Evangélicos com mania de Chico Xavier.

Por Renato Vargens

Por acaso você já reparou a existência de alguns evangélicos que gostam de advinhar o futuro dos outros revelando o que vai acontecer? 

Pois é, tenho um pastor amigo que passou por uma situação inusitada. Ele conta que juntamente com sua esposa foram convidados para um culto doméstico na casa de um casal conhecido. Ao chegarem ao local da reunião descobriram que o "culto"seria presidido por uma "profetiza de GEZUIZ".  

Bom, no tempo determinado a reunião começou, e após alguma canções, o comportamento da profeteira mudou. Para inicio de conversa ela começou a dar todo tipo de glória, falando alto, e trazendo as mais variadas revelações ao melhor estilo Chico Xavier. De repente a mulher virou-se para a esposa do meu amigo e disse: " Vaso do Senhor, veja que você está passando por um grande vento. O Espírito Santo me mostra que o seu marido é alcoólatra, mas  Deus me diz que você não deve ter medo, pois brevemente seu esposo se converterá."

Há pouco soube de um pastor de uma igreja histórica que teve a revelação que as muheres que usam roupas íntimas da cor vermelha podem ficar endemoninhadas.

Caro leitor,  cenas e relatos como esse se repetem em todo Brasil. Inúmeros profetas em nome de Cristo descambam a dar "revelamentos" absolutamente descabidos. Infelizmente tenho ouvido cada história que só de lembrar me faz ficar ruborizado.

Prezado amigo, vamos combinar uma coisa? Lamentavelmente algumas das liturgias evangélicas estão tão miscigenadas que um desavisado qualquer ao entrar em um de seus cultos pode pensar que entrou no centro espírita. Ouso afirmar que o sistema comportamental e doutrinário do neopentecostalismo brasileiro se deve em parte ao famigerado sincretismo religioso. O que nos leva a entender que mais do que nunca, precisamos em nosso país resgatar os valores da Reforma Protestante, retornando a Bíblia, fazendo dela a nossa única regra de fé. 

Isto posto, afirmo categoricamente que em hipótese alguma experiências mágicas esquizofrênicas, como supertições inequívocas e burrificadas devem nortear o comportamento de nossas igrejas, até porque, somos e fomos chamados pelo Senhor a vivermos um cristianismo equilibrado, racional, apaixonante e apaixonado por aquele que por sua infinita graça e misericórdia nos salvou.

Como inúmeras vezes afirmei neste blog, confesso que estou absolutamente perplexo e preocupado com os rumos da igreja evangélica. Chego a conclusão de que mais do que nunca a igreja brasileira precisa URGENTEMENTE de uma nova reforma, porque caso contrário, a apostasia será inevitável.

Pense nisso!

Renato Vargens

27 comentários:

Pra descontrair um pouco: Ja ouvi uma profetada assim; a mulher estava grávida e a profetiza fala "Eis que te digo, que o senhor me revelou, que esse filho que está na sua barriga se não for mulher será um varão de Glória!!!! Aleluas labashurias"

Se nao for mulher só pode ser varão né? Eita que falta discernimento!

19 de julho de 2011 12:05 comment-delete

'Vasos' que usam a si mesmos...

Triste.

Que Deus tenha misericórdia de nós!

19 de julho de 2011 12:05 comment-delete

Queria dizer isso não, mas o que mais se vê são pessoas que se acham os profetas de Deus, distorcendo as sagradas escrituras, e se defendendo de suas atitudes como sendo "ungidos do sinhô".

Na minha cidade natal, quando eu morava lá, sofri demais com uma determinada "profeteira", que via pecado em tudo, por exemplo: na cor preta,(nao podia usar roupa com cor preta)ou num corte minimo de cabelo e por ai vai...

Quando eu era de lá lutei tanto contra isso que tenho até hj trauma de determinados cultos onde começam a gritaria...

Poxa, eu tinha 13 anos quando isso começou....

Enfim... sabe o que aconteceu com ela? Nada!

Isso msm, apesar de toda luta contra ela, de ser até excluida do rol de membros da minha antiga igreja, ela nao parou...

