terça-feira, setembro 14, 2010

Igrejas assaltadas em pleno culto. A violência chegou a igreja evangélica!

Por Renato Vargens

Parece que a violência definitivamente chegou as igrejas evangélicas.

Pela segunda vez em menos de 15 dias, mais uma igreja evangélica foi assaltada em Niterói, município do Estado do Rio. Em pleno culto de domingo, o Centro Evangelístico Internacional (CEI), foi atacado por cinco homens, que levaram cerca de R$ 15 mil de dízimos e ofertas, a menos de 200 metros da 77a DP (Icaraí). Os bandidos renderam obreiros que recolhiam as doações e fugiram num Astra que, segundo testemunhas, tinha a cobertura de uma moto.

Os assaltantes assistiram parte do culto, que teve o batismo de 61 pessoas. Um dos bandidos foi contido e imobilizado por um fiel, que acabou sendo surpreendido por outro assaltante, que estava sentado no banco da igreja evangélica que estava lotada, com cerca de mil pessoas.

- Não queremos matar ninguém. Só queremos o dinheiro - teria dito o assaltante, segundo uma fiel que não quis se identificar.

A ação durou menos de cinco minutos, por volta das 11h30m. Dois homens anunciaram o assalto a um dos obreiros que acabara de recolher as doações. Outro homem estava na cobertura, dentro do templo. Eles se juntaram a outros dois que estavam no Astra. Uma equipe da 77a DP - que passava pela porta da igreja - foi alertada e tentou perseguir os assaltantes, sem êxito. O outro assalto ocorreu na Primeira Igreja Batista de Niterói, no domingo, dia 8.

Há pouco a igreja de um pastor amigo também foi assaltada. O desparate dos bandidos chegou ao ponto de um deles defecar no chão do gabinete pastoral.  Caro leitor, noticias como estas nos dão a impressão que a sociedade brasileira está completamente desgovernada.

Lamentavelmente os criminosos que até então "respeitavam" as igrejas, não o fazem mais.

Pois é, sinceramente não sei aonde vamos parar! Definitivamente vivemos dias de extremo horror! Ouso afirmar que estamos vivendo um dos momentos mais obscuros da história recente do nosso estado, aonde assassinatos e crimes se tornaram ícones de uma sociedade decadente e imoral.

Diante do quadro que se apresenta, corremos sérios riscos de institucionalizarmos a banalização da vida, fato este, que nos leva a entender a URGÊNCIA de atacarmos veementemente a passividade que nos tem adornado.

Está na hora da Igreja de Jesus se levantar! Sem sombra de dúvidas o momento é unico e emblemático, o que nos leva entender de que os cidadãos desta nação precisam discernir que calar-se diante do caos que nos cerca colaborará significativamente a instalação de um estado de caos e desgoverno.

Lembre-se; "Para que o mal triunfe, é necessário apenas que os homens de bem permaneçam inativos".

Pense nisso!

Renato Vargens

Ps: O Rio de Paz está organizando juntamente com a ONU um fórum sobre "Violência, participação popular e direitos humanos."  Eis aí uma excelente oportunidade para os pastores do Rio de Janeiro se unirem ao restante da sociedade civil no combate a violência.
3ª IP Ouro Preto do Oeste disse...

Cara bem aplicado o texto "Para que o mal triunfe, é necessário apenas que os homens de bem permaneçam inativos" que Deus tenha misericordia de nós!!!

rogercor disse...

irmãos isso não é nada conheço minha igreja tem uma escolinha ao lado e a mesma foi assaltada umas 3 vezes em uma das ocasiões eu estava na igreja no momento do assalto, liguei pra policia não veio ninguem nem durante nem após o assalto, foa igrejas que eu conheço onde só realizam cultos com a presença de policial na porta pois é galera vamos votar direito senão a coisa vai para o buraco de vez...

Anselmo Melo disse...

Extremamente preocupante essa situação. A Igreja que hoje pastoreio teve toda a sua instalação elétrica furtada um dia após a inauguração. Conheço uma dúzia delas que já tiveram som e instrumentos musicais furtados, infelizmente casos assim tem se tornado cada vez mais corriqueiro. Agora o assalto feito assim na hora do culto preocupa muito mais. E se a coisa vira “moda”? Conheço as duas Igrejas citadas e não vai aqui uma critica em particular a qualquer delas, mas me ocorreu o seguinte, essa falta de pudor e completo desrespeito por parte dos meliantes não teria sua origem no fato de tantas noticias de enriquecimento ilícito por parte de vários pastores? Não seria o caso de os bandidos estarem validando suas ações pela premissa do velho dito popular: “Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão!”

Anônimo disse...

