segunda-feira, abril 18, 2011

O dragão está vivo!

Por Renato Vargens

Eu pensei que ela estivesse morrido, mas descobri que ela está vivinha da silva. Neste final de semana eu a vi perambulando pelas ruas do Rio de Janeiro. No posto de gasolina, nas prateleiras dos supermercados, na padaria, na quitanda, lá estava ela, sorrindo e retumbante, cheia de vida.

Pois é cara pálida a inflação está viva! Confesso que fiquei assustado quando ao abastecer o meu carro descobri que o litro da gasolina estava a quase três reais. Isso sem falar é claro, que quando passei pelo caixa do mercado quase tive uma síncope nervosa em virtude dos altos preços.

Os agentes do mercado financeiro projetam que o IPCA, índice oficial da inflação brasileira, fechará 2011 aos 6,26%, acima dos 6,02% previstos na semana anterior e já bem próxima do teto da meta (6,5%). Para o ano seguinte, a previsão permanece nos 5%. Mas já há analistas de fora dizendo que isso será muito difícil de ser alcançado. Já há um reajuste do salário mínimo previsto de 12% (soma da inflação de 2011 mais o crescimento do PIB de 2010), o que injetará R$ 9 bilhões por mês na economia brasileira e manterá a economia aquecida.

Como dizem os especialistas esse é mais um problema extremamente sério e que em parte se deve a gastança exagerada patrocinada por Luís Inácio Lula da Silva, cujo o objetivo foi provocar uma sensação de bem estar na população, além obviamente de eleger sua sucessora. Todavia, como era de se esperar, a gastaça “lulática” começou a mostrar seu lado perverso contribuindo assim para a elevação dos preços e a volta da inflação.

Diante disto, o governo não tem outra coisa a fazer a não ser cortar os gastos para conter a demanda. Todavia, se fizer isso, vai prejudicar o crescimento, e é claro que que ele não deseja isso, mesmo porque, deseja aumentar a base governista nas eleições municipais de 2012. Enquanto isso o povo... Ah! O povo, que se dane!

Confesso que estou com medo! 

Que Deus tenha misericórdia da nossa nação!

Renato Vargens
Rogério Bitencourt disse...

Tive o mesmo susto ontem no supermercado.
Comentei com a Léa que achava estranho a soma das compras.
Acredito que a Excelentíssima senhora presidenta terá que fazer bem mais do que tem feito para "maquiar" os resultados desastrosos dos oito anos do reinado de seu partido.
Acreditem, torço e oro para que ela seja feliz em seu governo!
Não votei nela e ainda trabalhei contra seu êxito na campanha, mas logo que foi anunciado o resultado das eleições, chamei minha esposa e oramos pelo sucesso da Dilma como líder de nossa Nação.
Tarefa difícil a que ela tem pela frente.
Que Deus a ilumine dê estratégias para sair dessa peça pregada pelo óbvio administrativo que é invisível aos olhos fitos somente na plena manutenção do poder pelo poder.
Política e eleição funcionam mais ou menos como um adolescente que tem a possibilidade de usufruir do corpo de sua amada.
Qualquer hora e lugar servem, a despeito do que virá depois. Aliás, depois a gente resolve.
O depois chegou...
E agora Dilma?

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only