A cidade nao tem mais de 3mil habitantes e já é a 3a. igreja que ela abre.
Eu nao sei onde está o erro... sinceramente, não sei!

Não adianta dizer que estão errados... eles continuam...

Eu fico sabendo de horrores que ela ainda tem feito por lá, escondida atras de uma mascara de "santidade".

São tantas histórias que escreveria um artigo inteiro aqui....

rsrsrsrs.....

Um abç...

19 de julho de 2011 12:08 comment-delete

Olá! Bom, concordo com você que tem pessoas que exageram demais e andam totalmente fora do que a palavra de Deus ensina, falando e fazendo coisas que não foi Deus que mandou. Mas a minha dúvida é a seguinte: se formos generalizar da forma como vc colocou então, Deus não manifesta o seu poder através da vida das pessoas ainda hoje em dia, como fazia no passado? pq se formos analisar a bíblia com este pensamento de que acontecimentos "estranhos" não passam de misticismo, acho que grande parte de acontecimentos da bíblia seriam nada mais nada menos do que simples mágicas ou misticismos, e não uma manifestação do poder de Deus. Um exemplo, no livro de Daniel, é o aparecimento enigmático da mão que escreveu mene mene tequel parsim, seria isto então misticismo? E Elias, que foi levado aos céus por Deus em uma carruagem de fogo? e a restauração da orelha de malco? por que antigamente Deus revelava seu poder através de coisas assim e hj em dia isso não pode acontecer? Na sua opinião (e pelo que vc conhece da bíblia), hj em dia não existem mais profetas, só nos tempos antigos?

19 de julho de 2011 12:18 comment-delete

Vc diz: "Chego a conclusão de que mais do que nunca a igreja brasileira precisa URGENTEMENTE de uma nova reforma, porque caso contrário, a apostasia será inevitável".

Eu digo: A Apostasia FOI inevitável. Não sei se só eu vi, mas não há mais pq esperar a Apostasia, ela é real em nosso meio pastor. Nós nem vemos. Vejo algumas em mim qd me auto-examino a luz das escrituras e com a ajuda divina tento endireitar as minhas veredas. Vejo algumas em homens que vão a frente e na mídia, seja qual for, inclusive esta, a internet, para "defenderem" o evangelho puro, que elas tentam fazer se adequar aos seus gostos e estilos. Vemos isso o tempo todo. A apostasia ja tomou conta de nós pastor, Já começamos a ceder... Se abrirmos os olhos ja estamos cedendo.

Precisamos de reformadores, precisamos muito de bons reformadores, Homens pequenos, insignificantes, que nada são, sem nome... Estes não se preocuparão em defender seus próprios dilemas. Homens Nascidos do Céu. Precisamos urgente.

@walterkano

Anônimo
19 de julho de 2011 14:56 comment-delete

Absoluta verdade!!!!!

Realmente necessitamos de um resgate dos valores da Reforma Protestante!

O barco está á deriva sendo levado por todo tipo de vento... O pior e que já tem gente demais "passando mal" com o balanço do barco...
Aja "Dramim dos céus" prá esse povo todo, que continuam embarcados "no mover".....

19 de julho de 2011 15:20 comment-delete

Paz !
Concordo com a irmã Priscila Lopes pois tenho a mesma dúvida que ela. Creio no evangelho genuíno, puro, sem emocionalismos... Creio no evangelho da CRUZ.
Porém certas coisas me deixam em dúvida: Se é ou não é de Deus!? Gostaria muito que o pr. Renato me tirasse essa dúvida.

Att. Thayse

Em cristo.

