terça-feira, agosto 11, 2009

O Brasil, o avivamento e a música gospel

Por Renato Vargens
Muito se tem falado ultimamente de um grande avivamento em terras tupiniquins. Reportagens sobre um grande despertamento espiritual no Brasil têm se espalhado por boa parte do mundo. De fato, a graça de Cristo tem sido derramada de forma especial em milhões de pessoas, o que, por conseguinte têm levado as nossas igrejas ficarem completamente lotadas. Homens, mulheres e crianças a cada ano que passa migram em direção a fé evangélica produzindo um índice de crescimento da igreja maior que o da população do país.
Não tenho a menor dúvida de que existe um grande despertar no povo brasileiro quanto à necessidade de encontrar-se com Deus. O Brasil, outrora conhecido, como terra da magia, da feitiçaria do candomblé, aos poucos têm mudado as suas expressões de fé. Os programas televisivos se multiplicam a cada ano, horários considerados nobres na TV, até então inexpugnáveis tornaram-se accessíveis a comunidade evangélica. Contudo, ainda que experimentemos da ação do Espírito, ainda que o evangelho se esparrame por esse país ,é absolutamente perceptível algumas discrepâncias em nosso meio.
Isto posto, é imprescindível que entendamos que o fato de possuirmos uma grande quantidade de pessoas em nossas igrejas, não significa necessariamente que estejamos experimentando um genuíno avivamento. Como já escrevi anteriormente, avivamentos sempre vão produzir cultos centrados em Cristo. Na verdade, os avivamentos bíblicos e históricos sempre foram cristocêntricos. Além disso avivamentos verdadeiros sempre nos levarão a uma adoração desinteressada. Entretanto, tenho percebido que quanto mais avançamos no quesito quantidade, mais pobres ficamos em nossa devocionalidade e espiritualidade. Você já se deu conta que boa parte das nossas canções estão focadas nas necessidades humanas e não nas qualidades de Deus? Você já percebeu que em nome de uma pseudo-espiritualidade banaliza-se a adoração em detrimento das necessidades daquele que canta? Sei que canções belíssimas têm sido cantadas do Oiapoque ao Chuí, No entanto, é inegável que juntamente a tais canções outras completamente estaparfúdias vem sendo ministradas em nossos púlpitos.
Através do Genizah tomei conhecimento de uma “paródia” intitulada “Bonde do Ungidão”. Tal canção baseia-se no funk e numa de suas famosas músicas muito tocada neste país há alguns anos passados, senão vejamos:
Quer mudar, quer mudar
Ungidão vai te ensinar
Eu vou passar óleo na mão
Vou sim meu irmão Vou ungi você varão
Vou sim, vou sim
Orando de hora em hora
Vou sim ,vou sim
Conquistar sua vitória
Agora, agora Eu vou passar óleo na mão
Vou mostrar que o ungidão
O senhor é Jesus Cristo
Então desperta, desperta
E o Bonde do Ungidão
Segure a Bíblia e levante a mão
É o bonde do ungidão
Quer mudar quer mudar
Ungidão vai te ensinar
Só as varoas / hú,hú,hú,hú,hú
Abençoadas / hú,hú,hú,hú,hú,hú
Varões de guerra / hú,hú,hú,hú,hú,hú
A igreja toda / hú,hú,hú,hú,hú,hú

Caro leitor, a luz desta coisa horrorosa pergunto: Por acaso você já se deu conta que as letras de algumas de nossas músicas são empobrecidas teologicamente, simplistas e sem graça? Já percebeu que o conteúdo das nossas canções afrontam o bom senso?
Prezado amigo a vida cristã é simples, nós é que a complicamos. Infelizmente em nome de uma pseudo-espiritualidade, ligamos o nosso achômetro na tomada da sintologia esquecendo de fazer da Palavra de Deus referência para as nossas vidas. Mais do que nunca torna-se necessário que redescubramos a importância e a centralidade da Palavra de Deus. Em tempos como este é mister que sejamos como os de Bérea, ou seja, fazendo da Palavra de Deus a bússola que norteia os nossos passos e caminhos.
Como inúmeras vezes afirmei neste blog, confesso que estou absolutamente perplexo e preocupado com os rumos da igreja evangélica. Chego a conclusão de que mais do que nunca a igreja brasileira precisa URGENTEMENTE de uma nova reforma. Como costumava dizer o reformador João Calvino o verdadeiro conhecimento de Deus está na bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro. Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.

Pense nisso!

Renato Vargens
Unknown disse...

LAMENTÁVEL...

Defensor da palavra disse...

A culpa é dos pastores que não pregam a verdade e permitem que a igreja viva com o fermento do pecado, onde tudo pode, não tem nada ha ver ainda dizem que isto é coisa de crente fanático. Assim vemos a obra prima de Deus e o trabalho de nossos irmãos que lutaram para sermos uma igreja santa e sem a colera deste mundo se perder com tantos gatunos tirando proveito da fé de um povo que não conhece as escrituras e são manipulados.
Precisamos de homens como Jõao Batista que entregam sua cabeça por causa da verdadede.

Que o Senhor tenha missericordia de nós cristãos comtemporaneos.

Unknown disse...

Estamos vivendo, na verdade, um abrandamento moral, ao invés de um avivamento espiritual.
A respeito da influência musical, viraram Romanos 12:2 no avesso! Quem está transformando quem? A igreja o mundo, ou o contrário?

Abraço!!!

GILBERT RAPOSO disse...

Muitos chamados, poucos escolhidos.
Nem todo usado, será aprovado.
Examinai tudo, retende o que é bom.


Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus

CARLOS GOMES disse...

Que coisa rídicula. Seria cômico, se não fosse trágico.

CARLOS GOMES disse...

Que coisa rídicula. Seria cômico, se não fosse trágico.

Dougllas Knnor disse...

quem quizer ouvir essa musica do BONDE DO UNGIDÃO e so clicar no link
http://www.4shared.com/file/40733440/fec504d1/Bonde_do_Ungidao_-_Cesarel.html

Anônimo disse...

Essa passou dos limites...Pior que o Douglas ainda colocou o link...Que tentação de clicar! Ouço ou não esta pérola? Melhor não...

João Vitor

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras disse...

Avivamento???? Tem certeza???? Isso tem mais cara de APOSTASIA, e da grossa.

O verdadeiro avivamento vem de dentro para fora.

O verdadeiro avivamento muda o nosso ser.

O verdadeiro avivamento gera em nós o desejo de ABANDONAR O PECADO.

Se nada disso acontece, NÃO É AVIVAMENTO!!!!

E, se não for avivamento, CHUTA QUE É LAÇO!!!!

Simples assim...

VAMOS NOS CONVERTER!!!!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only