sexta-feira, setembro 17, 2010

Quem não ouve cuidado, ouve coitado.

Por Renato Vargens

Certa feita, um garoto ao brincar no quintal de sua casa, inventou de empurrar uma enorme pedra, claramente superior às suas próprias forças. Empurrou-a com as mãos, com os pés, com o corpo, de costas, sem contudo fazer com que  a pedra  se movesse. O pai , ao observar o inoperante esforço do menino lhe disse: “ Filho, você ainda não usou todos os recursos,”. “Usei, sim, papai”, respondeu o pequeno já quase chorando. “Não”, replicou o pai, “você ainda não pediu a minha ajuda”.

Pois é, por acaso você já se deu conta da existência de pessoas extremamente auto-suficientes. Individuos deste tipo comumente não gostam de pedir ajuda ou ouvir conselhos. Para estes, o que mais importa são suas opiniões e não as dos outros. Lamentavelmente conheço inúmeras pessoas que em nome de uma maturidade burrificada preferem "quebrar a cara" do que pedir opinião a um amigo. Na verdade, o que estes não entendem é que aquele que não ouve cuidado, com certeza ouvirá, coitado.

Caro leitor, a Bíblia é clara em afirmar que a soberba precede à ruína e a altivez de espírito a queda. Do ponto de vista cristão pessoas arrogantes não chegam muito longe, ao contrário das humildes de coração. As Escrituras afirmam categoricamente que Deus exalta os humildes e abate os soberbos. Ora, como já escrevi anteiormente o trajeto que os vencedores traçam nunca foi e nunca será o caminho da presunção e da prepotência, antes pelo contrário, os vencedores carregam em si a marca indelével da humildade. Portanto lembre-se: Os que vencem na vida são aqueles que ainda que possuam excelente auto-estima, bem como discernimento de quem é e do que pode, optaram pelo caminho da modéstia e da humildade.

Pense nisso,

Renato Vargens
Almeida ( Belém - Pará) disse...

Caro Renato Vargens,

Receba meus parabéns por este excelente artigo.

De boa construção, nos alerta para que tenhamos sempre boa sensibilidade para melhor nos posicionarmos diante da vida.

Parabéns!

Alberto Couto Filho disse...

Aençoamado
A paz

Ah! Se a Bíblia Sagrada fosse leitura obrigatória, associada às matérias de cidadania - Ah!
Saberiam todos: "Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte.
Se todos lessem, um pouquinho só, Malba Tahan não teria dito: Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê.
Em Cristo
Alberto Couto Filho

Ps. A encomenda seguiu pela ECF. Aguarde

Anônimo disse...

Caro Renato Vargens,

Excelente reflexão!

Um forte abraço.
Marcos Sampaio
http://ideiasprotestantes.blogspot.com

augusto elias disse...

A humildade é uma essência para o fortalecimento de todos.Saber ouvir faz parte da humildade.Já tive vários problemas muito delicados,gravíssimos nesta vida ,porque achei melhor não dividir,as consequências foram as piores possíveis,que,inclusive,quase perdi a vida,antes da minha conversão.Hoje, com o Poder de Deus operando em mim,aprendi a ouvir,dividir,antes mesmo de qualquer coisa.

Dani Lucas disse...

Excelente!! Adorei a historinha no começo

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only