quarta-feira, junho 10, 2009

O Namoro Cristão. Parte IV

É licito o namoro entre o cristão e o não cristão?
Renato Vargens
Qual é o problema? Não tem nada demais. Eu posso evangelizá-lo e levá-lo para a igreja. Vai ver que essa é forma dele conhecer a Cristo!

É comum ouvirmos de nossos adolescentes e jovens frases como estas. Para muitos deles não existe o menor problema em namorar um não cristão. Entretanto, o que talvez eles desconheçam é o ensino bíblico de que não devemos nos colocar em jugo desigual com os incrédulos (II Co 6.14).
Para Calvino, o jugo desigual era nada menos que manter comunhão com as obras infrutíferas das trevas e estender-lhes a destra de companhia. Em outras palavras isto significa estar ligado ao mesmo tempo, lado a lado na mesma canga. É a metáfora dos bois ou cavalos que têm de andar juntos, desfrutando das mesmas práticas, porque estão presos na mesma canga.

Caro leitor, escolher uma pessoa que compartilha da mesma fé e sonhos é fundamental a construção de um namoro equilibrado e saudável. Como escrevi na segunda parte deste estudo, o namoro deve ocorrer entre pessoas que estejam em igualdade de situações. O fato de existir discrepâncias espirituais pode proporcionar um seriíssimo problema relacional entre aqueles que se gostam.

Do ponto de visto bíblico o namoro entre não cristãos e cristãos é absolutamente desaconselhável. Paulo, ao escrever aos coríntios ordena que um cristão ao se casar, deve fazê-lo “somente no Senhor”. Obviamente isso proíbe o casamento com incrédulos e, portanto, namorá-los.

Vale a pena lembrar o que a Confissão de Fé de Westminster diz a respeito do casamento entre cristãos e não cristãos: “A todos os que são capazes de dar um consentimento ajuizado, é lícito casar, mas é dever dos cristãos casar somente no Senhor; portanto, os que professam a verdadeira religião reformada não devem casar-se com infiéis, papistas ou outros idólatras; nem os piedosos prender-se a jugo desigual por meio do casamento com os que são notoriamente ímpios em suas vidas, ou que mantêm heresias perniciosas”

Soli Deo Gloria,

Renato Vargens
Silveira Pablo disse...

Fico imensamente feliz ao observar à partir da visão ótica das Sagradas Escrituras, uma vez que, confessando o meu ainda astreito conhecimento bíblico percebo homens assim como o Pr Renato, não apontadores, mas defençores dos preceitos e princípios de Deus à luz da Palavra. Esclarecendo, exortando, alertando e principalmente convidando todos os seguidores e servos de Cristo à serem "santificados na verdade, a Palavra de Deus é a verdade".

Fiquem na Paz!

Pablo, um buscador incensante do caráter de Deus

Anônimo disse...

Caro Pastor

Concordo com o que escreveu. Mas será possível existir jugo desigual entre iguais? Eu tenho visto tanto casal malfadado dentro da Igreja porque esse homem e essa mulher em particular, não têm nada a ver um com o outro. São tão diferentes cultural, academica e profissionalmente que têm tudo para não dar certo. Apesar de serem ambos cristãos e espiritualmente serem firmes. Um sábio Indiano disse uma vez que "bom casamento não é aquele em que os conjuges têm os mesmos objectivos mas aquele em que ambos olham para a mesma direção". Que acha?
João Gomes

renato vargens disse...

Prezado João,

Concordo plenamente. Existem casais em nossas igrejas cujas diferenças são gritantes.

abraços,

Renato Vargens

Dougllas Knnor disse...

É por isso que muitos abandonam a igreja pq tem um namorado ou namorada não evangelica pq o convivio intimo com o impio mesmo nao querendo tras concequencias para o nosso dia dia e quando se ligamos ja estamos como eles !!!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only