domingo, agosto 16, 2009

Estou cansado de ouvir.

Por Renato Vargens

Estou cansado de ouvir determinadas canções. Não aquento escutar em meio ao louvor com música, “restitui eu quero de volta o que é meu”, ou ainda “onde colocar as minhas mãos prosperará”. Não suporto mais ver os crentes andando para a direita, ou para esquerda, cantando que por todo lado que é abençoado.

Pois é, boa parte das músicas evangélicas tem pecado pela propagação de heresias e mensagens totalmente contrárias aos ensinamentos bíblicos. Infelizmente muitos hinos e cânticos populares têm ensinado aos cristãos valores e conceitos absolutamente antagônicos as Sagradas Escrituras. Na verdade, nosso cancioneiro está cheio de aberrações teológicas onde mantras repetitivos são entoados em cultos de louvor. Para piorar a coisa, algumas destas canções fazem apologia a teologia da prosperidade ou confissão positiva dizendo ao crente que ele vai prosperar. Além disso, inúmeras canções pedem chuva, fogo, poder , cujo propósito final é a satisfação pessoal.

Ah! quero lhe confessar uma coisa: Estou cansado dessa história de Gospel! Estou cansado de gente que se locupleta em nome de Deus! Estou cansado do mercantilismo evangélico, da prosperidade desprovida da ética, bem como dos profetas mercadores dessa geração. Que saudade da boa música, ministrada, cantada, com unção, cujo interesse era simplesmente engrandecer o nome de Deus! Que saudade, do louvor apaixonado, que brotava do peito dos adoradores como um grito de paixão e amor.

Pois é, como já escrevi anteriormente parece que nos últimos anos, a igreja se perdeu no caminho em direção ao trono do Altíssimo, Isto porque, as letras de canções como estas, são empobrecidas teologicamente, simplistas e sem graça. Além disso, falta oração, busca de Deus, consagração e compromisso com a Palavra.

Definitivamente a coisa está feia! Minha oração é que o Senhor nosso Deus nos reconduza a sala do trono e que lá possamos adorá-lo integralmente entendendo assim, que a glória, o louvor, a soberania pertence exclusivamente a Ele.

Pense nisso!

Renato Vargens
ersiqueira disse...

Concordo plenamente. Precisamos voltar ao primeiro amor, hinos baseados na Palavra.

lanes disse...

Meu querido Pastor Renato, paz.
Eu também não estou aguentando mais tanta baboseira "poética".
Aliás, "quero tudo o que é meu" chega a ser um absurdo linguistico, por que, se já é dele não precisa querer, ele já o tem.
Falando nesse moço, todo artista que começa a regredir no mundão, volta-se para a música evangélica, por que sabe que crente é um "bicho bobo", compra tudo que vê pela frente. Dá nisso.

GILBERT RAPOSO disse...

Bom dia,
Falando sobre louvores, porque então devido ao momento ruim para as musicas evangelicas, tomasse um rumo contrário adotando para nossos cultos hinos antigos, eu conheço poucos mas os que conheço são lindos, põe-se uma nova roupagem ( melodia )e vamos em frente.

Unknown disse...

Graça e Paz Jovem

Pr. Renato,

Estou de pleno acordo com o senhor,
sabe sou formado pelo Instituto Biblico Palavra da Vida em SP, desde 1970, e pautei meu ministerio sempre com musica, tendo trabalhado com o setor dos clubes biblicos de palavra da vida, por quase '10 anos, depois dirigindo departamento de musica de igrejas, corais, e grupos musicais masculinos, o que faço ha mais de 30 anos, atualmente, sou o responsavel pelo grupo MINISTERIO ADORAÇÃO< grupo vocal masculino cuja equipe, entre cantores, tecnicos,esposas somos em mais de 30 pessoas, e tenho tido o cuidado e o esmero de levar canções com cunho teologico, biblico por onde passamos, e selecionado com criterio, pois infelizmente a musica chamada gospel, que muitos nem sabem o significado da palavra, virou mercantilista, so pensam em lucros, etc.
Nosso ministerio se baseia em levar a mensagem salvadora de Cristo atraves da musica, estamos a 18 anos dentro do maior hospital da america latina, onde as portas se abriram e permanecem abertas ate agora para nós, e declarações da direção e funcionarios do Hospital das Clinicas em São Paulo, nos dizem que estamos no caminbo correto, musicas saudaveis e letras confortantes, e nestes 20 anos do grupo damos glorias a Deus por mais de 400.ooo mil pessoas evangelizadas, e mais de 6.500 pessoas declarando aceitar a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas

