Evangélica, solteira e desesperada para casar!

Por Renato Vargens

O número de mulheres solteiras em nossas igrejas é muito maior do que de homens e a consequência direta disto, é que um boa parte destas, demoram muito mais do que gostariam para arrumar um namorado ou até mesmo casar.

Devido a "concorrência" e a pressão da sociedade para que case, não são poucas as mulheres que vivem um "inferno" existencial. As novelas globais como também os filmes hollwoodianos costumam enfatizar que a felicidade só pode ser alcançada através do casamento. Quem não se lembra dos finais dos filmes românticos, quando o casal se afasta abraçado e "são felizes para sempre?" Ou ainda dos últimos capítulos das novelas onde a moça apaixonada se casa com um lindo galã? Pois é, a mensagem subliminar, falsa, perigosa e cruel é que a mulher só se realiza através de outra pessoa. Infelizmente essa idéia se internalizou em muitas moças, de tal forma que toda energia vital não é canalizada para aprender a ser feliz, mas para arranjar um namorado e casar.

Conheço inúmeras moças que em virtude desta pressão se transformaram em pessoas azedas e amarguradas. Na verdade, movidas pela pseudo-verdade de que só se é possível ser feliz ao lado de alguém, tais meninas sucumbiram diante da solidão desesperando-se em busca de uma amor utópico.

Prezado leitor, Salomão em sua sabedoria afirmou com toda propriedade que existe um tempo determinado para todas as coisas. Existe tempo de abraçar e tempo para deixar de abraçar. Em outras palavras, ele está a nos dizer de que existem momentos da vida em que a solidão torna-se necessária.

Há pouco ouvi o desabafo de uma moça de 25 anos de idade completamente desesperada para casar. Segundo ela, o tempo havia passado e ela tinha ficado para titia. Ora, vamos combinar uma coisa? Ficado para titia com 25 anos é uma verdadeira sandice não é verdade? Para piorar a situação existem moças de 18 anos de idade chorando desesperadas aos pés do Senhor pedindo um marido.

Diante do exposto gostaria de aconselhar as moças a não se exasperarem, mas a confiar no Senhor e esperar o tempo e a pessoa certa para entrar no casamento. Agindo assim e não cedendo as pressões da sociedade com certeza experimentarão  momentos ricos e abençoadores na presença do Senhor.

Pense nisso!

Renato Vargens

136 comentários

  1. Na minha igreja o negócio é meio q inverso, tem uma marmanjada solteira (eu incluso) e quase nenhuma mulher na mesma situação.

    Estranho....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Martins! Homens também pedem ao Senhor "misericórdia", pois aquele que serve a Deus não faz coisas que os homens de fora da Igreja fazem (se é que me entendem), o que consequentemente aumenta a "pressão psicológica e sentimental". Mas, como bem escreveu o Pr.: Confiemos em Deus e olhemos para Ele. Ele tem nossos tempos em Suas mãos e Seus propósitos são firmes, constantes e eternos.
      Vamos aguardar no Senhor! Ele sabem tim tim por tim tim de nossas vidas!Lazaro estava morto, mas depois de 4 dias Jesus o ressuscitou. Aguardemos, podemos estar no dia 2 ou 3 ou até 4, mas Jesus está aqui!
      (Lancemos sobre Ele nossa ansiedade, pois Ele tem cuidado de nós).

      Excluir
  2. Martins,

    Dê o endereço de sua igreja que tenho certeza que inúmeras moças irão visitá-los no culto de domingo. rsrs...

    Abraços,

    Pr. Renato Vargens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha se ele divulgar vai chover mulher. Na minha igreja todo mundo namora ou é casado. Tem só uns dois rapazes solteiros Situação crítica no Brasil HAHAHAHAHA

      Excluir
    2. Estou solteiro meu email é speaker.76@hotmail.com mulheres evangélicas que quiserem conversar, aguardo respostas..
      abs

      Excluir
    3. ola paz do senhor,sou pastor pontes,querendo me casar.....mas está realmente dificil,sou pastor presidente da impbv.....meu email=pr.ponte44@hotmail.com ......

      Excluir
    4. eu sou solteiro meu email e kleuterfontinelle@hotmail.com mulheres evangelicas.......

