quarta-feira, março 28, 2012

Resposta ao "apóstolo" Terra Nova sobre prosperidade.

Por Renato Vargens

Prezado Terra Nova,

Acabei de assistir um vídeo (veja baixo) onde o senhor ensinou que a prosperidade se dá exclusivamente pelo fato do individuo ser generoso financeiramente. Além disso, o senhor também afirmou que quanto mais os líderes e pastores forem prósperos, mais prósperos se tornarão os membros da igreja. O senhor disse também que se o líder espiritual for abençoado em suas finanças, toda a igreja será, e para justificar suas premissas o senhor usou o exemplo de Israel.

Caro Renê, lamento lhe informar, mais suas doutrinas estão absolutamente equivocadas. Em primeiro lugar é preciso que você entenda que do ponto de vista bíblico a prosperidade não se dá mediante o toma-lá-dá-cá pregado pelo senhor. Deus não se submete a trocas mesquinhas como as propostas pela teologia da prosperidade. Na verdade, as Escrituras nos ensinam que a prosperidade é fruto do trabalho. O reformador francês João Calvino acreditava que o homem possuía a responsabilidade de cumprir a sua vocação através do trabalho. Na visão de Calvino, não existe lugar para ociosidade em nossas agendas. E ao afirmar isto, o reformador francês, não estava a nos dizer de que homem deva ser um ativista, ou até mesmo um tipo de worhaholic. Na verdade, Calvino acreditava que a prosperidade era possível desde que fosse consequência direta do trabalho.

Prezado Renê, pelo que percebo o senhor advoga a causa de que a prosperidade e as riquezas são caracteristicas inquestionáveis àqueles que seguem a Cristo. Pois é, talvez para o Senhor o fato do cristão não experimentar prosperidade em sua vida aponta de forma exclusiva para a ausência da bênção de Deus.

Pois é, fico a pensar como seria se Pedro, Paulo e Tiago e os demais apóstolos vivessem entre os apóstolos do século XXI. Possivelmente seriam estigmatizados, desqualificados e repudiados por sua incapacidade em realizar ou decretar atos sobrenaturais de fé, como também confrontados pelos profetas da confissão positiva pelo fato de terem fracassado financeiramente.

Renê, por favor, pare, pense e responda: Por acaso eram os apóstolos ricos? Possuíam eles as riquezas deste mundo? Advogaram o ensino de que todo discipulo de Cristo deve ser rico? Ora, se fosse realmente verdade o que ouvimos e lemos dos bispos, apóstolos, e mercadores da fé que Deus quer que os seus filhos tenham sucesso e riquezas, então porque Ele não fez que Jesus nascesse numa família extremamente rica? Porque então Ele não escolheu doze apóstolos milionários, ou pelo menos não lhes conferiu riquezas? Não seria muito mais fácil conquistar o mundo assim?

Caro Terra Nova, me desculpe discordar, mas, penso muito diferente de você, acredito profundamente que se quisermos que nossas familias experimente prosperidade torna-se ncessário que invistamos em pelo menos dois aspectos:

1- Aumento de escolaridade.

Uma das principais marcas de um povo desenvolvido é educação. Infelizmente por fatores diversos, milhões de pessoas em nosso país vivem a margem da sociedade simplesmente pelo fato de terem abandoram a escola. Tenho plena convicção que ao voltar a sala de aula o crente será abençoado por Deus dando-lhe assim novas ferramentas que o ajudarão a experimentar a tão sonhada prosperidade.

2- Melhor qualificação profissional.

Prosperidade se dá mediante o trabalho. Invista na sua profissão. Faça cursos, participe de simpósios, leia muito e aprenda com quem sabe. Nesta perspectiva, seja o melhor sapateiro, eletricista, pedreiro, médico, dentista, advogado, professor e experimente das bênçãos do Senhor.

Renê, tenho plena convicção que se desejarmos construir um país decente e sério, necessitamos romper com alguns paradigmas que nos cercam. Nações bem sucedidas são aquelas que se empenham na construção de valores e conceitos como honestidade, equidade, ética e retidão.

Infelizmente no país do gospel e do decreto espiritual apóstolico, o trabalho nem sempre é visto com bons olhos, até porque nesta perspectiva neo pentecostal, o trabalho foi feito para gente miserável e desqualificada que precisa sobreviver.

Isto posto, afirmo que o tempo de mudarmos nossos conceitos e valores é esse, além é claro de semear no coração do crente em Jesus , a idéia de que o trabalho é reflexo de uma grande bênção divina, a qual deve ser valorizado e dignificado.