19 de julho de 2011 15:21 comment-delete

Irmãos, Veja Colossenses 3:15 "Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações" NVI. Tenho levado este verso em tudo quanto se diz de Cristo. Tudo quanto é de Deus não há confusão. existem profecias e profetadas. Sabe o q é ser profeta? É ser como Natã, que repreendeu a Davi. Confrontar o pecado, pregar Cristo e Chamar ao arrependimento. O profeta fala do que está nas Escrituras, e Deus não revela nada aos seus filhos fora dela. Tudo deve ser de acordo com a Escritura. Sabe pq o povo cai e acredita? Pq não conhece a Escritura.
Se Deus ainda atua como atuava, revelando coisas a seus filhos? CLARO QUE SIM. Deus é Deus, e Ele não muda, o que muda são pessoas que querem ser conhecidas por algo, então dizem: Deus disse, qd não disse, Ez 13:7. Deus continua a se manifestar, mas devemos tomar cuidado com o que vemos e acreditamos.
Outro dia fui numa igreja Pentaca, e começou as profecias, e um senhor bem velho atras de mim me cutucou e disse: O senhor vai falar com vc. Qd ele acabou de falar o Pastor me direcionou a palavra. Depois que ele terminou, o senhorzinho disse novamente a mim: "o Senhor vai falar mais ainda, preste atenção". Falou isso e o pastor novamente, lá da frente me conduziu a mensagem de Deus. Pode isso não ser Deus? Foi a primeira vez que eu fui àaquela igreja, e o senhorzinho sentou atras de mim e não levantou, e pastor desde o inicio estava la na frente. Posso eu duvidar de tal coisa? O Senhor ainda fala amados, e devemos crer, porém, com inteligencia e prudencia na Palavra.

@Walterkano

Anônimo
19 de julho de 2011 15:57 comment-delete

Infelizmente a maioria dos evangélicos são movidos a campanhas e profecias.
A Bíblia Sagrada ninguem ler, mais quado se fala que na igreja da esquina vai ter uma campanha com uma "profetiza" canelinha de fogo ai todo mundo se interessa.

Como disse o Martinho Lutero: "Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir".

19 de julho de 2011 16:08 comment-delete

Amém! creio que o discernimento de Espírito é o que nos faz diferenciar aqueles que realmente são usados por Deus e os que não são. E creio tbm que Deus não nos revela nada que não seja reafirmado pela palavra de Deus. E creio tbm que ainda nos dias de hj, Deus dá visões aos seus servos, pois Ele já falou comigo diversas vezes, bem na hora que eu precisava. Acho que o que o @Walterkano pensa o mesmo que eu, pois não acho que Deus se manifeste através de irreverências e atitudes antibíblicas, mas não deixo de crer na manifestação de Seu poder. Posso contar uma experiência de tive uma vez? Estava um dia aqui em casa, orando com meu namorado, e nós haviamos pedido pizza em uma pizzaria aqui perto de casa, e solicitamos a atendente que nos ligasse no número daqui de casa pra avisar qndo ficasse pronto, pq íamos buscar. Quando terminamos de orar, percebi que já havia se passado bastante tempo e já tinha passado da hora da pizza chegar. Daí resolvi ligar pra pizzaria e perguntar se a pizza ja estava pronta, e pra minha surpresa, a atendente me respondeu o seguinte: "Eu liguei pra sua casa várias vezes, mas um homem atendeu dizendo que ninguém podia buscar a pizza ainda, e que era pra eu ligar novamente depois". Eu pensei, "será que ela ligou errado?" e pedi pra ela confirmar o número, e ela confirmou e estava certo, e me jurou de pés juntos que não tinha confundido o numero. Naquele momento eu senti uma coisa boa no meu coração, como se Deus tivesse feito isso para q o nosso momento de comunhão com ele ali naquela hora não fosse interrompido. Foi só uma coisa que aconteceu comigo, mas ja houveram muitas outras, e por isso eu continuo acreditando que Deus fala sim ainda hj com seu povo! A paz do Senhor.

19 de julho de 2011 16:52 comment-delete

Por que será que as pessoas não querem imitar Jesus Cristo e ficam obsecadas pelas "revelações" mas desprezam a ordem de anunciar o Evangelho?
Seriam as revelações mais importantes do que anunciar o Evangelho?
Esses que adoram revelações sabem o que significa o Evangelho?
Mas uma coisa me chama muito a atenção: O Evangelho não traz popularidade e poder para ninguém.
E pasmem, NÃO HÁ NA BÍBLIA NENHUMA DEMONSTRAÇÃO DE PODER SEMELHANTE AO EVANGELHO!!!
Se as pessoas gastassem o seu tempo testemunhando a mudança de vida que tiveram através do Evangelho, mesmo que não dissessem uma só palavra, isso seria muiiiiiiiiito mais eficaz do que toda essa bobagem de revelação, por mais que gritem ou saiam à procura de tais coisas infantis e carnais.
Revelação é pura carnalidade!
A obediência a ordem de Jesus Cristo faria tranquilamente que tal bobagem fosse deixada de lado.
Mas aqueles que insistem em permanecer na rebeldia, usam da busca pela revelação para que sejam considerados espirituais. E Deus os entrega às suas concupiscências.
Dc. Henri - Membro da Comunhão Batista Clássica.

