terça-feira, maio 17, 2011

Você gosta de igreja calminha ou agitada?

Por Renato Vargens

Foi exatamente isso que uma irmã em Cristo ouviu de uma outra pessoa. 

Pois é, por acaso você já se deu conta que algumas pessoas acreditam que a igreja é um tipo de clube onde  se pode escolher o que mais lhe agrada?

Há pouco fiquei sabendo que na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aproximadamente 600 mim pessoas trocam de igreja a cada a seis meses, isto porque, foram tomados pela convicção que a igreja que até então congregavam era fraca e sem poder.

Caro leitor, assusta-me o fato de saber que inúmeros cristãos mudem de igreja com tanta facilidade. Talvez isso se deva ao pluralismo eclesiástico de nosso tempo, onde se é possível encontrar uma variedade enorme de igrejas que anunciam o evangelho de Cristo segundo o gosto do freguês. Isto se vê nitidamente nas pregações temáticas com palestras para empresários, endividados, adoecidos na alma, escravizados e etc. 

Infelizmente Já vi casos de irmãos que com menos de 05 anos de caminhada cristã já passaram pelo menos por cinco igrejas. O interessante é que boa parte destes crentes migradores, ao chegarem a sua nova comunidade o fazem cheios de murmurações e reclamações quanto às comunidades passadas. No entanto, bastam alguns poucos meses de relacionamento com seus novos irmãos, para descobrirem de que essa igreja não é tão ungida quanto se pensava, e que a igreja do lado tem mais propostas a oferecer do que todas as outras que já passou.

Os que se comportam desta forma justificam suas saídas para uma nova igreja usando desculpas das mais estapafúrdias possíveis. Para estes, o problema é sempre dos outros, além obviamente de justificar seu afastamento afirmando que o pastor é fraco, que a palavra não é ungida, que o louvor não tem poder e que os crentes são falsos e cheios de pecados.

Prezado amigo,  vamos combinar uma coisa? Ainda que saibamos que algumas migrações eclesiásticas são absolutamente legitimas, temos que convir que boa parte destas não possuem o menor fundamento. O fato é que por vivermos em um tempo onde as relações são ralas e superficiais, as pessoas preferem voar como pássaros de igreja em igreja evitando relacionamentos mais íntimos e profundos do que serem confrontadas em seu modo errado de viver.

E você? Se encaixa neste perfil ou a luz da Palavra de Deus tem entendido que para crescer de forma saudável torna-se indispensável estabelecer alianças?

Pense nisso!

Renato Vargens
Maura disse...

Muito boa essa postagem pastor Renato.
As pessoas ficam olhando para os defeitos dos outros e esquecem-se de olhar para o seu próprio "nariz".
Enxergar erros dos outros é mais fácil do que procurar consertar os seus!
Pulam de igreja em igreja, muitas vezes é para solucionar uma questão pessoal, mas de nada adiantará, pois o problema acompanhará onde quer que esteja a pessoa.

Elisa Lemos disse...

Renato saí de uma Igreja juntamente com meu esposo a pouco mais de 3 anos, saímos porque já há muito tempo o evangelho não era pregado naquele lugar e as pessoas não pareciam se importar com isso, desde então passamos por mais uma denominação na qual também não ficamos pois eles acreditam na tal da "Cura Interior" e outras coisas, em suma estamos sem um local denominado como igreja até hoje, mas graças a Deus o Senhor tem nos mantido em comunhão com Ele o seu corpo, pois temos congregado com outros irmãos que estão na mesma situação que a nossa e o Senhor tem sido nosso Pastor. Gostaria de saber se você acha que estamos errados em agirmos assim? Pois na cidade onde eu moro esta muito difícil achar uma igreja que realmente pregue o Evangelho de forma genuína.

Anônimo disse...

Pois é caro pastor...

Acho que este fenômeno não se deve a um único fator, e sim a um conjunto deles.

A saúde, a segurança e a educação públicas são muito deficientes, daí as pessoas se vêem aflitas sem saber de onde pode vir o socorro. Muitos recorrem ao exoterismo, a seitas orientais e outros recorrem a Deus...

No entanto as pessoas não tem muita paciência, elas querem resultados imediatos, ELAS QUEREM VER!

Já comentei isto antes, somos seres basicamente visuais, a visão é o principal sentido de nosso aparato sensorial... Dai esta busca por coisas que encham os olhos...