Nosso ministerio não daqueles que exigem dinheiro ou vendas de CDs para irmos às igrejas, hospitais, etc, ao contrario, cada um do grupo sabe que temos um ministerio aprovado por Deus e pelas igrejas
que cedem os componentes, e cada um gasta do proprio bolso para faze-lo, e temos sido abençoados ricamente por Deus.

Estamos contigo no mesmo barco, conte conosco Pr. Renato

nosso site:
www.grupoadoracao.com.br

faleconosco
ministerioadoracao@gmail.com.br

Adilson da Silva

renato vargens disse...

querido Adilson,

Fico feliz por ver o quanto Deus os Deus usado neste país. Agradeço pelo comentário, e rogo o Todo-poderoso que intervenha em nossa hinologia fazendo-nos regressar as canções cuja embasamento teológico é equilibrado.

Abraços,

Unknown disse...

Pastor, acompanho o senhor no seu cansaço...

Abraço!!!

Jailson Freire disse...

EIS UM VERDADEIRO ALÍVIO PARA NOSSOS OUVIDOS CANÇADOS:

FELICIANO AMARAL
Composição: Frida Vingren

Já achei uma flor gloriosa,
E quem deseja a mesma terá.
A Rosa de Saron gloriosa,
Entre mil mais beleza terá.
No vale de sombra e morte,
Nas alturas de glória e luz,
Esta Rosa será a minha sorte,
Precioso pra mim é Jesus.

Precioso pra mim é Jesus, precioso pra mim é Jesus!
Eu confesso na vida e na morte, que tudo pra mim é Jesus!

Já de muitos foi achada a Rosa,
E provado o excelente odor,
E o poder desta Flor gloriosa,
Que dá vida ao mais vil pecador.
Mui zeloso pela lei foi Saulo,
Perseguia o povo de Deus,
Mas transformado foi em um Paulo,
Pois achou ele a Rosa dos Céus.

Vai buscar a Jesus precioso,
Vai depressa, a noite já vem.
E se perdes o amor glorioso,
Será triste pra ti o além.
Esta Flor hoje é ofertada,
A quem humildemente a buscar,
Será logo da Terra tirada,
Para brilhar em outro lugar

Anônimo disse...

òtimo texto renatão, até repostei! um super abração!

Filipe disse...

Espero profundamente ler suas críticas com alguma palavra "de Deus" para os nossos corações, pois da mesma forma é cansativo ler suas postagens sem ter nenhuma palavra sequer de encorajamento em ter cuidado ao escolher as canções dentre outras críticas que você faz, então, fica mais bonito para um servo de Deus mostrar o erro e indicar o caminho a seguir, pois, analisando a vida do Senhor Jesus, foi isto que Ele fez.

augusto elias disse...

EXISTEM IRMÃOS MAIS PREOCUPADOS COM A MELODIA DO QUE COM A LETRA.ISSO FAZ ESQUECER A MENSAGEM E QUANDO ACORDAM,ESTÃO CANTANDO AS MAIORES HEREZIAS.APONTA TAMBÉM PARA A PREOCUPAÇÃO DA EMPOLGAÇÃO DA MÚSICA DO QUE COM A ESSENCIA DA LETRA,OU SEJA,DA ADORAÇÃO PROPIAMENTE DITA.É RUIM PORQUE TEREMOS NA VERDADE METIDOS A ARTISTAS DO QUE VERDADEIRO ADORADORES,DETALHE,MUITAS DAS VEZES NO PÚLPITO.
QUE O SENHOR ENVIE SOBRE NÓS A LUZ SAGRADA.