      Excluir
  3. Realmente, eu me sentia assim antes, mas quando descobrimos a felicidade no Senhor, já não importa mais o nosso estado civil! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. importa sim Deus nos fez pra andarmos de dois em dois lado a lado,,,,,parabenizo-as nessa atitude,,,mas bom que homem nao fique só.....depois de ter conhecido amobs nao tem como permanecer só...bem quero me casar email pr.ponte44@hotmail.com =pastor pontes impbv=presidente

      Excluir
  4. A população feminina sempre foi maior que a masculina, tipo nascem 10 meninas/1 menino, nas igrejas a frequencia feminina também é maior, tirando que homem decidido e seguro de si, maduro, está dificil mesmo dentro de nossas igrejas, então moças orem e tenham fé porque estando no SENHOR, tudo se consegue.
    Sejam felizes, Gilbert Raposo um aprendiz em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Realmente temos que crer no Senhor por completo, isto inclui também esperar o tempo certo do cumprimento de nossas promessas. Não digo dizendo que é fácil, mas o jugo da solidão é só Deus que pode tirar, conforme o livro de Lamentações. Enquanto estiver no tempo da espera (solteira), devemos cuidar das coisas do Senhor, pois ai estaremos abreviando o tempo da espera já que o Senhor terá muito nos aprimorado para viver a benção do casamento.
    Solteira, não olhe para a mão do irmão e sim para o seu alvo!
    Amei o artigo!

    Abraços
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto!

    Embora não me encontre desesperada, vivo essa realidade. A pressão da família e dos amigos é grande e muitas vezes me entristecem.

    Pra piorar a situação, os únicos homens que tem se aproximado de mim são incrédulos (algumas vezes casados).

    Se manter fiel aos princípios cristãos é um desafio constante, mas que com a ajuda do Senhor, te torna bem mais fácil.

    Como foi citado anteriormente, "há tempo para todo propóito debaixo do céu" (Ec 3:1). :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim mas temos de dar um passo,agirmos,senhor nao interfere muito na área sentimental temos livre arbítrio de escolhas,percas e ganhos,mas devemos andar na sua direçao,bem procuro um amor pra vida toda,um casamento,,,eis me aqui,,pastor pontes presiddente da impbv=email=pr.ponte44@hotmail.com

      Excluir
  7. Pr.
    O que tenho visto muito nestes dias ao meu redor é que geralmente são mulheres lindas, inteligentes, independentes financeiramente, e que hoje tem entre 35 a 48 anos, e me colocando no lugar de alguma delas que são minhas amigas é que a cobrança da sociedade, da igreja e da família sobre elas é muito grande... mas a pior coisa que acontece com algumas de minhas amigas é que os homens se aproximam delas, brincam com seus sentimentos criando falsas espectativas e pulam fora, quando eles não conseguem com elas o que querem: sexo. Tenho visto minhas amigas chateadas, frustradas e carentes, e pior que muitas vezes esses homens frequentam igrejas estão em site que se dizem cristãos. E hoje algumas de tão machucadas desistiram! Eu lamento muito por elas.

    ResponderExcluir
  8. Olá amados!

    Acredito que, de fato, a sociedade tem exercido um papel decisivo na vida de muitas moças que, fracas na fém acabam tornando-se vulneráveis a certas críticas. Contudo, adicionalmente à questão número de homens crentes x número de mulheres crentes existe um fenômeno chamado "feminismo" que mudou muitos aspectos do comportamente feminino. O comportamente feminino mudou e vem mudando radicalmente nas últimas décadas, chegando-se a haver competição entre homens e mulheres em diversos aspectos. O problema é que, tanto homens quanto mulheres têm se esquecido de seus papeis no relacionamento, bem como de suas diferenças, limitações e singularidades, o que tem destruído relacionamentos ou, ainda, não permitido que eles sequer se iniciem.

    Moças, continuemos a esperar no Senhor pacientemente, alimentando-nos da palavra e da graça que o Senhor já tem derramado sobre as nossas vidas. Busquem estudar na Bíblia o comportamento das crentes e não se esqueçam que, apesar da sociedade à nossa volta, a sutileza feminina e o papel de auxiliadora do homem certamente ainda são muito valorizado, mas pouco colocados em prática.

    ResponderExcluir
  9. E qndo vc sente q encontrou a pessoa certa e não vê a hora de casar? Isso é erradoo? Namoro ha 3 meses mas tenho a convicção de q encontrei a pessoa certa... Temos condições financeiras de fazer isso... falamos em casamento mas a longo prazo... será q eu estou sendo anciosa? Meu problema não é sexo... É o desejo de construir uma família, de cuidar dele e compartilhar os sonhos de Deus juntos!