19 de julho de 2011 17:00 comment-delete

Tá feia a coisa! Eu já ouvi de algumas pessoas que,infelizmente,já disseram que não há diferença,principalmente do povo do ré té té,para os espíritas.O diabo tenta o tempo todo distorcer os ensinamentos de Jesus,inclusive através das práticas.Falta conhecimento do povo sobre as escrituras sagradas,consequentemente falta a prática verdadeira dos ensinamentos de Cristo.Satanás é o pai da mentira,pois é única coisa que ele criou!Devemos orar pelos que agem dessa forma e pelos que acreditam,afim de que eles saibam de que estão enrrados,de acordo com a nossa regra de fé!

19 de julho de 2011 17:29 comment-delete

Há profecias e profetadas.Como saber o que é que está sendo falado?Simples.A Bíblia nos diz como identificar se o que profeta falou é de Deus ou não.Basta ler a Bíblia lá em Deuteronômio 13 e ver se a tal profecia passa no teste.É preciso ler a Palavra,ela tem resposta para tudo.Não dá para ficar correndo e acreditando em tudo o que se ouve.Há muita maluquice por aí.Deus ainda fala e não é preciso de revelação especial(embora exista).Ele fala através da Sua Palavra,dos louvores,das orações...Quantos pastores tem sido menosprezados pelo povo,que está dando audiência aos ditos profetas.Esses muitas vezes ousam mandar nos pastores.Mesmo que um(a)profeta fale no Nome do Senhor,ele tem que respeitar a autoridade do pastor e não passar por cima dele.E na casa de Deus,tudo deve ser feito com decência e ordem.

lui
19 de julho de 2011 17:54 comment-delete

Eu agradeço a Deus por ter me revelado a Palavra da cruz que não se deixa levar por todo tipo de doutrina e fico feliz em ver que ainda existem irmãos que creem nisso, pena que são poucos, pois a maioria das igrejas não seguem a prática de um evangelho sem misturas...São pessoas que só buscam a emoção no culto mas não se interessam em ler a Palavra e livros que nos trazem ensinamentos.

Paz !!

19 de julho de 2011 19:21 comment-delete

PAZ PASTOR, ONDE EU CONGREGUEI, TINHA UMA "PROFETA" QUE SE O IBAMA PASSASSE POR LÁ, ERA CADEIA NA CERTA...ELA NUM PODIA VER VASO DE PLANTA DE "COMIGO-NINGUEM PODE" NA CASAS DOS IRMAOS...QUE ELA VIA DEMONIO EM TODO LUGAR...MANDAVA QUEBRAR TUDO...ELA TAMBÉM NÃO GOSTAVA (ACHO EU) DO BATMAM, ELA SEMPRE VIA UM HOMEM DE CAPA E CAPUZ PRETO EM ALGUM CANTO DAS CASAS...E TAMBÉM ELA TINHA TAMBEM O "DOM DO ULTRA-SOM"...NÃO PODIA VER UMA IRMÃ DE "BARRIGINHA" QUE LA VINHA ..."EIS QUE TE DIGO, ESTE VARÃO NO SEU VENTRE"...COITADA DAS IRMÃS E SE FOSSE SÓ VERME? E SE A IRMÃ TIVESSE UM POUCO ACIMA DO PESO? VERME MACHO OU FEMEA? ME DESCULPE O HUMOR...MAS TUDO QUE RELATEI ACIMA FOI VERIDICO...EU VI.

