Por Renato Vargens
Paulatinamente o Partido dos Trabalhadores tem desconstruido os principais valores que fazem de uma nação um país desenvolvido. Lamentavelmente os pensamentos outrora inquestionáveis relacionados a família, educação, ética e moral têm sido relativizado nos últimos anos por aqueles que em nome do desenvolvimento, incentivam a desconstrução de valores indispensáveis a saúde da sociedade.
Pois é, senão bastasse a famigerada promoção pregressiva, o Ministério da Educação acabou de distribuir aproximadamente meio milhão de livros cujo conteúdo defende o novo "conceito" da lingua portuguêsa que endossa o falar errado por parte dos alunos. Para o MEC, o fato do professor corrigir alguém na forma com que se expressa, poderá contribuir com o aparecimento daquilo que denominam de preconceito linguistico, o qual segundo eles, pode ser prejuducial ao desenvolvimento do aluno.
Caro leitor, Este livro é uma das coisas mais estúpidas que o governo do PT já produziu neste país. Sinceramente a impressão que tenho ao ler este tipo de notícia é que essa corja politica sente prazer na "burrificação"do povo. Na verdade, a sensação que me toma a alma, é que o desejo deste bando nada mais é do que iludir o povo com mimos e presentes "esmoláticos" impedindo assim que o país cresça culturalmente, proporcionando com isso a perpetução da indústria da esmola, onde bolsas das mais variadas são distribuidas segundo o gosto dos coronéis.
Pois é, como bem disse o Zeca Pagodinho, "Deixa a vida me levar, vida leva eu"
Dias dificeis os nossos!
Renato Vargens
Pois é. Essa semana, a revista VEJA publicou uma matéria muito interessante o aumento no número de jovens leitores no país. Essa matéria aponta para uma eminente esperança para o futuro da educação de nossa gente. Não bastasse a insanidade do acordo ortográfico de 2008, nossos "excelentíssimos" políticos inventaram mais essa de "cartilha contra o preconceito linguístico". É bem verdade que na comunicação o importante é se fazer entender. No entanto, quando um aluno se depara com uma prova de vestibular ou de concurso, esbarra SEMPRE na norma culta da língua. Eis o primeiro indício de hipocrisia cultural. A verdade é que o PT é especialista em criar ganchos eleitorais. Esse é mais um. Essa história de "aceitar que se fale é errado" é um atenta à inteligência do povo. A língua muda, isso é fato. Mas o "bem falar" é (e sempre foi), acima de tudo, uma fascinante fonte de "beleza estética". Amigos do PT: polpem-me de suas alienações!
'Bóra' se curvar e fazer reverência a Alexandre Garcia, des-especialista renomado em Linguística e especialista em confundir a massa ignorante com mitos anacrônicos, colonialistas da Lingua Portuguesa, com sua abordagem obsoleta, retrógrada, autoritária e sem embasamento científico algum. "E TODOS APLAUDE...!!"
Será que as pessoas estão mesmo achando que esse livro possa "ensinar alguém a falar errado?". Em apenas uma página, ele explica o que é a variação linguística. O resto das páginas é como qualquer outro livro didático de língua portuguesa. É lamentável que as pessoas que nunca leram algo sobre a linguística sejam levadas por opiniões de "tudólogos" como Garcia que leem a orelha dos livros e saem cuspindo idiotices!
Ele fala de qual Coréia, a do norte onde ele mesmo já falou que morre gente de fome por regime comunista, ou do sul, que é apenas uma propaganda do capitalismo.
E quanto a China, será que ele não sabe que a grande virada econômica lá só foi possível por conta da PIRATARIA!!!
É Esse Alexandre Garcia é uma GRANDE PIADA!!!!
Caro Renato Vargens,
Texto certeiro! Publiquei um artigo e o seu link foi lembrado.
http://conversaprotestante.blogspot.com/2011/05/que-regresso-na-educacao-brasileira.html
abs.
Marcos Sampaio
http://conversaprotestante.blogspot.com
Gostei do comentário do Alexandre Garcia.
Outro dia, ajudei um colega, que está na faculdade, em um teste para renovar a "carta" de habilitação (sei que o certo é carteira, mas, em S Paulo, muitos falam "carta"), porque ele não conseguia entender o enunciado das questões. Conheço uma diretora de escola que foi questionada por uma colega da Bahia sobre o porquê de uma aluna com péssima leitura e escrita, ter passado de ano. Aparentemente, PT e PSDB (de S Paulo) têm visão semelhante sobre esse assunto.
A burrificação não está sendo feita de supetão, mas aos poucos:
- ontem, um sistema escolar que passa aluno com qualquer desempenho;
- hoje, uma página em um livro de português;
- amanhã....
Joab Barros
Meu caro,
Devo discordar do texto. Primeiro, tenho muitas críticas ao PT e ao pessoal de esquerda, porém, não concordo nenhum pouco com o pensamento de direita implicito no texto. Acho que a bolsa dada não deveria guardar relação com a família, e sim, com uma renda mínima para cada cidadão. É o que se faz em qualquer país "decente" do mundo. Engraçado, não vejo ninguém protestar quando o dinheiro é dado para o pagamento dos juros abusivos e aumento dos lucros bancários. E esse é o pensamento evangélico em sua maioria, de direita, egoísta que não pensa no próximo e em sua cidadania.
Segundo, o povo brasileiro não fala errado, pode até escrever errado. A diferença que a escrita segue o padrão, para não dizer o patrão, a fala é dinâmica e tem como função a comunicação.
Precisamos pensar!!! Vamos parar de reproduzir o pensamento das elites "culturais" e globais deste país.
Caro Ery,
A questão da língua sempre foi um diferencial e uma imposição das classes.
Este assunto é melhor abordado na linguistica, ramo do conhecimento que estuda a língua, e te indico um excelente livro que tem como título: A língua de Eulália. Seria bom se todo brasileiro amasse sua língua materna e reconhecesse nela uma identificação com a Nação, aliás foi isso que o Pessoa quis dizer. lamento que eu não ouça gritos de revolta quando a nossa é deixada de lado pelo uso de palavras estrangeiras, são muitos os itens, buyling, fast food e outros. Acho isso uma hipocrisia! Seria bom se a nossa educação fosse de boa qualidade, e que todos os brasileiros tivessem acesso a língua do PATRÃO, assim não seriam discriminados ou reconhecidos pela fala. O que não se pode admitir é que a lingua escrita, gramática, seja igual a língua falada.
Paz e Graça!! E que a gente não seja guiado pelo espírito das Elites, e sim, pelo de DEUS!
Concordo plenamente com as suas palavras!
Concordo plenamente com as suas palavras!
Concordo plenamente com as suas palavras!
Postar um comentário