    ResponderExcluir
  10. Pr.Renato,

    O pensador T.Jones, disse uma grande verdade:
    “Porque não há tempo perdido em esperar quando esperamos no Senhor”.
    Esperar em Deus significa renúncia, determinação e coragem.

    ah! Gosto mto das suas postagens.
    Deus o abençoe,

    Ah! meu blog é:
    http://herdeirosdedeushd.blogspot.com/
    Suely Rezende

    ResponderExcluir
  11. O que Salomão escreve é ótimo!O que eu acho ORRÍVEL são pessoas forçando a barra e a consequência é a infelicidade.Já ouvi ou li do senhor que não era bom antecipar por conta nossa, algo como por exemplo a idéia central do texto,lembra? Pois é...o negócio é correr atraz da felicidade, se Deus não tiver,aí meu chapa,a infelicidade é dada como certa.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do que Dilair escreveu.Convivo com amigas lindas,cultas,que tem seu carro e apto e estão solteiras.Como eu aliás...rsrsr.
    Mas há algo mais acontecendo. Os homens se acovardaram.Perderam a audácia, a gentileza, e a vontade de assumir uma responsabilidade que se chama familía! Os mais velhos, só pensam em gatinhas, não valorizam uma mulher mais velha,pois a opção é grande.
    E ai eu pergunto: como fica o coração destas queridas amigas, que sonham em ter seu lar, seus filhos,seu marido de noite em casa.Contas pelo menos compartilhadas?
    Caro amado pastor, palavras não traduzem a solidão de quem está assim.Não é fácil resistir as tentações.
    sabemos que Deus sabe o que faz,e Ele tem o tempo certo, mas que não é soft light te digo que não é!
    Força amigas, e nunca deixe o desespero tomar conta de seu coração.
    DEUS SABE O QUE FAZ!!(mesmo que doa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. resista sim amada,,,mas aja tambem no caminho correto,quero dizer,luz deve andar com luz,,,,bem esta realmente dificil hoje em dia,,,,vigiar muito,bem eu procuro um casamento sim,sou pastor presidente da brasa viva,impbv meu email=pr.ponte44@hotmail.com

      Excluir
  13. É engraçado que muitas choram pelo casamento, mas, quando conseguem pouco tempo depois vem o divórcio. Elas nåo entendem que o maior problema delas nåo está na falta de casamento com um Homem, mas com Deus em primeiro lugar.
    Se elas firmassem uma aliança com Deus antes de tudo, nåo olhariam para as suas idades, e, no momento certo Deus faria o pleno nas suas vidas.




    JOAO MAPIE
    MAPUTO-MOÇAMBIQUE
    jmapie@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Verdade Pastor!
    A quantidade de Gente que está sendo dominado e/ou contaminado pela mídia é grande. Feliz aquele que teme ao senhor e na tua palavra medita de dia e de noite, Assim tem a possibilidade de livrar da contaminação do mundo.E alcançará força, e terá fé, que a boa, perfeita e agradável vontade de Deus está se cumprindo.
    muito bom o poste.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Pastor, ocaso é que as pessoas estão cada vez mais fugindo das responsabilidades. Há varios fatores que fazem com que os rapazes fujam do matrimonio. Um deles é a estabilidade financeira, onde hoje estou empregado e amanhã? Num mundo competitivo e exigente quem vence muitas das vezes são as de QI maior ( esse QI é quem indica rsrsrsrs ). Por isso compreendo o lado dos rapazes tambem.

    ResponderExcluir
  16. Pastor, gosto das suas postagens. O senhor é muito sábio e cauteloso. Quando o senhor descorda com alguem, o senhor faz isso com educação e sabedoria.
    Um abraço e que o nosso Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  17. Olá , gosto muito de ler seus artigos , ja leio a bastante tempo , eu venho aqui lhe pedir , por indicações de livros , de bons livros , por que quero le bons livros , que não sejam evangelicos , hehe , livros que tenham bons conteudos , e nada melhor que pedi a pessoas que tem bom gosto , agradeço a voce pelo seus site.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente , boa parte desse desespero se da pela cultura da mulher objeto , que vivemos nos ultimos anos . Ser virgem é como se a mulher fosse uma múmia ...
    Calma meninas a coisa nã é bem assim .

    ResponderExcluir
  19. O fato é que todas nós reclamamos disto, mas de uma forma ou de outra, em algum momento, todas, ou a maioria de nós, contribuímos para isso...
    Por tanta facilidade e abertura contribuímos para que isso viesse a acontecer... Não deveríamos nos eximir disto e sim criarmos nossas filhas, ou, aconselharmos, na medida do possível, aquelas que não são nossas, a assumir outra postura. Devemos e podemos, se quisermos, voltar aos bons tempos da verdadeira e sã PALAVRA, ENSINO E ORIENTAÇÃO DO SENHOR, e se não surtira efeito, pelo menos fizemos a nossa parte para consertar, "toda essa droga que já vem malhada, antes de eu nascer"...

