A espúria doutrina das primicias.

Por Renato Vargens
Há pouco fiquei sabendo de uma nova modalidade gospel de tirar dinheiro do povo. 

Pois é,  eis que surgiu retumbante no território tupiniquim a doutrina das primícias.

Segundo os defensores desta nova modalidade de "contribuição financeira " , todo crente em Jesus deve oferecer ao seu líder as primícias de sua renda.  Nesta perspectiva, o cristão além de ofertar e dizimar na igreja ele precisa prioritariamente HONRAR com suas finanças aquele que o lidera.

O Patriarca apóstólico Renê Terranova em seu site oficial afirmou que a  primícia é uma semente tão singular, que mesmo antes de se instalar qualquer outra doutrina na Terra, depois da queda de Adão, o assunto que moveu o céu para terra foi a primícia. Segundo o Paipóstolo, Deus disse que Se moveria a favor de Abel. A primícia foi o primeiro assunto ventilado de discussão na Terra, entre o irmão mais velho com o irmão mais novo. Então, só nos resta o entendimento espiritual, e não a paga de um imposto novo, pois onde tiver a honra, ganhamos o respeito de Deus.

O  Apóstolo também disse que muitos ganham por entregar em fidelidade o dízimo, outros prosperam em entregar a oferta, mas outros tantos que dizimam e ofertam perdem tudo por não terem a sabedoria de não guardar o princípio da primícia. É a primícia que traz a honra e libera o favor do Eterno. Deus nunca travou uma guerra com ninguém sobre nada a não ser mover-se na terra por causa das primícias. Então, a primícia é o sinal que atrai a presença do Senhor para uma visita sobrenatural no nosso território (Gênesis 4).

Caro leitor, as vezes sou tentado a achar que vaca foi para o brejo! Lamentavelmente a  capacidade de alguns dos denominados líderes evangélicos em produzir heresias é absurdamente impressionante!

Confesso que estou profundamente estupefacto com a mais nova afirmação "Terranoviana".  Ora, afirmar que depois da queda a primeira providência divina foi instaurar a doutrina das primicias é demais da conta não é verdade? 

Pois é, sabe qual é o problema? Esses caras se acham maiores que as Escrituras, mais importantes que os apóstolos de Cristo, a última Coca-cola do deserto.

Há pouco soube de apóstolo moderno que ao pregar sobre a segunda carta de Pedro soltou a seguinte pérola: "Se eu pudesse falar com Pedro, de apóstolo para apóstolo diria que ele errou aqui."

Prezado amigo, diante das sandices apostólicas ouso afirmar sem a menor sombra de dúvidas  que a maioria das doutrinas dos neopentecostais fazem-nos por um momento pensar que regressamos aos tenebrosos dias da idade média, onde o misticismo, a “mercantilização” da fé, bem como as manipulações religiosas por parte de pseudo-apóstolos, se mostram presentes.

O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro. Em tempos difíceis como o nosso precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento, até porque, somente assim conseguiremos corrigir as distorções evangélicas que tanto nos tem feito ruborizar. 

“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. Colossenses 2.8 

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu , porém, sê sóbrio em tudo , sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”. 2Tm 4.3-5

SOLI DEO GLORIA NUNC ET SEMPER

Renato Vargens


23 comentários:

Amado Pr. Renato,
Graça e Paz!
Muito aprendo com teus posts, apesar de discordar de alguns, no geral muito me edifica e de certa forma alicerça minha esperança no genuino evangelho de Cristo, sem deturpações ou distorções.
Lhe adimiro pelo exímio compromisso com as Sagradas Escrituras, parabéns.
Belíssimo post, contudo o assunto mencionado "primicias", infelizmente já vem de longas datas... É lamentável dizer que já é empregado onde congrego a mais de 2 anos, e mais triste ainda é confessar que fiz parte destes "primicianos"....
Mas enfim... Deus tem separado os teus, e espero veementemente que façamos parte destes....
Fique na Paz amado.
Pablo Silveira

25 de agosto de 2011 13:47 comment-delete

O Nabucoterranova não tem limites.

