quinta-feira, março 25, 2010

O pastor tem "gato net"

Por Renato Vargens

Outro dia fiquei sabendo da história de uma igreja que colocou um "gato" na energia elétrica com a desculpa de que não possui condições financeiras para pagar a conta. Há pouco soube de um pastor que fez o famoso "gato net" na sua casa, a fim de desfrutar das benesses da internet.

Pois é, Infelizmente nossa sociedade encontra-se tão adoecida, que para atingir os seus objetivos se faz "qualquer negócio" Na verdade, parece que vivemos debaixo de uma síndrome, onde o que é importa é prevalecer sobre o outro, independente de que pra isso precisemos atropelar conceitos, princípios e vidas.

As vezes tenho a nítida impressão que somos um país de otários, onde a corrupção além de edêmica, tornou-se génerica. Para piorar a coisa, os evangélicos que deveriam lutar em favor da ética e da moral, definitivamente romperam com a decência e os bons costumes. Um outro exemplo claro disto é a quantidade impressionante de "irmãos" que vendem, compram e comercializam produtos piratas. Nas grandes cidades é absolutamente percepitvel encontrarmos nossos "irmaozinhos" ganhando a vida vendendo nas esquinas CD´s e DVD´s falsificados, até porque, para estes, os fins sempre justificam os meios.

Caro leitor, como cristãos somos desafiados a não vivermos segundo as regras deste sistema. De maneira alguma podemos permitir que valores antiéticos e amorais conduzam nossas vidas.

Na perspectiva bíblica jamais nos será permitido negociarmos o inegociável, nem tampouco, instrumentalizarmos as pessoas com vistas ao nosso sucesso pessoal. Os pressupostos do reino nos motivam a vivermos uma vida justa, reta e equânime, onde nem sempre venceremos.

Pense nisso!

Renato Vargens

Unknown disse...

Bem, produtos piratas, tais como, discos, dvds,etc, evangélicos, foram apreendidos, e ainda såo vendidos em certas igrejas. Quanto aos famosos gatos, um monte de pastores anda com gatos de toda a especie, desde agua, energia, net etc etc. Conclusåo: Pela porta e caminho estreitos, somente poucos entraråo, dai que, por mais que a gente exija que a maioria dos pastores e crentes evangélicos no geral, sejam honestos, estariamos a contrariar a palavra de DEUS.



JOAO MAPIE
MAPUTO-MOÇAMBIQUE

danalbino disse...

Dois exemplos:

-Rua Conde de Sarzedas, Centro de SP. Os piratas se travestem de crentes, e te saúdam com "A Paz do Senhor, irmão"
-Igrejas que citam Jeremias 22:13 mas, possuem rádios pirata.

Unknown disse...

Olá Pr. Renato!
Aqui onde moro tem um problema crônico de abastecimento dágua. Esse verão foi terrível. Por conta disso, muitos vizinhos fizeram ligação clandestina. Dois desses vizinhos me chamaram e me convidaram para participar. A minha palavra foi direta: "AGRADEÇO, MAS NÃO QUERO NÃO. SOU PASTOR. TENHO CERTEZA QUE SE EU ACEITAR, UM DIA ALGUÉM DIRÁ: ALÍ TEM UM PASTOR QUE TAMBÉM FEZ A LIGAÇÃO". DE JEITO NENHUM ACEITEI TAL CONVITE.
Por causa disso, tive que comprar 2 Pipas dágua, no valor de 120 reais, cada uma. Mas, mesmo com dificuldades, Deus nos abençoou com a quantia para comprarmos.
abço

Anônimo disse...

Acredito que possam existir situações em que o camarada fica entre a ética e o sustento (a fome é uma coisa cruel, principalmente quando se é pai de família), é fácil falar de barriga e bolso cheios e quando nunca sentiu na pele. Imagine uma pessoa que sempre se sustentou vendendo cds/dvds piratas e tem um encontro com Cristo, claro que Deus nos transforma e nos dá escapes mas, será que é fácil largar tudo de uma hora pra outra quando se tem família para sustentar? Agora, com relação a ter em casa ou na igreja, "gatos" de água, luz ou seja lá o que for já é demais...
Carlos Gomes

renato vargens disse...