    ResponderExcluir
  20. Pr. nunca vir alguém falar tão abertamente acerca de um tema vivenciado nos dias atuais. Realmente muitas são as represaria que muitos jovens sofrem nas igrejas por não terem se casado no tempo datado pela sociedade. Passei por essa etapa e só Deus mim ajudou a superar com visões totalmente diferente. A sua palavra(bíblia) foi de grande importancia nessa fase dificil, pois é nesse momento que o diabo se aproveita da situação para bonbardear a mente com palavras derrotista. Fico Feliz pelos cominhos traçado por Deus para sua igreja, que vai além do pensamento humano.
    Sua palavra diz " o que faço hoje não entendes tu agora" mas com o amanhã de Deus tudo fica mais claro.
    APZ que Deus ilumine sempre sua mente para nos trazer sempre uma palavra temperada como essa.

    ResponderExcluir
  21. Esse artigo me fez lembrar da pressão que sofri de meus lideres na igreja onde eu congregava, pois eles viam em mim a chamada ministerial (chamada da qual nunca duvidei, no entanto, falavam constantemente que eu so podeira ser consagrado a alguma coisa se eu me casasse. Eu tinha 21 anos, e não estava desesperado para casar, nem namorada eu tinha na época, mas isso para eles não era problema, pois a cada dia eles sugeriam alguem.

    certa vez fui hostilizado diante de outros lideres porque em disseram que se eu não casasse, eles não poderiam me consagrar a Evangelista, foi quando eu disse que não precisava me consagrar.

    Agradeço ao pastor Geziel Gomes, que reconheceu a chamada em minha vida, e não se limitou a esses paradigmas. A consagração não mudou muito minha função, pois continuei fazendo o que já fazia sem ela, no entanto, me garantiu respeito diante dos obreiros que possuíam uma credencial de ministro antes de mim.

    Me casei aos 34 anos, com alguem preparada por Deus que orava e esperava também pela pessoa certa, uma serva do Senhor que servia na obra de Deus como missionária tb. O que a juventude cristã precisa entender, é que não somos moldados pelos padrões da mídia, que determina quando as coisas devem acontecer, tampouco por pressões ministeriais.

    Parabéns pelo belo artigo Pastor Renato.

    ResponderExcluir
  22. CARLOS, 30 JULHO DE 2010. ESTOU AFASTADO DA IGREJA DESDE 2006. EM RELAÇÃO AO NAMORO E CASAMENTO É MUITO COMPLICADO! QUANDO ESTAVA NA IGREJA DE 2002 ATÉ 2006. OBSERVEI QUE MUITAS MOÇAS EVANGELICAS TINHA PREFERENCIA POR INCREDULOS C/ ESTABILIZAÇÃO FINANCEIRA(RESIDENCIA, AUTOMÓVEIS,OTIMOS EMPREGOS C/ BONS SALÁRIOS) E OS CRENTES SINCEROS, POREM NÃO TENDO EXIBIÇÕES DE BENS MATERIAIS, PERDIA PARA A CONCORRENCIA DOS INCREDULOS ABASTADOS.

    ResponderExcluir
  23. TALVEZ O FATO DE TANTAS MULHERES EVANGELICAS SOLTEIRAS SEJA ISTO: TODA MULHER PENSA EM TER SEGURANÇA NOS DIAS FUTUROS. É POR ISSO QUE ELAS SE CASAM C/ PESSOAS COM MELHORES EMPREGOS E COM MAIS RECURSOS FINANCEIROS, MAS NO BRASIL NÃO EXISTE MILHARES DE MELHORES EMPREGOS E NEM MILHARES DE HOMENS C/ MAIS RECURSOS FINANCEIROS. VIVEMOS NO CONTINENTE DE TERCEIRO MUNDO E DESIGUALDADES SOCIAIS. O BRASIL NÃO É A SUÉCIA E NEM SUIÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ECOS DO AVIVAMENTO, ESTOU ARREMPENDIDO DOS MEUS COMENTÁRIOS, SEI QUE ISSO NÃO VAI MUDAR A CABEÇA DAS MULHERES OU DA SOCIEDADE EM GERAL, MAS NÃO CONSIGO REMOVER, DELETAR ESSES COMENTÁRIOS. OBRIGADO! CARLOS.