O pior é ver tantos que o idolatram, falam que o cara tá "bombando".

Pior ainda é que o patrimonio dele vai aumentar mais, literalmente vai se locupletar.

Ele fala tanto de honra, de ser honrado, que o maior seja o menor então!

Que leve gente no avião dele para fazer tratamento de saúde, que tire o manto de púrpura e coloque no chão para os outros andarem por cima...

Quem nao vive para servir não serve para viver!

Já ouvi alguns pastores, na hora do dízimo dizerem: "está na hora de trazer o seu melhor para deus", então o que é o melhor? é o dinheiro?
Sei que sem Cristo não somos nada, somos vermes, mas o dinheiro é mesmo o nosso melhor?

Não ha limites para a loucura em nome da "fé", da exploração de gente sofrida, feridos em nome de deus.

#prontofalei

25 de agosto de 2011 14:22 comment-delete

Na verdade Pr. renato, está é só uma entres as novas modalidaes de contribuição. Há vários "pastores" vivendo(lugrando) com "seminários" de vida financeira que vão pelas igrejas afora ensinando essas falsas doutrinas. A "primícias é só uma numa relação de 5 tipos de ofertas além do dízimo é claro. São elas:

1- Primícias (dever ser entregue ao "sacerdote"(pastor)o valor refenrente a um dia de trabalho do seu salário, Ex.: R$560,00 dividido por 30 = R$18,66 esse é o valor da primícia, é para uso pessoal do "sacerdote";

2- Semeadura (essa é a da barganha, se vc que um bem material, eu espiritual, vc dever ofertar proporcionalmente ao tamanho da benção que vc quer);

3- Gratidão (Vc deve trazer todos o meses um oferta de gratidão pelas bençãos recebidas);

4- Ofertas voluntárias (aquelas que vão nas "salvas" para manutenção do templo);

5- Missões (essa não caresse explicação)

+ o dízimo (os 10% da renda bruta)

Eles ensinam que todas essas "ofertas" devem ser separada primeiro ao receber seu salário do mês, ou seja, antes de vc pagar qualquer gasto pessoal e despesas fixas do mês. Eles dão até uma planilhazinha do exel pra vc fazer o controle financeiro.rsrsrsr... e esses itens ai em cima são a prioridade da lista.

Eu, credula, até andei dando a tal das 5 ofertas + o dízimo, acho que uns três meses, mas depois parei, analizei, e vi que isso é um tremendo de engodo, ai parei de dar.

Resultado: Vc vê os pastores sempre de carro novo e vc sempre de buzum, eles frequentando os melhores restaurantes, e agente as vezes só tem ovo pra comer, e olha lá! Eles vestindo reoupas de grif, e agente roupa de saldão, quando não, ganhadas. Eles viajando pra baixo e pra cima e se hospedando em hotel 5 estrela, enquanto nós temos que fazer das tripas ao coração pra manter a energia elétrica, o aluguel ou prestação da casa, água, escola das crianças e tudo o mais. E ainda ser acusado de crente sem fé por passar dificuldades financeiras.
É DOSE PRA LEÃO!

Eles só querem a lã das ovelhas!

25 de agosto de 2011 14:31 comment-delete

Frequentei uma igreja assim por um tempo, nova na cidade, procurando uma congregação... bem, se você não tem o mínimo de conhecimento: já era!!!
O interessante é que o "negócio" foi se revelando aos poucos, a lábia é tanta que mais um pouco eles mesmo metem a mão na bolsa da gente, sem contar as palavras de vitória que quase hipnotiza.

25 de agosto de 2011 15:06 comment-delete

O pastor poderia me dizer quem é o apostolo que supostamente "peitou" o apostolo Pedro ao dizer que ele errou?

Queria ver tamanha arrogancia!!!

Por favor, me responda

walterhcsilva@hotmail.com ou @walterkano

Até mais.