Renato Vargens



André Fernandes disse...

Caro Pr. Renato,
É lamentável como a teologia da prosperidade tem ganhado terreno aqui no Brasil, e é mais triste ainda que muitos pastores conservadores se calem diante desse ensino macabro. Pastor, desde já peço por suas orações, pois por motivo de consciência para com Deus estou sem ministério, e tenho plena convicção do meu chamado. Forte abraço em Cristo, Pr. André Fernandes.

Música, Ciência e Teologia disse...

Pr Renato, será que essa resposta chegará para o Terra Nova?

Para mim, que acompanho seu blog e partilho das mesmas ideias, está claro. Mas e para aqueles que seguem o tal "apóstolo"?

Até mais, Marcos.

Renato Vargens disse...

Marcos, o texto foi encaminhado para o twitter dele.

Abraços,

Renato vargens

Adilson Marcos disse...

muito bom pr.. outro dia estava conversando com uma irmã que frequenta uma dessa igrejas e percebi que ela ficou decepcionada quando eu falei que estava pagando umas dividas adquiridas quando eu vivia de maneira irresponsavel e sem sabedoria que provem do Senhor.. pra ela aquilo foi absurdo. entao eu pensei, será que ela queria que eu me esforcasse pra não pagar ou é inadimissivel que um crente tenha dificuldades financeiras... abraço

MARIO CESAR DE ABREU disse...

A PAZ DO SENHOR AMADO PASTOR RENATO!!

ESTE "INDIVÍDUO" NÃO ENTENDI NADA DE NADA. ALÉM DE HERESIAS ELE AINDA É UMA PESSOA CONFUSA EM SUAS DECLARAÇÕES.

LEMBREI QUE CALVINO DIZIA QUE "A PROSPERIDADE ESTÁ LIGADA AO TRABALHO",COISA QUE ESTE HOMEM E OUTROS QUE NÓS VEMOS NA MÍDIA DESCONHECEM.

EM CRISTO,

MARIO CESAR

Anônimo disse...

Renê Terranova, Silas Malafaia, Edir Macedo, Marco Feliciano,Estebam Hernandes, R.R. Soares, Valdemiro são verdadeiros promotores do "CULTO À PROSPERIDADE". Onde, o que importa é a vitória. Parece que o lema deles è: "É só vitória, e o resto é história!".
Lamentável a crise espiritual em que os evangélicos brasileiros se encontram, e ainda dizem que está havendo um grande avivamento no Brasil. Onde?

Anônimo disse...

É muita canalhice. E ainda promove até a caravana dele à Israel, com sugestionamento e lavagem cerebral. O povo interessado/interesseiro vai ao delírio com o show bizarro. É triste. Isso é uma vergonha.

Anônimo disse...

Caro pastor Renato, paz! Realmente é repugnante este tipo de teologia. Recentemente, eu e meu esposo passamos por alguns problemas como desemprego, perda de bens e ainda tivemos que ouvir uma repreensão direta do altar de que a "culpa" por todos os infortúnios era nossa. Lamentável.
Quero realmente crer que estes ditos "pastores" terão o que merecem.
Abraços,

Anônimo disse...

Esqueci-me de identificar no comentário anterior, meu nome é Claudia Dornellas, moro em Betim - MG

Téte disse...

Resposta abençoada por Deus!
Está na hora do povo de Deus retirar as escamas espirituais que cegam seus olhos, e lerem a verdade que liberta!
O tal apóstolo, deveria se envergonhar de pregar um falso Evangelho.Ou melhor: todos que pregam o Evangelho da prosperidade, deveriam olhar para Jesus e se envergonhar do que pregam!
Que o poder de Deus, nos ajude a olhar para o sacrifício de Jesus, e nos libertar dos lobos em pele de cordeiro!
Deus te abençoe pela sabedoria.
Ivonete Portugal

klebersantos disse...

A Paz do Senhor Pr. Renato!
Olha pastor,sinceramente,eu não sei nem o que falar desse camarada.
isso que ele está pregando é fichinha,coisa eu assisti (via net)em um dos seus congressos em Porto Seguro(Ba),no ano que veio o homem mais sabío do mundo Mike Murdock,quando ele pediu para todos ofertarem pra compra do seu JATO (avião),foi uma multidão levar no altar uma oferta de 10.ooo.oo mli reais.

No Blog dele René tem o seu avião da visão.
O interessante é que esse tipo de gente têm pessoas para o seguirem.

lamentavelmente
Em Cristo Jesus
kleber santos

betoantero disse...