      Excluir
  24. O negócio é que hoje em dia o que vale não é o caráter, o comprometimento com Deus, as convicções bíblicas, a boa intenção de formar família... o que vale é o CURRÍCULO... pois a teologia anda tão pluralizada e diluída nas Igrejas que esses valores tem ficado em último plano!
    Estou solteiro a 4 anos e no momento desempregado, e esta palavra espanta até a mais devota ao Senhor. Às vezes conheço uma irmã, a conversa flui animadamente, mas quando a palavra 'desempregado' surge, a hermana desaparece automaticamente no msn, às vezes sem nem dar adeus. Sou formado em Letras, tenho cartas na manga e o emprego é questão de tempo. Mas ta dificil achar irmã que queira começar do princípio e crescer junto comigo, elas estão querendo casar e ir direto pra mansão do príncipe.
    Mas graças a Deus que me fortalece com Sua Palavra diariamente para jamais abrir mão dos Seus princípios. Posso morrer solteiro, mas não vou afrouxar a moral por causa de uma esposa, isto seria idolatria. Por isso que tenho esperança no Senhor, que certamente tem reservado muitas filhas fiéis e com pensamento semelhante ao meu. O garimpo é árduo, mas pensa como será o máximo quando encontrar a cônjuge que pedi a Deus?
    Gostei muito da citação de T.Jones: "Não há tempo perdido em esperar quando esperamos no Senhor".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto aí Cléber. Procure se estabelecer, ou ao menos iniciar na sua carreira. Vai ser até melhor para a sua auto-estima. Aí naturalmente vc. vai se sentir melhor para conhecer alguém e ser feliz. Abçs.

      Excluir
  25. Olá pastor,

    Amei esse post. É uma grande verdade essa. Quantas moças se desesperam e esquece o chamado ou não investem seu tempo no reino de Deus. Para muitos eu sou uma solteirona, afinal tenho 31 e nem namorar eu namoro, mas continuo fazendo o que faço de melhor que é pregar e ensinar a palavra de Deus. Sei que um dia vai acontecer, quando eu não sei, mas sei que está no controle de Deus. Enquanto isso eu estou investindo no meu chamado, me formei em Teologia, estudo outros idiomas e me aplico cada dia mais no estudo da Palavra de Deus que é o meu porto seguro.

    Deus o abençoe pela orientação, sei que muitas moças se sentirão edificadas pela sua palavra.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. SEGUNDO O JORNAL DA BAND. TV.14/08/2010. ATÉ 2020 NA CHINA CHEGARÁ O NÚMERO DE 21 MILHÕES DE HOMENS SOLTEIROS.

    ResponderExcluir
  27. Tem um Presbítero na minha ex-congregação que sofre faz anos por não ser casado, e falta 1 ou 2 anos pra chegar nos 40. Mas o problema dele nem é a idade e sim a situação e mentalidade dele, mora com os pais, não se gradua nem busca crescer e só quer saber de garotinha ou se for mais velha, precisa ter carro, casa, ser bonita sendo que ele não tem nada disso. No entanto, com 10 minutos de papo ele espanta qualquer mulher que tenha os neurônios no lugar rs

    O problema é maior que isso, se com 17, 18 anos a pessoa não arruma um namorado a família/igreja/amigos já começam a pegar no pé, por causa da pressão arrumam uma pessoa errada, se decepcionam e perdem a confiança no sexo oposto. Quando adultos, homens não querem compromisso e mulheres não quererem lutar junto, já querem a luta ganha.

    ResponderExcluir
  28. Tenho 34 anos, me considero menina dos olhos de Deus, bonita, inteligente, bem sucedida profissionalmente....e não tenho pressa!!! hahaha..sou bem resolvida!! Mas sei q qdo chegar o momento serei a super esposa e mãe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh isso mesmo Tati.
      Relacionamento eh coisa seria. Se não for pela verdadeira motivação (o amor), não serve.
      Sempre falo que o importante não eh o tempo da relação, mas a qualidade dessa relação.
      Muitas mulheres querem casar a qualquer custo, e acabam encontrando um sapo e depois vem o sofrimento.
      Encontrar um homem que ame em todos os sentidos não eh fácil. Isso exige presença, cuidados diários, respeito (fidelidade eh item básico), carinho, dizer não.
      Espere, mas fique atento por Deus vai te dar oportunidades de vc conhecer alguns homens, e dentre eles, vc poderá sentir algo e pode ser o começo de tudo.
      Fazer amizade primeiro, conhecer bem eh importante.
      Grande abraço e Deus te faca sentir todos os dias, essa forca que vem da alegria dEle.
      :)

      Excluir
  29. Primeiro chora pq não tem marido. Daí, aparece um pé rapado, que não quer nada com nada, mas como ela está solteira e se apega, casa com ele e depois chora para o pastor que quer se separar.
    Estou com a data do meu casamento marcado, graças a Deus consegui uma pessoa bacana, no entanto, só consegui depois que percebi q não adianta procurar desesperadamente e sim, perceber as coisas ao nosso redor, e as pessoas.
    Gente, felicidade em um relacionamento não está em dinheiro ou bens que este pode ter, mas no amor, companheirismo, comprometimento...