Os crentes fazem um verdadeiro leilão eclesiástico, procurando pela igreja que satisfaça os seus anseios...

Escrevi algo a respeito: http://bit.ly/ieFHj0

Abraços,

Carlos

Ellen Fraga disse...

É...estou vivendo um momento assim...mas no meu caso a igreja onde congrego não está fora do caminho mas mesmo assim não sinto que meu coração está feliz...quero servir a Deus com paixão e alegria...
Tenho me sentido triste por não conseguir me sentir feliz ali! rs...
Não quero ficar pulando de galho em galho...quero cumprir o que Deus tem reservado pra mim...
Sei muito bem que em qualquer igreja haverá problemas e discordância em relação a métodos mas não quero me afastar da comunhão com os irmãos. Espero em Deus que eu consiga servi-Lo com muita alegria aonde Ele quiser que eu fique.
Abraço na Graça de Cristo
Ellen

renato vargens disse...

Elisa,

Paz!

Qual é a sua cidade? De repente algum de nós poderá lhe indicar uma boa igreja. Agora, caso prefira, me escreva em PVT, talvez possa ajudá-la.

NEle,

Pr. Renato Vargens

renato vargens disse...

Ellen,

Vou orar por vc! Que o Snehor lhe dê direção!

Abraços,

Pr. Renato Vargens

Alexandre disse...

A graça e paz,

É realmente muito dificilentender a que ponto chergamos. Sou de uma igreja pentecostal(que surgiu do Metodismo), porem mesmo sendo convertido nela,sempre tive relutancia com algumas " doutrinas". E quanto mais estudo os a Igreja e sua hitória e os reformadores (Lutero)em especial, mais vejo que estamos fora do do NT. Muitos conselhos de S. Paulo são simplismente deixados de lado, como falar em línguas em culto aberto, sem interprete entre outras coisas do tipo tratadas no blog, o tal Batismo com Espirito Santo, que tem gente que viaja de longe em busca deste. Pregações baseadas em livros evangélicos e de teologia duvidosa. Testemunhos até de maquina de lavar eu já ouvi.
Estava meio perdido já há algum tempo,imaginando, será que só eu vejo as coisas assim? Até achar esse blog que também discute sobre essse novo evangélio pregado.Hj é dificil vc opinar sobre este ou aquele tema, pois, ou esta ou aqula musica do louvor. tem o tal " Restitui, eu quero de volta o que é meu". Todo mundo vai te criticar , e dizer pq vc não aceita e recebe a benção também. A geração dos que te amam. As outras nunca tiveram amor ...rsrsrs Acredito que a igreja hoje, não é nem sombra do que foi um dia. Pastores discutido sobre textos de autores desconhecidos, até mesmo fábulas. idolatram Israel como se fosse a ultima bolacha do pacote, mas pergunta o nome do 1° Ministro de lá pra vc ver? Hj tem dízimo, oferta de missões, do mês e outras ofertas para alguma outra coisa. Pelo que vejo voltamos a Roma da inquisição? O contexto bíblico tendo "várias" interpretações. Como é possível, um livro só ter tantas interpretações? Imagina você pega um texto de Guimarães Rosa e dar 200 variáveis à ele, sem levar em conta, o contexto, a vida do autor e época. Fica difícil como a Irmã em Cristo disse, encontrar realmente uma Igreja que seja séria e fiel( ou pelo menos tente) as escrituras, sem se render mesmo ao gosto do freguês.
Para o culto ser abençoado vc tem que chorar, tem que se emocionar, O louvor foi muito bom hoje? Ele é pra nós? Antropocentismo na igreja? Não sou radical(pelo menos acredito) ou mesmo quero o ortodoxismo cristão, mas até na ceia estão mexendo. Já vi pastor dizendo que na ceia de Jesus o vinho não era vinho era suco de uva. Imagina naquele tempo a conserva do suco de uva como seria pra não ter alcool? Difícil escutar isso. Brigar porque existe a fermentação natural das coisas. Nem se dão ao luxo de saber como é o clima em Israel, ou o cultivo de uvas e sua colheita, simplismente ignoram isso. Parece besteira, mas cada dia, este evangélio pregado hoje me choca mais. Será que ninguém vê isso? Na verdade eu devo estar enlouquecendo, porque resolvi estudar a hitória da Igreja. Pastor Renato o que fazer?

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only