...

Apostasia atual = teologia liberal, da properidade, da libertação, do modernismo social cristão marxista. Todos tem características atraentes, inclusivas e carismáticas com motivações de libertar e restaurar a massa oprimida da sociedade. Voltemos ao Evangelho.

Ricardo Gondim despencou feio na teologia dele.Examinais as Escrituras pq julgais ter nela a vida eterna. Voltemos ao Evangelho.

Anônimo disse...

Fico muito triste em ver a que ponto chegou Ricardo Gondim.

A mensagem de salvação do Evangelho está sendo totalmente distorcida neste vídeo. Como seremos salvos da ira vindoura?

"Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue (de Cristo), seremos por ele salvos da ira." Rm 5:9

Petrônio.

Anônimo disse...

voces estao esquecendo o cerne da questão. a filosofia em torno do cristianismo é justamente a da noção de um Deus idealizador de um sistema de punição em que o réu principal é justamente o cético, o descrente, quem ousa duvidar, baseado nas evidencias (ou ausencia delas). Não fosse a idealização desse sistema, nao haveria necessidade de livrar pessoas da danação eterna. Já se o objetivo era a salvação e o perdão dos pecados, nao poderia simplesmente ter perdoado? Mas nao, a sapiencia magnânima inefável decidiu que para isso ainda precisaria morrer mais alguem, seu filho, puro e inocente. Em que livro, em que situação social voce aceitaria um justo pegando pelo pecador? Só na biblia. Plano divino é mais uma morte, para que reinasse um conceito nao-verificável nem comprovavel que agora temos vida em abundancia e estamos salvos. è a filosofia da ausencia de livre arbitrio que condena pessoas boas pelo simples fato de duvidarem.

lucas.couto@terra.com.br

Xavier Campos Joaquim disse...

Paz do Senhor pastor,
estou achando que o Gondim está perecendo o movimento LGBT.Ele só fala besteiras para criar polémicas! #prontofalei. Desculpe.
Mas o seu artigo está certíssíssimo!
Até ja publiquei alguns trechos no facebook: https://www.facebook.com/pregai
Tens sido benção para minha vida! Avante pastor!

Anônimo disse...

Resumindo:
Ricardo G. – A bíblia foi inspirada por Deus de fato é a vontade de Deus, mas não devemos crer nela inteira, pois nela há muito conteúdo de ficção e mitológico. Devemos reformular a Bíblia, tirar as ficções! (Pastor tornar o evangelho erudito demais está dando um nó na sua cabeça! Salvação Desgastada... rs )
Jung M – A minha fé me mostra que Todos os caminhos levam a Deus! Seremos salvos por ‘Filosofias socialmente corretas’ e não por meio de Cristo. (Pastor seu caso é serio, aceite a Jesus e confesse ele como único salvador, o senhor tem pensamentos de um incrédulo que nunca entrou na igreja)

Anônimo disse...

Resumindo:
Ricardo G. – A bíblia foi inspirada por Deus de fato é a vontade de Deus, mas não devemos crer nela inteira, pois nela há muito conteúdo de ficção e mitológico. Devemos reformular a Bíblia, tirar as ficções! (Pastor tornar o evangelho erudito demais está dando um nó na sua cabeça! Salvação Desgastada... rs )
Jung M – A minha fé me mostra que Todos os caminhos levam a Deus! Seremos salvos por ‘Filosofias socialmente corretas’ e não por meio de Cristo. (Pastor seu caso é serio, aceite a Jesus e confesse ele como único salvador, o senhor tem pensamentos de um incrédulo que nunca entrou na igreja)

Anônimo disse...

Amados pastores o que quer dizer então este versículo?
Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."
Como pessoas de outras religiões ou filosofia obterão a salvação que se eles não crerem?
Os padrões de santidade estabelecidos por Deus encontram se na Bíblia e eles não seguem porque creem na Bíblia
A salvação não é projeto Único de Deus em Cristo Jesus ?
Perdoe minha ignorância
RobsonParma

atitudcrist disse...

só escrevo uma coisa:
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. at 4;12

Anônimo disse...

Graça e paz, pastor Renato Vargens.

Acerca da salvação somente através de Jesus Cristo, a bíblia nos diz claramente que:

"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4:11-12)

Obs.: Penso que o Ricardo Godim está tão universalista, que suas concepções me levam a questionar e pensar: Será que ele é maçôn? Já conversei sobre a salvação com alguns maçôns, e eles tinham a mesma concepção que o Ricardo Godim e Jung Mo.

Anônimo disse...

não entendi, tudo o que o Gondin falou foi o que vc falou, ele não falou que a salvação esta en outras religiões, e sim em Cristo, igual e da mesma forma que vc se pronunciou, quando ele dfalou que a salvação não estava no cristianismo, ele se referia a religião, mais afirmou que a salvação e somente mediante a Cristo

Fábio disse...

Uma coisa precisa ficar claro; Quem salva é só Jesus. Nem o cristianismo e nem a Bíblia pode salvar alguém. Logo, há sim salvação fora do Cristianismo e até pra quem nunca leu a Bíblia. Sei que isso é um absurdo para os fundamentalistas, mas é a pura realidade. Não existe uma citação na Bíblia onde diz que a religião cristã ou mesmo a Bíblia possa salvar alguém. Pelo contrário, ela dá testemunho do Salvador. Portanto, não sei pq vcs estão malhando o Gondim e o Jung. Sinceramente este não é um comportamento cristão, mas religioso, tipo aquel fariseu dos tempos de Jesus. Que pena.

Thiago e Teresa disse...

Olá pastor Renato a Paz!!

Afirmações contraditórias essas. Qual seria uma outra forma de pregarmos a salvação? Então vamos mudar os conceitos Bíblicos por filosofias ecumênicas? Céu e inferno são historias pra assustar o povo, acaso não existe?

Quem, além de Jesus pode Salvar?

Esse Gondim ta cada dia mais alienado!!

Moisés C. Bezerril disse...

De fato, o que está acontecendo com o Gondim é mais um fruto do movimento pentecostal. Todo pentecostal tem tendências ao liberalismo teológico, porque os pentecostais não são confessionais, não têm limites, nem cercas. A qualquer momento eles dão crias a heresias. Veja a quantidade de heresias e igrejas apóstatas hoje no Brasil que vieram do pentecostalismo! Ricardo Gondim é só mais uma cria.

mente cristã disse...

sou cristão graças a Deus e prego o evangelho e sempre a necessidade de salvação, porém eu entendo que eles estao falando do cristianismo e não de cristo, na minha mente consigo separar uma coisa da outra, até ai não vejo nada dimais falarem isso.

mente cristã disse...

O cristianismo é ismo também, pelo que eu vejo é que a salvação não existe obviamente fora de Jesus, mas também não é pelo cristianismo, cristianismo é só um movimento histórico no meu modo de ver..

Marcos O Rocha disse...

Buscando sabedoria demais, uma que nem mesmo eles sabem compreender, lançado sobre fundamentos que eles mesmo colocaram, se fizeram loucos. A Palavra, Cristo Jesus, permanecerá para sempre. Tudo isso passa, como folha queimada, levada pelo vento da insensatez humana.

favourite category

...
test section describtion

Whatsapp Button works on Mobile Device only