    Em Cristo, do sempre leitor

    João Francisco Mendes

    ResponderExcluir
  30. Tenho 29 anos e nunca namorei. Me envergonho de dizer isso a todo mundo, não confio em contar porque até entre os cristãos é como se eu fosse um peixe fora d'água; já riram de mim, na minha cara... acho que isso é visto como algo estranho demais, é como se eu tivesse um problema por não ter tido ninguém, entende? Sou bastante tímida, esse é o grande problema =p
    Às vezes eu acho os homens brasileiros muito exigentes... acho que nasci no lugar errado...questão física mesmo, não tenho tipo de brasileira.
    Outra coisa que me espanta encontrar em incrédulos tudo o que eu gostaria de encontrar em um cristão. Me chateia muito chamar a atenção de incrédulos quando exponho meus pensamentos e opiniões sobre diversas coisas e os cristãos nem 'tchum'. Na minha opinião, os valores estão beeem invertidos. Muitas vezes acho incrédulos mais fortes, determinados do que os próprios cristãos. Talvez por já terem como garantido serem de Deus e crerem que as bênçãos devem vir como consequência. Isso me entristece, mas não posso fazer nada, infelizmente... isso me deixa bastante confusa.
    Já fiquei muito desesperada, mas hoje não. Apesar do que eu relatei acima, me sinto bem... tenho esperanças, claro, mas não posso fazer disso a minha vida. Porque depois que casar, e aí? O casamento não pode ser um fim em si mesmo, mas um complemento natural na vida de quem quer ter alguém pra compartilhar tudo. Enquanto isso, o jeito é buscar a Deus e olhar muuuuuito bem, pra não se arrepender depois. Essa de casar e deixar as coisas importantes pra depois, não dá. Acaba em divórcio, com certeza. E isso eu quero beeeem longe de mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivo a mesma situação que a sua, tenho mesmas convicções, Só que chegando aos 42,e me sinto triste por ver que na vida das outras pessoas isto é anormal. No mundo É anormal, dentro da Igreja é anormal ( Porque se assim não o fosse não estaríamos nesta polêmica aqui!) - Por isto me sinto anormal!

      Excluir
  31. Na minha igreja, o q ocorre é um excesso de temor por parte das doutrinas extremamente tensas em questão de namoro, o q juntando-se com insegurança dos homens (incluindo eu) e excesso de perfeccionismo tolo das mulheres gera uma multidão de solteiros q simplesmente NINGUÉM QUER NINGUÉM!

    Parece mentira, mas se só sobrasse de humanos o povo da minha igreja, possivelmente em poucos anos a humanidade seria extinta kkk

    É triste esse quadro, muito triste.

    ResponderExcluir
  32. Ah, eu tenho 22 anos e não sei o q é namorar. Não sei se é só minha insegurança, minha aparência (não faço o estilo de muitas meninas, pelo visto), minhas convicções, minha seriedade, meu pensamento, vai entender, só Deus sabe.

    ResponderExcluir
  33. Recado para minhas amigas mulheres: Esconda seu coração em Deus a tal ponto que todo homem terá que buscar a Deus para encontrar-lo..

    abraços com carinho a todos, que DEUS os abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  34. Voces reclamam atoa, eu estou aqui solteiro, e com fe que em breve Deus, que nao quer me ver solteiro toda a vida, vai preparar para mim um belo casamento, com uma serva Dele, pois Ele sabe que eu detesto solidão e que estou a procura da Rebeca e O Senhor mesmo disse que eu fizesse a minha parte portanto nao estou de braços cruzados. Jaco, quando sentiu que tinha chegado a sua hora ele saiu a procura da sua mulher e olha que teve que pagar o maior micão para seu tio, mas tudo suportou pelo amor de sua amada portanto eu estou aqui tambem pagando o maior mico e buscando alguem que acha que nao existe sua cara metade.

    ResponderExcluir
  35. Martins por favor, passe o endereço da sua igreja, pq ao contrário da sua a minha tá entupida de mulheres solteiras. rs

    ResponderExcluir
  36. Aconselho os irmãos e irmãs solteiras a conhecerem o www.fidelitate.com o site facilitador de encontros entre cristão, surgiu para ajudar o pessoal da presbiteriana que sou membro, mas tem bem mais gente de Deus agora.

    ResponderExcluir
  37. O problema maior disso tudo é que a pessoa se fixa nesse desejo e não o tira mais da cabeça, o que gera a insatisfação da "demora" em aparecer a pessoa certa, enviada por Deus.
    Afinal, Deus vive enviando mesmo seus escolhidos, uns aos outros? Penso que Ele nos deu discernimento pra saber se estamos diante da pessoa "certa" para com ela constituirmos família. Em todo caso, há muitas "crenças" neste sentido.
    A única coisa que sei é que Deus disse que não era bom que o homem fosse só. Mas na época não havia a mulher, então era preciso criar uma. Hoje não, o mundo já está povoado e não acho que Deus tenha que enviar o príncipe (ou princesa) encantado a quem quer que seja. Posicione-se como cristão e escolha!