Wz ™ disse...

Excelente desabafo, eu faço as suas minhas palavras, realmente a situação anda difícil, acho interessante que quando partores falam em "restituir" o que o povo levanta a voz pra falar "Aleluias"(com 's' mesmo), "Glória a Deus" e etc não é brincadeira... Eu tbm já cansei de "Como Zaqueu...", se bem que agora já está até saindo de "moda" né, só espero que a próxima modinha não seja pior que esta porque meus ouvidos já não aguentam mais...


Estou contigo também Renato, continue a escrever excelentes textos como este ;)

Anônimo disse...

Pois é pr.., ta difífcil não é mesmo??
Tenho lido seu blog com muita frequencia, e concordo com seus artigos ao que se refere a este nosso ''mundinho gospel'' de hoje, aliás pq essa palavra gospel,??essa nossa mania de americanizar tudo...em detrimento de nossa língua,que é tão bonita..
Sou membro de uma igreja batista tradicional aqui em Porto Alegre, uma das poucas que sobrou,mas mesmo assim percebo que não é mais como antigamente, hoje nao se usa mais os hinos do cantor cristao, prefere-se esses louvores que nao acrescentam nada ou muito pouco..a leitura da bíblia é escassa, e os crentes não sabem nada da biblia, dia desses uma irmã que ocupa um cargo "elevado'' em nossa congregação não conseguia achar o livro de coríntios..fiquei chocado com aquilo, se fosse um livro daqueles do antigo testamento,(sem diminuir a importância do mesmo) até entenderia, mais um livro como coríntios, que é de extrema importância para o desenvolvimento de nossa fé cristã (bem como todas as demais escrituras do novo testamento, e principalmente as cartas do Apóstolo Paulo)..;Pois é pr Renato..como tu mesmo dizes a coisa ta feia...Sinto saudade dos hinos, da leitura da bíblia, da seriedade no culto,hoje os pastores querem ser animadores...sinto saudade do tempo que os homens eram varões de verdade,,hoje um homem com seus 30 e poucos anos se veste e age como um GURI adolescente, muitos ainda não saíram de baixo da saia da mãe, o homem de hoje que ser metrossexual,,ele faz sobrancelhas vai na pedicure, chora pela mínima coisa, ele é sensível...a mulher fala mais grosso que ele ...a mídia quer acabar com a figura masculina, os homens de hoje fazem papel de palhaço nas novelas nos comercias nos programas de humor..onde a mulher o traí, porque esta cansada, mas quando o homem traí é porque ele é safado...e quando a mídia mostra um homem como um sujeito macho...ou ele é tosco demais..ou é um enrustido...estaó querendo acabar com a figura masculina...até o padrão de beleza mudou..um homem considerado bonito hje em dia é aquele que tem os traços afeminados, longe de ter um rosto masculino...
Pois é pr...as mulheres estão tomando conta...e quando eu falo sobre isso com amigos
sou tachado de machista e ainda dizem que eu to ''por fora''...
Tenho saudades dos hinos, da leitura da palavra, da seriedade, do tempo em que as mulheres eram bonitas de verdade, sem precisar do bísturi de um cirugião plástico..em busca de perfeição se tornaram fúteis...magrelas ou bombadas....e os homens um bando de musculosos idiotizados....que geração..!!!
desculpe o desabafo
Sincero Abraço
Leandro Rondon....

Cidinha disse...

SR.ANÔNIMO ,então a culpa dessas músicas horrendas nas igreja é da mulher? ah! tá então.

Renato ótimo texto

Renatim disse...

Caro pastor
Eu também cansei dessa PALHAÇADA toda que temos hoje no louvor!
Chega de "Prosperarei, transbordarei...", chega de "Restitui", chega de Zaqueu, chega de todo esse lixo gospel!
Que Deus tenha misericórdia de nós...

a disse...

Pr. Renato,

Concordo com o Sr., isso tudo é simplesmente que as pessoas NÃO leêm mas a Bíblia, estão seguindo moda ou algum "profeta"...

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only