Gomes,

Obrigado pelo comentário, no entanto, eu discordo de vc. Continuar na ilegalidade fazendo o que é ilicito aponta para o fato de que o cristão não confia na providência divina. Por acaso nosso Senhor não nos ensinou a buscar o seu reino que as outras coisas nos seriam acrescentadas? O que falar então do maná que diariamente caia do céu? Não teria sido aquilo a providência divina? Meu caro amigo, os fins JAMAIS deveriam justificam os meios. Nosso Deus é um Pai bondoso e cuida de cada uma de nossas necessidades trazendo as nossas pobres vidas o suprimento necessário.

Abraços,

Renato VArgens

Anônimo disse...

Certamente Pr.Renato.
Não estou dizendo que o "camarada" deve continuar fazendo o que é ilícito. Porém, apenas disse que para alguns pode não ser tão fácil. Quando vemos alguém vendendo por exemplo, cds/dvs piratas na rua, não conhecemos o a história e nem tão pouco o coração desta pessoa. Sabe-se lá os conflitos e as lutas que ela tem travado contra isso?
Bem diferente de ter "gato" de luz, água, etc...

abraços,
Carlos Gomes

casa na rocha disse...

Tudo isso é falta de vergonha na cara. Um pastor desse deve ser disciplinado, no mínimo. Ele não tem condição moral de ensinar o que é certo do que é errado. na verdade é hipocrisia. Ou ele diz na igreja que todo mundo deve fazer gato? Onde está o testemunho dessas pessoas? Líder do rebanho? Fazendo gato na Internet? Levantei essa questão no meu blog com relação à lei da prefeitura. Os pastores não se importam mais em respeitar as leis dos homens e depois ficam pregando falsamente para os irmãos obedecerem as autoridades. Igrejas irregulares, em terrenos proibidos ou invadidos, construções sem alvará, sem projeto, sem nada, na marra, em ruas proibidas, sem as normas adequadas de segurança, ou seja, não tem nada correto. E o pastor é o responsável por isso pois ele é o cabeça. Já ouvi pastores dizer: "isso aí não tem problema, todo mundo faz!" Esse é exatamente o problema - todo mundo faz o que é errado. Estamos em processo de construção e foi uma verdadeira batalha, porque aqui no Brasil, quem procura fazer as coisas direito, sofre, e gasta muito também. Mas podemos descansar e dizer: pode vir quem quiser, a gente até convida, pois está tudo de acordo com a vontade de Deus e com a lei dos homens.

Pr Aguinaldo Brito disse...

ola Amados irmão,moro em uma cidade que para minha tristeza como pastor,muitos dos caloteiros no comercio local,infelismente são os nosso "irmão"que não sei se estão Cristo...Isso tudo é muito vergonhoso...

Unknown disse...

Pois é... Essa questão do roubo / pirataria é uma questão muito abrangente. Ha quem condene a venda de CDS e DVDS piratas, mas no PC de casa tem uma biblioteca de MP3 baixados da internet... Ainda vem com a famosa frase: "eu só escuto irmão, não vendo!"... Ah e os que rodam softwares ilegais no mesmo PC? Windows, Office... Roubo é roubo... 0,01 ou 1.000.000... Não existe pecadinho nem pecadão para Deus... Que Ele em sua eterna misericórdia nos ajude a vencer a cada dia esse mal!

Luiz Fernando "MokoShock" disse...

Concordo exatamente com o que o Pr. Renato disse no post. Em suas casas, todos, sejam pastores ou não, devemos cuidar para que não venhamos a dar mal testemunho. Dai a César o que é de César, e dai a Deus o que é de Deus.

Porém dentro da igreja, isso poderia ser contornado, se mais pessoas participássem ativamente da comunidade local. Seja em qualquer tipo de governo eclesiástico, se tivéssemos presbíteros e diáconos atentos para exortar o pastor quando este tiver com alguma visão que distoe da bíblia, ou se tivéssemos pessoas que votassem ativamente em toda a assembléia, e cobrasse da liderança a divulgação do balanço financeiro da igreja, diminuiria bastante os erros doutrinários e práticos da igreja como um todo.

O problema é que muitos irmãos ainda pensam que o pastor é responsável por absolutamente tudo, e acabam tornando a igreja uma relação de troca, onde os irmãos vão lá, depositam seu dízimo, chamam visitantes e mantém uma certa frequência, e cobram dos pastores uma certa organização na igreja, um bom louvor e uma boa palavra... e é uma pena alguns pastores também pensarem dessa forma, e meio que dividem o clero do povo para não perder seu "legado" como eles possuíssem a igreja...

Abração pastor!

OH ! GLÓRIA. disse...