19 de julho de 2011 22:22 comment-delete

Olá, muito bom o post. Com sua permissão, vou colocá-la no meu blog.
Porém, antes, gostaria de compartilhar algo que aconteceu comigo hoje. Após ficar sem ir na igreja por vários meses (pelomenos 3), fui hoje ao culto na igreja onde ainda sou membro. Igreja de pastores que considero "ótimas" pessoas, bem intensionadas, porém, praticantes de todas as "heresias" características das igrejas neopentecostais. Fui ao culto hoje, querendo, desejando e precisando ouvir a Palavra, mas o único trecho bíblico falado durante o "culto" foi Josué 4:6 "...E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas." Este trecho foi usado para justificar o ínicio de "mais uma campanha", com o nome de "Campanha pela renovação da fé", ou algo parecido. Fiquei muito triste, pois ao invés de haver a pregação da Palavra o pastor que dirigia o "culto" só ficava contando histórias, narrando fatos de pessoas que foram "abençoadas" por Deus, falando que as pessoas deveriam participar dos elos da campanha e terem fé que a benção iria chegar, etc. Mas o pior, é que para a campanha valer, a pessoa deveria tocar no "óleo ungido" que foi jogado pelo pastor em cima de uma mesa, e depois limpar suas mãos em um pequeno pedaço de tecido, ao qual simbolizava o manto de Deus, e os tecidos não deveriam ser levados pela pessoa, e sim devolvido, pois seria sobre tais pedaços de tecido que o pastor iria orar depois. O pior de tudo, é que pensando estarem sobre a direção de Deus, esses pastores acabam ensinando errado ás ovelhas, isso faz as pessoas só irem aos cultos em busca de bençãos, e para isso precisam de tais campanhas. Pelomenos, não houve pedido de dinheiro, pois isso pioraria ainda mais a situação.
Agora faço algumas perguntas que gostaria de resposta ou sugestões:
O que devo fazer se não concordo, não creio, não aceito, não suporto mais coisas desse tipo?
O que fazer, se apenas eu penso assim em minha igreja?
O que fazer, se não encontro na minha cidade uma igreja com visão reformada, séria, comprometida com Deus e sua Palavra?
O que fazer, se apesar de discordar de tudo o que eles pregam e praticam, eu não consigo me achegar a Deus, para tentar fazer a diferença?
O que fazer, se sou o pior pecador que conheço e não tenho capacidade nem coragem de tentar mudar essa situação na minha região? (Nem na minha própria casa, pois não consigo organizar meus pensamentos e explicar nem pra minha esposa que ela ainda está no erro, por participar de uma igreja que também pratica coisas semelhantes - ela é de outra denominação e pensa que só minha igreja está errada, a dela não - a igreja dela é a lagoinha).
No mais é só isso, foi bem mais um desabafo, do que um comentário. Como disse antes, vou continuar postando seu conteúdo no meu blog, se houver problema, me perdoe e me avise. Obs: Sempre coloco a fonte. Meu blog: www.restaurablog.blogspot.com

20 de julho de 2011 00:12 comment-delete

Olá! Infelizmente os ezageros estão aí e é preciso buscar mais a palavra de Deus!
Quanto a situação relatada pelo irmão Valdir, minha esposa tem passado por isso! Peço que orem por ela e visitem no Yahoo os grupos cristianismo pleno e casais cristãos. Deus abençoe a todos e aos pastor Renato

Nei Junior
20 de julho de 2011 11:34 comment-delete

Pr. Renato,

Sempre leio os seus posts e gosto muito. O sr. termina boa parte deles com alguma frase que se refere a "necessidade de uma Nova Reforma". Tem algo que eu queria perguntar sobre isso: Isso é algo que passa pela sua mente como uma ideia "concreta" e "paupável", ou é apenas para mostrar sua indignação com a atual situação da igreja evangélica?

Hermann
20 de julho de 2011 20:10 comment-delete

Esse povo de Gezuiz e de Je$u$, só com Jesus na causa mesmo...

21 de julho de 2011 08:18 comment-delete

É impressionante caro Pastor Renato. Aqui na nossa igreja vira e mexe tem uns profeteiros que se levantam para dizer: "Servo meu, ASSIM DIZ O SENHOR, Eis que estou contigo todos os dias até a consumação dos séculos, eu acampo o meus anjos em teu redor para te guardar, todavia procura sê perfeito e andar nos meus caminhos para que não te aconteça mal algum"...Eu do banco fico olhando e pensando: "Aaaaah vá, é mesmo?". Desde quando Deus precisa usar alguém em "profecia" para revalar algo que já está na Bíblia e que todo mundo sabe.