Anônimo
25 de agosto de 2011 15:07 comment-delete

Caros amigos...consigo ver aqui somente um grande apego ao dinheiro, ao mesmo tempo que criticam as "modalidades de contribuicao" mostram que nao tem prazer em abencoar a obra de Deus, deixem de ser mesquinhos o que os "Terranovianos" fazem com as primicias com certeza irao prestar contas pra Deus, o que mais me chama atencao e que o Evangelho esta sendo anunciado as pessoas estao sendo abencoadas e ninguem fala nisso...Queridos ninguem ganha do Senhor no "dar".Eu fico "estupefacta"e cquando vejo lideres gays...lesbicas dizendo que Deus nao faz acepcao de pessoas vao totalmente contra a palavra de Deus.Estamos vivendo os ultimos tempos mesmo!

Claudia
25 de agosto de 2011 16:50 comment-delete

Compartilho da revolta e decepção do amado pastor, cada dia mais absurdos aparecem em nome de um cristianismo desfocado...

Esta semana já havia escrito a respeito deste assunto em meu blog:

Blog Intervalo Cristão: Semeando honra? http://bit.ly/nGlrhc

Precisamos urgentemente investir no estudo bíblico, em escolas biblicas dominicais, grupos de estudos biblicos universitários e tantas outras formas de nos apegarmos à Palavra de Deus, para que a proxima geração surja com bases sólidas no evangelho, diferente da atual, que em boa parte só pensa em se dar bem...

Ruy Cavalcante (@intervalocristo)

25 de agosto de 2011 18:03 comment-delete

Esses caras podem fazer parte de um grupo de aproveitadores, mas uma coisa eles tem, realmente não podemos negar que os caras tem muita imaginação para criar as novas fábulas, eles estão sempre inventando algo novo para imprecionar a galera que lambe o chão que eles pisam e faze-los colocar a mão no bolso querendo se dar bem igualzinho o chefe deles.

Luís

Anônimo
25 de agosto de 2011 18:39 comment-delete

Graça e paz Pr. Renato.
Se resolvermos entrar por esse caminho vamos chegar a conclusão de que quem entrega as primícias será morto como Abel. Não irá desfrutar de nada nesta vida. Acho melhor ficarmos só nos dízimos e nas ofertas (rs).
Fique na Paz!
Pr. Silas Figueira

25 de agosto de 2011 18:54 comment-delete

Esse povo vive dizendo que Deus astá restaurando o modelo de igreja de Atos, a igreja primitiva, mas só no que é conveniente pra eles né, a parte que diz que eles vendiam seus bens e repartiam entre todos conforme a nescecidade e que ninguém considerava exclusivamente seu coisa alguma, e que ninguém tinha falta de nada, eles ignoram. Pergunta se algum deles tá disposto a vender um de seus carrões, aviões, mansões, etc..., e repartir com os irmãos mais carentes, que são a maioria em nossas igrejas? Muito pelo contrário o que eles vão dizer é que vc não propera porque não tem fé. Isso é revoltante!

Isso demostra uma total ausencia de temor a Deus.

25 de agosto de 2011 19:06 comment-delete

morri!

eu já tinha ouvido falar demais dessa doutrina das primícias, mas, óbvio, nunca fui atrás pra me aprofundar... agora lendo os textos do Terradoida no site dele... meu Deeeeus!!! que isso?

26 de agosto de 2011 09:32 comment-delete

Caro Pr. Renato,


Alguns líderes denominacionais brasileiros, com certeza, se cada invenção que fazem contasse como patente o Brasil estaria liderando as estatísticas.

Cada dia que passa eles conseguem inventar e reinventar algo novo.

Como dizia minha saudosa vó: "Esses dão nós em pingo d´água e ainda escondem a ponta".