    ResponderExcluir
  38. Olá, tenho 31 anos, solteira, e por muito tempo vivi esta triste realidade da pressão familiar, só quando resolvi pensar na minha felicidade através de Deus somente e ninguém mais é que passei a viver bem. Até doenças cheguei a ter e hj estou liberta, em nome de Jesus. É verdade sim que "que existe um tempo determinado para todas as coisas" e hj eu vivo esse tempo e todos me respeitam por isso sem mais me pressionar.
    A decisão de ser livre depende de nós, Jesus já está c/ as mãos estendidas.

    ResponderExcluir
  39. Abordagem interessante a deste artigo. Talvez por isso tenha surgido sites de relacionamento que se intitulam cristãos, tal como o teprocurando.com.br e o parperfeito.com

    ResponderExcluir
  40. Abordagem interessante a deste artigo. Talvez por isso tenha surgido sites de relacionamento que se intitulam cristãos, tal como o teprocurando.com.br e o parperfeito.com

    ResponderExcluir
  41. sou musico nasci no evangelho e já frequenteia várias denominações evangélicas,hj estou afastado ha 1 ano e um dos motivos é exatamente este de sofrer discriminação nas igrejas pelo fato de ter 38 anos e ser solteiro morando sozinho, já fui noivo ha uns 7 anos atrás mas não deu certo pq ela ñ queria casar e si juntar, depois disso só namorava alguem por 6 meses e ficava e ainda fico de 2 ha 3 anoa sem namorar, no meu ponto de vista as mulhers em geral me julgam pela aparência, pois sou sério e ao mesmo tempo tímido(mas nunca fui timido para realizar a obra de Deus) mesmo assim o que prevalace mesmo com as que são de Deus é o maldito feminismo modismo mundano e a posição financeira que fala mais alto até mesmo dentro da igreja, antigamente as pessoas se casavam para fazerem as outras felizes, hj casam - se para serem felizes...percebem..???? gostei muito das opniões expressas nesse site!!!abraços a todos.

    ResponderExcluir
  42. Se o texto não convenceu, na Austrália e na China, estão desesperados por mulheres pois há bem mais homens. Não é À toa, mulheres, que as línguas do futuro são o inglÊs e o mandarim :)

    ResponderExcluir
  43. Vou além. Alguns talvez nunca se casem e isso é perfeitamente natural. Curti o texto.

    ResponderExcluir
  44. é, se fosse com o amigo que escreveu ele talvez não iria gostar de ficar até os vinte e tantos anos sem casar, e sem aparecer alguma pesquetiva.
    Complicado!!!!

    ResponderExcluir
  45. Concordo em gênero, número e grau. Até complementa meu pensamento sobre os malditos estereótipos dos contos de fadas que postei aqui: http://vivendocidade.com/contos-fadados e também complementa mais um post do mesmo site com relação à espera pela hora certa para casar e ter filhos http://vivendocidade.com/fiquei-velho-meu-filho-nasceu
    Vale a pena dar uma lida.
    Adorei seu site e sou entusiasta dessa mesma visão de vida e apologética cristã.

    ResponderExcluir
  46. Tenho 35 anos,ainda estou solteira (formada e funcionária pública), realmente não é facil suportar a solidão, a carencia, a pressão da familia, amigos e ate mesmo dentro da igreja(porque já passei dos 30). Alguns dias atras, um pastor da igreja (solteiro, 29 anos, ensino medio) começou a brincar comigo chamando-me de orgulhosa, entrei na brincadeira e sentia bem mais motivação para ir a igreja (por causa dele-rsrs), mais nunca falamos nada sobre nós dois (era apenas o sorriso no rosto).Certo dia uma irma me disse que ele ia embora por não estar satisfeito na igreja, descobrir que ele ainda não tinha sido consagrado como pastor. Fiquei muiiiiiiiiiiiiiiito triste, choreeeeei, pelo fato dele ir embora, pois já estava pensando na possibilidade de dar uma chance para ele, mesmo ele não tendo todas as caracteristicas do homem cristão que pedir a Deus como marido, porque tinha o principal que era a pregação da palavra de Deus. Então, orei a Deus pedindo perdão, visto que me coloquei em situação de risco, não pelo fato dele não ser pastor, mas que atraves dessa situação, ao conversar com ele, percebir que ele era imaturo, rancoroso, e orgulhoso, entre outros. De fato precisamos estar firmadas na palavra de Deus, sempre orando pedindo proteção de todo o mal. Agora, desejo estudar mais a palavra de Deus e me envolver em sua obra. Creio que o SENHOR tem o melhor para mim (NÓS). Precisamos deixar de lado a ansiedade e a nossa IDADE-rsrs. Em Cristo com amor.