Esses dias atráz quando fiz meu orkut, observei um clausula onde dizia + ou - assim:" tenho mais de 18 anos e concordo com os termos deste serviço", pensei logo, muitos jovens crentes com menos de 18 anos atuam no orkut, logo estão mentindo; programas para computador piratas também são usados, é impossível quem acerte 100 % neste planeta de espiação e pecado, temos que exercitar para melhorarmos, pastor mesmo sendo homem e falho não deve ser motivo de comentário quanto a sua conduta, mesmo que melhor que seja nunca irá agradar à todos.
Consciência já.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

milerfreitas disse...

Lembro-me de uma passagem em que o Senhor Jesus após ensinar sobre a dificuldade em se entrar no Reino dos Céus, os discípulos ficaram atônitos e perguntaram: Sendo assim, quem pode ser salvo? E Jesus respondeu: aos homens isto é impossível, mas para Deus tudo é possível. (Mt 19.25,26)

Falta-nos confiar em Deus, confiar que Ele nos dará condições para desfrutarmos de muitas coisas. Se agora não dá, paciência. Continue trabalhando, economizando, planejando e Deus irá lhe ajudar. Bem, eu creio nisso! Realmente o que não pode é percorrer este caminho...

Excelente alerta!

Claudio Fagundes disse...

Na verdade, o tal "gato net" se refere à tv por assinatura que está espalhado pelo Rio de Janeiro inteiro. Me ofereceram outro dia por 30 Reais, trocentos canais, campeonato brasileiro, etc..
Eu disse que não queria, e PASMEM:
uma semana depois ele me ofereceu de graça, disse que era gato do gato...
sou um servo de Deus.

augusto elias disse...

Não estou aqui para julgar ninguém,mas nada me assusta e nem me aborrece mais.Estou cheio de tanto blá blá blá...São convertidos,ou pelo menos deveria ser,pastores com gato até o pesço pendurado literalmente,irmãos vivendo em rádios piratas,fofoqueiros,mentirosos,olhos de homossxualismo,PIRATARIAS,que é o tema central do texto nas esquinas,em fim,tudo envolvendo o povo de Deus,ou pelo menos deveria ser de Deus.O que estou dizendo é que tudo que o ímpio está fazendo,estamos reproduzindo dentro e fora das igrejas!Isso sem contar com os que estão camuflados nos bancos e rindo daqueles que são expostos ao ridículo,pois fazem a mesma coisa achando que Deus não está vendo.

augusto elias disse...

Uma obs a ser feita é que em meio a tantos atos ilícitos que estão diante dos olhos de Deus,eu quero aqui dizer que a pirataria é o tema central do outro texto,não do gato net,mas enfim,tudo é ilícito! envolvendo evangélicos!

USER disse...

quantos atiraram a primeira pedra,sem se analizar,90% de que fazemos ou usamos é pirata,e vc vê novela,ensina a separar a familia traição,filhos desobedecer os pais ,falsidade e mentira entre jovens e adultos,que que adianta,.diz que ta certo,não tem gato,nem pirataria e ver novela,sim tem muito a ver sim,erramos em tudo,ta tudo contaminado em tudo que comemos ,vestimos,sabe nem se ta oferecido,mas usa.o mundo jas no maligno.todo mundo erra em alguma coisa,não adianta atirar pedra.

tuty disse...

outro dia um irmão novo convertido me contou escandalizado q presenciou um pastor fazendo gato no hidrômetro para encher a piscina batismal na hora do batismo...seria cômico se ñ fosse trágico!!o novo convertido chamando a atenção do pastor ainda foi repreendido por ele,rss...Infelizmente, para alguns os fins justificam os meios...não sabem(ou sabem) q isto é uma porta aberta para o mal.Sou do tempo q ser crente era sinal de boa índole e bastava se dizer q era crente q qualquer pessoa vendia ou alugava uma casa sem ser necessário fiador.

R. Nascimento disse...

De todos que estão lendo ou postando, quantos têm o Windows original? E quantos NUNCA acessaram o Youtube, por exemplo? A hipocrisia e o cinismo grassam....rs.

HP disse...

Eu tenho Windows original. Veio de fábrica.

E o próprio Youtube tem sistema de remover vídeos com direitos de copyright.

Se perguntar sobre músicas, eu as compro no iTunes. Primeiro por ser legalizado, segundo por ter qualidade e terceiro por nao ter vírus.

abs

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only