Que Deus tenha misericórdia de nós

Em Cristo

21 de julho de 2011 15:50 comment-delete

Sem comentários. O pastor foi direto e certo. Abraços.

22 de julho de 2011 08:06 comment-delete

Esse povinho do "reteté" precisa de CONVERSÃO URGENTE!!!!

Isso é o que dá buscar "roda-roda, pula-pula, sapateia e marcha", e se esquecer da PALAVRA DE DEUS!!!!

O povo anda adorando "rolo" (enrolação), "profecia" (profetada), "visão" (visagem) e "revelação" (revelamento). TEM QUE ADORAR A JESUS!!!!

Adoremos a JESUS, e busquemo-lo em Sua Palavra!!!!

VAMOS NOS CONVERTER!!!!

26 de julho de 2011 20:56 comment-delete

Se argumentar não resolver, pega essa turminha, e dá uma bela duma surra de PERNA DE TRÊS!!!!

26 de julho de 2011 20:57 comment-delete

É, como o irmão do *RestauraBlog*, eu cheguei ao meu limite na denominação que congreguei e servi por 17 anos; Ja vai fazer uns 2 meses que renunciei tudo por la e não disse nem tchau pq o julgamento deles pra quem sai é sempre o mesmo, que caímos e estamos com demonio; então pra que tentar explicar alguma coisa, não é mesmo?
Não tenho ido a denominação nenhuma e nem tenho vontade; tenho estudado a Biblia e me interessado em aprender como nunca; leio livros dos reformadores e puritanos, coisa que eu nem sabia que existia; e tenho aprendido muuito c/ os videos de John Piper, Paul Washer, Leonard Ravenhill, entre outros; hoje posso fazer isso livremente mas antes nos proibiam qualquer tipo de literatura que não fosse escrita la pelo lider da denominação;e sobre ensinos biblicos tinha que ser so o deles mesmo.
Estou bem, graças á Deus, tenho orado ao Senhor e onde Ele me enviar irei, sei que Ele irá concluir a obra que começou em mim!

27 de julho de 2011 11:40 comment-delete

Esse povinho pseudo-pentecostal tem que parar com essa palhaçada de "siriandalanapraia", "ripalapatrás", "trepanavassoricanta", "assiessamalacai", e ler um pouquinho de Bíblia. Vai fazer uma diferença incrível.
O VERDADEIRO PODER DE DEUS MUDA o caráter das pessoas, e isso não dá muito ibope hoje em dia.
Já pensou, se o caráter exibicionista egocêntrico dos "crentes" contemporâneos for MUDADO PELO VERDADEIRO PODER DE DEUS???? Ninguém mais vai dar ouvidos à "teologia da prosperidade". O povo vai parar de adulterar, de se prostituir, de fornicar, de praticar homossexualismo (ninguém mais vai querer saber de "casamento" gay dentro das igrejas, e as igrejas dos gays vão fechar...), pedofilia, e coisas semelhantes.
Vão acabar as difamações, as injúrias, as calúnias, as injustiças.
A igreja vai resistir ao diabo, e ele vai fugir correndo da igreja com o rabo entre as pernas.

29 de julho de 2011 16:25 comment-delete

Não compare um ato de ignorância à filosofia espírita, um espírita leva anos e até mesmo décadas de estudo e mesmo assim há alguns que não estão preparados para o belo trabalho de socorrer espíritos obssessores.

23 de janeiro de 2013 09:03 comment-delete

Vejo com profunda tristeza uma pessoa que se diz cristã faltar com respeito uma das figuras que apenas pregou a caridade. Me perdoe irmão, mas confundir Chico Xavier com falso profeta é UM TIRO NO PÉ, uma total falta de respeito pela figura de uma pessoa que na minha humilde opinião apresenta comportamentos muito mais cristãos que o do Senhor.

3 de março de 2015 13:44 comment-delete