Um dos pensamentos que me vêm à mente é: de que forma será que esses assaltantes foram recebidos nessa mega-igreja? No meio de cerca de 1000 pessoas, desconfio que nenhum membro percebeu os visitantes e foi recebê-los… Quem sabe se eles fossem amados e bem recebidos não desistiriam do ataque? É muito difícil perceber uma pessoa nova no meio de tanta gente. Até que ponto as mega-igrejas lotadas têm sido eficientes em demonstrar o amor de Deus durante seus encontros? (Não que a igreja seja culpada pela violência sofrida, mas é um reflexão que cabe fazer a partir desse fato.)

Alberto Couto Filho disse...

Pr. Renato,
A paz

De tudo que li e sobre tudo o que leremos fico com a impressão do pastor Anselmo. Será mesmo que é somente uma impressão?
E o que virá depois, sob os auspícios da candidata petista?
O desrespeito será ainda maior, pois a intenção do partido do governo é desmoralizar a igreja de Cristo!
Que Deus tenha misericórdia do povo brasileiro.

augusto elias disse...

É notório o desgoverno no Estado do Rio e está descerrado,porém,as Nações sabem o quanto a criminalidade elevou-se,chegando em um ponto,como foi dito no texto,onde os bandidos perderam o respeito que tinham em relação a casa de Deus.Há alguns anos,relataram-me sobre o acatamento que os bandidos tinham quando alguém fala da Santa Palavra para eles,marginais de todo tipo,mas tenho observado que está chegando ao fim.Devemos,através dos meios de comunicação, atear a imprensa,isto,excitar mesmo o assunto,para que os homens e mulheres que almejam as cadeiras no legislativo,executivo no âmbito federal ou estadual fiquem incomodaos,até porque são sabedores do que está acontecendo.Não tenho dúvidas que deixarão de serem omissos,se as cadeiras deles forem ameaçadas,afinal é o salário ou os salários deles que está ou estão em jogo,ou não é? O povo de Deus está indo atemorizado para os cultos.Precisamos acordar e termos em mente o quanto somos capazes para mudar o noso País,assim, somos milhões e podemos muito mais daquilo que pensamos,porque temos Deus ao nosso lado.Ficar de braços cruzados é aceitar a ação criminosa por parte dos salteadores e coisas do tipo.

Nascimento disse...

Pr. Renato meu texto saiu todo errado, tem como deleta-lo e colocar este corrigido.

Gostaria de perguntar ao Markitus, você é louco cara? Gostaria de saber se na sua Igreja você fica na frente recebendo a todos que chegam.
Sempre quem reclama é quem menos faz, como você conheço um montão dentro da Igreja que só sabe apontar e não faz nada.
Quer comparar uma Igreja de 30 pessoas com uma Igreja com mais de mil membros Claro que não da para dar á atenção personalizada a todos.
Igreja é local onde qualquer um pode entrar limpo ou sujo, bem vestido ou maltrapilho.
Não é pelo simples fato de alguém receber as pessoas na porta da Igreja que vai mudar a intenção delas, ou que elas se sentirão mais amadas.
O que nos faz sentir amados é a comunhão o envolvimento com o corpo de Cristo que é a membresia; É o derramar do amor do Pai invadindo o coração de todos.
Têm muitos que só aparecem no culto de domingo a noite e mais nada.

Os vagabundos já foram com a intenção de roubar não importava a maneira como seriam recebidos.
O problema é o que estamos vendo diariamente na TV Pastores ostentando riquezas, com jatinhos particulares, carrões do ano, grandes mansões, arrecadando dos fiéis altas quantias nos cultos, Grandes templos ( Até réplica do Templo de Salomão teremos ).
O Evangelho foi jogado na lama, agora é só prosperidade e mais prosperidade.
Para finalizar concordo com o Anselmo:

Não seria o caso de os bandidos estarem validando suas ações pela premissa do velho dito popular: “Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão "

Música Boa?! disse...

Paz...
irmãos sou de Caxias do Sul-RS...na igreja onde me criei ja entraram fora de horário de culto 4 vezes...e teve uma tentativa de investida durante um culto semanal...sou investigador criminal (policia civil)...e durante essa tentativa percebi a movimentação estranha de dois homens...um deles salientava algo na cintura...vcs podem estar pensando ke abordei-os, mas não...falei com um obreiro e sentamos atraz deles...durante a ministração começamos a conversar com eles...falei ke eles não estavam nakele lugar de graça e que DEUS tinha um grande plano na vida deles...dois meses depois um deles retornou até a igreja, isso ja faz uns dois anos, hoje o irmão...é membro de nossa igreja, esta cumprindo pena, pois estava foragido ele se entregou e sai até o fim do ano, se tivesse abordado eles talvez teria acontecido uma tragédia ou nada tbm...mas acredito DEUS sempre tem um plano, nós que não compreendemos os planos dEle...paz a todos.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only