Em Cristo,


Renato Jr.
www.blogrenatojr.blogspot.com

26 de agosto de 2011 13:23 comment-delete

Quanto mais leio notícias assim, mais me convenço de que a pregação do verdadeiro evangelho em nosso país está cada dia em baixa. Evangelizar hoje em dia se tornou motivo de escárnio já que as pessoas estão com uma couraça de resistência e nos jogam na cara, que acreditam no Deus que pregamos, mas não vão para igreja porque não têm dinheiro. Fico muito triste ao ouvir isso porque igrejas sérias que buscam ter o evangelho como meta para resgatar vidas do inferno (já que o ide nos foi deixado) acabam indo no mesmo barco. Sabemos que devemos devolver a Deus o que ele nos dá, para manutenção de sua casa e outras despesas, porém, o que vemos hoje é barganha em nome de Deus. Que Deus abra os olhos dos que cegamente seguem a esses débeis e acham que estão ganhando algo com isso.

O meu povo sofre por falta de entendimento...

Na paz daquele que nos julgará e nos dará aquilo que plantamos!!

26 de agosto de 2011 13:31 comment-delete

Caro Pastor,
esta é uma triste realidade em nosso país. Pior é a idolatria de muitos por estes líderes religiosos. Certo dia em uma aula de teologia, um dos alunos (pastor) chegou a afirmar que o Renê Terranova é o apóstolo Paulo de hoje. Fico pensando como alguém que diz beber do vinho novo consegue afirmar uma coisa dessas?
Deixo um texto para refletirmos na vida apostólica.
Um grande abraço aos leitores deste blog e a vc pastor.
Alexandre

www.alewpereira.blogspot.com

Anônimo
26 de agosto de 2011 16:17 comment-delete

PR RENATO. TAMBÉM FICO INDIGNADO COM ISSO PORÉM UMA COISA TENHO OBSERVADO, ALGUMAS PESSOAS RECLAMAM, MAS NA HORA DE BUSCAR UMA NOVA IGREJA NÃO SE CONTENTAM COM A BÍBLIA E COM A GRAÇA DE DEUS E NOVAMENTE BUSCAM IGREJAS QUE PRATICAM ESTAS NOVIDADES.

27 de agosto de 2011 15:17 comment-delete

na verdade , temos uma parcela de responssabilidade em tudo que esta accontecendo, muitas eu mesmo, não tenho vivido um evangelho como nosso Senhor Jesus enssinou, não é raro passarmos horas curtindo a midia do intertimento e se esquecendo o que Jesus falou"examinais as esrituras e cuidais ter nela a vida eterna".
não é raro ver irmãos que que sem saber o que dizer quando é abordado por tjscomessam até a descultir ao em vez de falar das escrituras, na verdade eles estão fazendo o que nos deveriamos estar fazendo,quantos cristão sabem mais o que aconteceu em novelas e filmes das ultimas decadas, do que aconteceu na historia que ele carrega nas mãos(bilbia sagrada)todas as vezes que vai a igreja.
temos que urgentemente levantar a bandeira do santo evangelho senão seremos tragados pelas avalanches de invenções que virão por ai.
sempre falo a meus filhos cuidado com o entretimento.ele serve para desviar nossas atenções do foco que é a vida eterna em Cristo.

todos devemos cada dia mais orar e examinar as escrituras, pedir decirnimento a Deus do que vem e que não provem Dele. e não termos medo de falar a verdade. pois a palavra diz. não havendo profecias o povo se corrompe. não temos que temer pois a palavra é De DEus, nao nossa. Neste assunto sim cabe as palavras de Paulo;"todas as coisas posso naquele que me fortalesse" não sairmos metendo os pes pelas mão pessando que somos donos d e tudo, se endividado em que não podemos pagar. se examinarmos as ecrituras jamais seremos enganados por falsos enssinamentos.

Elias vilela
30 de agosto de 2011 08:34 comment-delete

Bom, a pouco tempo venho frequentando uma igreja, gosto muito da palavras, do louvor, mas sinto falta da escola biblica, o que existe são células que é bem diferente. E tive dúvida sobre primícias, decidi estudar na biblia e não há nenhuma porcentagem para primícias e devemos levar à casa de Deus, estendi que devierà ser usado parà obra de Deus, e não doar para pastores e pastoras como tem sido ensinado. Confesso que fiquei balançada ao descobrir a verdade!