Texto muito bom, bem fundamentado, mas não preciso ver o video? não suporto ouvir canalhas como este.

Cris Ferreira disse...

Pr. Renato, excelente resposta.
A única observação que eu faço é em relação ao desejo das pessoas de ter prosperidade sem trabalhar. Acredito que isso seja cultural no Brasil em geral, não só nas igrejas que pregam a teologia da prosperidade. É só ver como ganhar na loteria tem um apelo tão grande aqui, incomum em países onde o trabalho é mais dignificado. Por isso essa teologia é tão atrativa em nosso país.
Eu fico muito triste ao ver multidões aceitando essa heresia. O que vai acontecer quando eles perceberem que isso não existe? Que não é assim que as coisas funcionam? (Pois é só uma questão de tempo.) Provavelmente vão descontar em Deus, atribuindo a Ele o não cumprimento de Sua parte na barganha, ao invés de responsabilizar os pregadores desta falsa teologia.
Oremos para que os demais pastores e líderes que pregam o verdadeiro Evangelho tenham cada vez mais força e presença nas várias mídias populares para que a verdadeira Palavra chegue a estas pessoas, para que elas possam conhecer o verdadeiro Deus.

pr vanderlande disse...

lamentável amigo eu entendo é que homens que se dizem ser de Deus troquem as escrituras por discursos distantes da fé e da palavra de Deus,confundindo o cristianismo com argumentos filosóficos e sociológicos como a soloção para o mundo,saiba que pela pobreza de cristo fomos enriquecidos,claro que isso não e'um estímulo a ociosidade mas a fé que unida as obras faz toda a diferença.
voçê sabia que se os recursos do mundo hoje fossem dividos em partes iguais todo mundo ficaria pobre?então filho o mundo precisa de estímulos para crê e não somente para o trabalho,seja crstão autentico,paz varão!
pr vanderlande
vander144@yahoo.com.br

Leonardo disse...

Tenho um sentimento unico quando vejo alguem vindo da parte do New Land: NOJO

Ministério Som do Shofar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cacau Siqueira disse...

Orar seria a melhor opção ao invés de falar da vida do outro ouço um hino tão antigo que fala que crente tem é que orar!!! o que percebo é que é crente falando de crente o tempo todo, que coisa feia, não sei o que entristece mais o coração de Deus se é as falas sobre as prosperidade ou se é irmão falando de irmão, e PARTE ORAI UNS ELOS OUTROS? amai o teu próximo como a ti mesmo??? será que as pessoas acreditam mesmo no poder da oração??? Triste lamentável, o dia da vinda de Jesus será um dia de muita surpresa vai ter neguinho dizendo eu não acredito que esse ai subiu e eu fiquei!!! perdoa pai pq não sabem o que falam!!!

andre ivo de souza disse...

Ola meu nome e andre ivo de souza se meu pai e dono do ouro e da prata porque tenho que nao viver bem prosperidade vem mediante estudo ninguém tem um bom emprego se nao tem estudo ninguem tem cargo publico mais vereador, prefeito, deputado , presidente nao precisa de estudo sim de votos medico, engenheiro ,professor, e outros sim se ganham bem porque estudaram isso nao tem nada a ver com prosperidade sim com estudo Deus mesmo fala sobre isto entao fala sobre o versículo Malaquias 3,10 entao Deus esta brincado com seu povo sou membro da igreja ministerio internacional da santidade meu apostolo prega com base biblica o que falta aos pastores de hoje e conhecimento no que pregam e falam meu apostolo se preocupa com almas e a prosperidade vem mediante sua fidelidade com Deus pois ele mesmo diz fazei prova de mim LEMBRE-SE O PAI PREFERE O FILHO QUE PREFERE O PAI E ASSIM E NOSSO DEUS hoje sou um homem melhor porque onde estou me ensinou a ter caráter e quando dou dizimo e ofertas dou com o coraçao aberto nao fazendo troca com Deus mais sim por sei que ele e fiel para cumprir em minha vida toda as suas promessas louvo a Deus por esta frequentando a igreja da santidade com o apostolo marcio andre la aprendi ser um verdadeiro adorador enquanto voces de bate sobre este assunto tem milhares de pessoas indo pro inferno gaste seu tempo e força para ganhar mais almas nao debatendo o que outros fazem o tempo que gastou para falar sobre este assunto poderia gasta para publicar um apelo para a salvação para os perdido pense nisto meu amado fique em paz meu querido

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only