quinta-feira, setembro 12, 2013

A Máquina do Tempo e o encontro entre Johann Tetzel e Edir Macedo

Por Renato Vargens

Pensei que a Máquina do Tempo demorasse um pouco mais para voltar a ativa, entretanto, bem antes do que eu pudesse imaginar ela voltou a funcionar.

Desta vez o "viajante" foi nada mais, nada menos do que o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo.

Macedo conhecedor do poder da Máquina do Tempo, resolveu usá-la e conhecer pessoalmente o seu maior ídolo, o monge dominicano John Tetzel. 

Tetzel ficou conhecido na história por vender indulgências. Seu obejtivo durante muitos anos fora levantar recursos para a construção da Basílica de São Pedro, o que fez absoluta maestria. 

Pois bem, logo que chegou em Leipzig, em Outubro de 1517, Macedo partiu ao encontro do monge dominicano. Ao encontrá-lo se apresentou dizendo:

- Prezado Johann, sou um fã seu! Fico encantado com a sua genialidade em levantar recursos para construção da Basílica de São Pedro. Achei brilhante a ideia que teve em vender indulgências! Bom, não sei se você sabe, mais eu também estou construindo um grande templo, "O Templo de Salomão."

- Ah é? respondeu Tetzel. Em que lugar? perguntou!

Replicou Macedo: - São Paulo, Brasil. 

- Caro monge, preciso de seus conselhos. Como você deve imaginar as despesas para construir um Templo são muito altas. Por causa disso, aqui vim, para aprender com você como conseguir dinheiro com vistas a conclusão dessa empreitada, o amigo por acaso pode me ajudar?

- Claro que sim, respondeu Tetzel.

Sem permitir que Macedo falasse alguma coisa o servo do Papa do Leão X disse:

- A primeira coisa a ser feita é botar medo no povo. Diga a eles que caso não contribuam com a construção do templo o mal poderá tocá-los. Ensine a eles que se contribuírem com ofertas generosas eles experimentarão salvação para suas almas. Leve-os a fazer a correlação entre dinheiro, ofertas, salvação e bênçãos divinas. Geralmente isso dá certo. Aqui na Alemanha por exemplo eu estabeleci um ditado popular que diz: "Toda vez que uma moeda cai na latinha, uma alma sai do purgatório." 

O Tetzel sem querer interromper e já interrompendo,  que moeda o que? Moedas não resolverão os meus problemas preciso de dinheiro vivo, no entanto, sua ideia é boa. Já sei o que fazer: Vou mandar os meus bispos organizarem a "Fogueira Santa de Israel." 

- O que é isso? Perguntou Tetzel. 

Macedo percebendo a ignorância do monge dominicano disse: - Rapaz, parece que eu vim aqui a toa. Você não sabe de nada, não entende nada. Deixa de ser bobo! A Fogueira Santa de Israel é uma forma de levantar recursos, (ops), de abençoar o povo com as bênçãos de Deus.

-Tetzel, me diga por favor como tem sido a sua experiência com o óleo ungido? Você está vendendo a quanto? E o sal grosso? Como tem utilizado este instrumento de prosperidade? A arruda deu certo aqui?

- Como é  que é ? Perguntou o alemão sem estar entendendo nada que o brasileiro falara.

Macedo já sem paciência replicou: - Não acredito que você não saiba responder o que sejam essas coisas.

Pensando alto e falando com seus botões o Bispo da IURD disse consigo mesmo: - Esse cara é um amador! Estou perdendo o meu tempo aqui. Preciso voltar logo para o Brasil, afinal de contas, "Zeit ist Geld" 

Sem se despedir daquele que até então fora seu ídolo, o bispo Macedo entrou na Máquina do Tempo, regressando ao Brasil onde de forma mirabolante criou a noite do "desencapetamento total."

Renato Vargens

Johann Tetzel: (1465 — 1519) foi um Monge Dominicano, talvez melhor conhecido por ter pregado a concessão de indulgências no século XVI. Sua autoridade como dispensador de indulgências foi concedida pelo Papa Leão X a fim de pregar por toda Alemanha. Em 1517, Tetzel tentava angariar - através das indulgências - doações em dinheiro para a construção da Basílica de S. Pedro e crê-se que Martinho Lutero se terá inspirado nele ao escrever as suas 95 teses.



Jonatan disse...

Simplesmente genial!

JPVIANA disse...

Amém!

saulo da cunha paiva paiva disse...

Pura verdade

saulo da cunha paiva paiva disse...

É com grande tristeza que tenho que concordar com a vergonha que se tornou o evangelho dos nossos dia .atuais. brother você foi genial

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only