19 de outubro de 2011 23:25 comment-delete

Acredito que todos os extremos são perigosos, Deus não necessita do nosso R$, mas ele se alegra quando pegamos a sua mão e confiamos nele.
O problema é quando fechamos o olho e nos apaixonamos por uma pessoa apenas, seja o Ápostolo Rene ou o Papa ou o meu pai, a biblia diz maldito do homem que confia no homem.
Penso que devemos dar conforme a nossa fé.
Penso que entre 100 mil pessoas é impossivel que existam 99 mil bobos.
Mesmo que o homem não preste, Deus não vai desamparar o justo, e eu tenho visto muitas pessoas que não tinham nada hoje estão adqurindo, pois a fé vem sendo despertado.
E se tem Pastor indo pra igreja de jatinho, não é problema de quem primicia, oferta ou dizima e sim de quem deveria administrar a obra.
Mas vamos abrir o olho, Deus não faz questão que você caia no fundo do posso. Se você está só dando e não esta recebendo com certeza Deus não está interessado no seu R$, experimenta trocar o valor financeiro por um afetivo, ou oferta o tempo daquela novela, do filme ou do futebol(nada contra, gosto muito do meu Grêmio) mas não é só dinheiro que tem valor pra nós!!!
Deus abençoe queridos!!!

16 de março de 2012 05:28 comment-delete

Graça e paz amado Pastor e leitores, quero dizer que estou vivendo uma crise muito grande por conta disso, e de muitas outras coisas, vivo numa igreja que prega esse doutrina, e que alem de pregar, coloca medo em seus fieis membro dizendo tipo de coisa assim: "Na bíblia da escrita que si o sacerdote falar favorável é favorável, mas si ele dizer que não é favorável, não é favorável." olho para isso e vejo: então si eu não entregar primicias o meu lider não libera uma palavra de bençao sobre minha vida! é triste dizer que depois de 8 anos que voltei para Cristo estou a ponto de parar novamente! pois perdi a credibilidade com a igreja dos dias de hoje! sei que existe muitas igrejas que não praticam isso, porem o amor e os laços de amizades que tenho na minha , não me faz deixar ir para outra igreja! sei que tenho que olhar pra Cristo, mas é triste pensar que tenho que sair da minha igreja! então por isso que no inicio do meu comentario falei que estou vivendo uma grande crise.

Peço a oração dos verdadeiros filhos de Deus por minha vida e de minha esposa que tambem esta na mesma situação! Ore pelo nome André que Deus saberá de quem si trata.
e parabens pela postagem.

19 de novembro de 2012 19:52 comment-delete

É PASTOR DEFINITIVAMENTE JESUS ESTÁ VOLTANDO, CREIO QUE É POR ISSO QUE ESTES "APÓSTOLOS E PROFETAS' DO SÉCULO DA APOSTASIA ESTÃO SE MANIFESTANDO.

19 de junho de 2013 15:07 comment-delete

é janise ,eu tambem ja frequentei esses lugares,,fui enganado ,mas DEUS pela sua misericordia abriu meus olhos e me tirou do meio desses lobos e me conduziu para um povo que nao prega coisa materias ,dizimos,primicias ,curas etc.. lá se prega a SALVAÇAO e as demais coisas sao acrescentadas na nossa vida..se quiser saber sobre esse povo deixo meu email reginooliveira@hotmail.com pois assim como DEUS me abriu os olhod quero tambem abrir os que estao em duvida,,, DEUS te ilumine

28 de agosto de 2013 16:41 comment-delete

Desculpa, não estamos aqui para julga cada um irá prestar conta .
Leila

24 de fevereiro de 2014 10:24 comment-delete

Desculpa, não estamos aqui para julga cada um irá prestar conta .
Leila

24 de fevereiro de 2014 10:27 comment-delete