segunda-feira, outubro 31, 2016

Martin Bucer está com as inscrições abertas para o VESTIBULAR 2017 do Curso Livre em Teologia




O Seminário Martin Bucer visa atender a demanda por parte de líderes evangélicos que estão inseridos no mercado de trabalho secular, mas ativamente envolvidos no ministério cristão, e que desejem aprofundar seus conhecimentos práticos, bíblicos e teológicos. Por isto, os estudos são organizados de tal forma que permitem que o seminarista possa participar ativamente do curso sem comprometer sua agenda profissional, ministerial e, sobretudo, familiar. Evidentemente, ministros cristãos de tempo integral são igualmente bem-vindos para estudar no Martin Bucer! Sendo um curso semipresencial, é possível estudar no Martin Bucer sem a necessidade de mudar de cidade ou mesmo comprometer sua agenda com aulas em mesmo período de tempo diariamente. Nesse seminário, você faz o seu horário para estudar e cumprir suas tarefas, sendo indicado ao menos duas horas de estudo diariamente. 

O SMB é uma extensão do Martin Bucer Seminar (http://www.bucer.de/) na Alemanha. O Martin Bucer Seminar é um seminário teológico reformado fundado na Alemanha, com seu ensino alicerçado na fé reformada e com centros de estudo na Alemanha, Áustria, Brasil, República Tcheca, Suíça e Turquia. No Brasil, são oferecidos os seguintes cursos:

Básico de Teologia On line - 12 meses, no sistema EAD
Livre em Teologia (equivalente ao Bacharel) – 7 semestres, no sistema semipresencial 
Avançado em Teologia e em Missões (equivalente ao Mestrado) – 36 meses, no sistema EAD 

Sendo o objetivo do SMB equipar pastores e ministros para as igrejas locais, o currículo foi elaborado enfatizando mais os aspectos ministeriais do que acadêmicos. Por esse motivo, o SMB não busca o reconhecimento do MEC e oferece um curso que seja equivalente ao Bacharel em Teologia, uma vez que apenas as instituições autorizadas pelo MEC podem emitir diplomas do curso bacharel. Nosso reconhecimento é ministerial, através do testemunho dos nossos alunos e formandos. No entanto, temos trabalhado dentro das exigências do nosso país e da Alemanha, em termos de grade curricular e carga horária.

Como o SMB funciona? 

O formato do SMB combina aulas intensivas com experiência no ministério e acompanhamento por mentores. Duas vezes por ano, no início de cada semestre, todos os alunos se reúnem para uma semana de aulas intensivas, que acontece exclusivamente na sede em São José dos Campos. Após isso, a turma é dividida em grupos menores para participar dos encontros mensais, que acontecem nos polos regionais, um sábado por mês. Durante a semana intensiva há também algumas aulas de orientações para as disciplinas complementares ministradas via internet. 

Nos intervalos entre os encontros semestrais o aluno estuda em casa e desenvolve suas habilidades na prática do ministério. Este trabalho fora da sala de aula prepara o aluno para o próximo encontro e o levará a incorporar a matéria estudada na prática ministerial. 

Vestibular 2017

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas até sexta-feira, dia 4 de novembro, no site www.martinbucer.com. Mais informações pelo telefone (12) 3341-7039 ou pelo e-mail falecom@martinbucer.com 

Quem foi Martin Bucer?

Martin Bucer, nascido em Sélestat, na França, em 11 de novembro de 1491, foi membro da Ordem Dominicana, mas, por meio da influência de Martinho Lutero, deixou o catolicismo em 1518. Foi atuante na região do Baixo Reno, na Alsácia. Nesta região, tentou reformar a igreja em Wissembourg, mas foi forçado a fugir para Strasbourg, onde exerceu grande parte de seu ministério. Nesse tempo ele tentou mediar os debates entre Lutero e Ulrich Zwinglio sobre a doutrina da Ceia do Senhor. Mais tarde, Bucer atuou para se conseguir um acordo entre os evangélicos sobre os artigos de fé mais importantes, como na Confessio Tetrapolitana e na Concórdia de Wittenberg, trabalhando com Philipp Melanchthon neste último. Também exerceu profunda influência sobre João Calvino, especialmente na doutrina do Espírito Santo e no trabalho pastoral. 

Em 1549 ele aceitou lecionar na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, como professor de teologia, onde foi instrumental na segunda revisão do Livro de Oração Comum. Morreu em Cambridge, Inglaterra, em 28 de fevereiro de 1551, aos 59 anos de idade, tendo influenciado fortemente as tradições luterana, calvinista, anglicana e puritana, sendo celebrado como um dos pioneiros do ecumenismo evangélico.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only