Pensar em Deus reduz a ansiedade.

Por Renato Vargens

Uma pesquisa, feita por cientistas da Bowling Green State University, em Ohio, nos EUA, mostrou que pensar em Deus ajuda a relaxar e faz com que as pessoas consigam suportar melhor as dores. Os pesquisadores chegaram a estas conclusões após uma experiência com voluntários que foram divididos em três grupos de meditação.

No primeiro grupo, o "espiritual", os participantes tiveram que se concentrar e repetir frases como "Deus é amor" e "Deus é paz". Ao segundo grupo, o "secular", os pesquisadores pediram para os integrantes repetirem expressões como "sou feliz" e "estou contente", enquanto os participantes do terceiro grupo deveriam apenas relaxar.

Os três grupos realizaram a tarefa pedida durante 20 minutos por dia, ao longo de duas semanas. Nesse período, os pesquisadores usaram técnicas psicológicas para avaliar o estado de ânimo das pessoas. Além disso, mediam a resistência à dor verificando por quanto tempo os voluntários conseguiam manter as mãos imersas em água a dois graus Celsius de temperatura.

No fim da experiência, o grupo "espiritual" mostrou uma maior redução no nível de ansiedade que os outros dois. Os integrantes desse grupo também agüentaram deixar as mãos na água gelada por um tempo duas vezes maior que os outros participantes.

A professora que liderou a pesquisa, Amy Wachholtz, explicou que, ao pensar em Deus, os voluntários do grupo "espiritual" alcançaram um estado mais profundo do que o mero relaxamento. - É possível que exista algo único e inerente à prática da meditação religiosa que não se pode conseguir através de outro tipo de meditação ou do relaxamento - afirmou.
Prezado amigo, como é bom saber que o Senhor tem poder para nos livrar de toda ansiedade. Quão maravilhoso é poder desfrutar da comunhão com Cristo experimentando no mais profundo da alma a certeza de que Ele tem cuidado de cada um de nós.
Isto posto, vale a pena relembrar a linda canção Grupo Logos que diz:

"Lancemos sobre Deus
A nossa ansiedade
Pois Ele tem cuidado de nós
Assim falou Jesus
Olhai os passarinhos,
Não guardam comida
Prá manhã
Mas o nosso Pai
Celestial os dá. 

Assim falou Jesus,
Olhai no campo os lírios
Não fazem roupas
Pra vestir
Mas o nosso Pai
Celestial lhes dá.
 
Lancemos sobre Deus a nossa ansiedade, 
Pois Ele tem cuidado de nós"

Pense nisso,

Renato Vargens

3 comentários:

novidade para os ímpios, não para os crentes...pelo menos para aqueles que realmente buscam a Deus em Espírito e em Verdade..... Parabéns pela matéria

17 de fevereiro de 2010 19:29 comment-delete

Parabens pela postagem, pastor! Que bom que a ciencia deu a mão a palmatoria e admitiu que Deus é o melhor remédio. Só os cientistas falando isso para muitas pessoas crerem.

Anônimo
18 de fevereiro de 2010 12:25 comment-delete

Olá Renato gostei muito dessa materia falando sobre ansiedade,hoje vou pregar sobre esse tema e vou aproveitar p/ falar desse experimento científico,Deus te abençoe hoje e sempre,
psidarlene@hotmail.com

Darlene Evangelista Ribeiro Gomes
2 de maio de 2010 09:48 comment-delete