    ResponderExcluir
  47. A paz, amados irmãos! Eu gostei muito da matéria, pois me encaixo no perfil de solteira à espera do amado. Eu tenho 44 anos com aparência de 35. Nunca casei, nem tenho filhos, sou independente, mas de Deus dependo totalmente. Tenho um sonho de ter uma família e quem sabe um filho? Creio realmente que há tempo para todas as coisas acontecerem. Teve alguém que me disse: para você o tempo já passou demais, outro disse: você escolhe demais...e por aí vai. Hoje não me importo mais com os comentários, mas sim em agradar a Deus. Quero que a vontade dEle seja feita em minha vida. Nas vezes que escolhi, não soube fazê-lo, quando fui escolhida, não deu certo. Agora parei e resolvi esperar realmente em Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus. Agrada-te do Senhor e ele satisfará aos desejos do seu coração. Eu só peço a Deus que não permita que mais nenhum homem se aproxime de mim, se não for da vontade dEle, o que Ele tem para mim. Tive algumas decepções, mas mesmo assim, confesso que a culpa em parte foi minha, pela ansiedade e pela deobediência. Tudo isso atrasa os propósitos de Deus para nossas vidas. Quem está casado quer ser solteiro, quem é solteiro quer se casar. O ser humano nunca será satisfeito de fato, pois a maioria é incorfomada. Quero ter um coração grato a Deus por tudo que Ele tem feito na minha vida e na vida da minha família. Creio que não ficarei solteira por muito tempo, mas peço a Deus discernimento para perceber quando chegar a hora. Hoje estou envolvida na intercessão da minha igreja em Niterói, estou aprendendo a tocar violão e já toco em algumas reuniões. Eu quero a cada dia ter uma intimidade maior com Deus. Confesso que estou orando pelo meu varão e já agradecendo pelo meu casamento. Nosso Deus traz à existência o que não existe. Não desista dos seus projetos, não desista de querer se casar, não importa a sua idade, não importa o que os outros dizem. Deus está atento as nossas orações e a seu tempo cumprirá as suas promessas na vida dos que esperam nEle de fato, em santidade.
    Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  48. Graça e Paz, Pastor!

    Como diz o ditado: "Este assunto dar panos pras mangas".
    Muito interessante e oportuno o assunto abordado, entretanto, existe uma barreira grande demais quando se trata de namoro, noivado e casamento, sobretudo na idade entre 35 e 50 anos (Tenho 42). Os "irmãos", em sua maioria, nesta faixa etária (não só na minha igreja), não dispensam nenhum interesse em mulheres cristãs, independentes, inteligentes,etc, mas em "meninas", se comparando àqueles que são do mundo. É complicado demais viver uma vida sozinha, e não estou falando em sexo, mas antes de tudo; companheirismo, cumplicidade, amizade, etc....
    Só o Senhor para nos dar sabedoria e discernimento para não nos enganarmos com os sentimentos mentirosos...

    ResponderExcluir
  49. Há uma questão aqui. As igrejas focam muito "família". Hoje vi um pastor dar entrevista dizendo que sua igreja foca exclusivamente na família, todas as ações e perguntou ao entrevistador "você já viu uma igreja assim, a nosso é deste jeito".
    "Ah, mas isso não é de Deus". É claro que é. Mas a igreja existe para pregar o Evangelho para casados e solteiros, separados, viúvos e os que ficaram para titias e titios (ou acham que ficarão, pois creio como o pr. falou, há tempo para tudo!). Minha esposa e eu estamos há 2 anos e meio casados, e ambos tínhamos mais de 30 anos quando nos casamos. Tinha o tempo de Deus. Vi uma das pessoas comentando sobre maturidade. Um dos motivos de esperar em Deus é esse. Escrevi um post sobre "Guerra dos sexos, ou nos sexos (gêneros)?" que trata um pouco a respeito dos homens e mulheres no cenário atual, acredito que AMBOS precisam amadurecer para seus papéis, convido a lerem: http://leandrohdias.blogspot.com/2010/12/guerra-dos-sexos-ou-nos-sexos-generos.html
    Deus os abençoe em Cristo!

    ResponderExcluir
  50. Tá na cara que hoje e sempre as pessoas procuram pares pelo visual, se na igreja tem o cara "boa pinta" e a menina "carinha de anjo" certamente serão esses os mais cobiçados.
    Ninguem hoje quer perder mais tempo prá conversar e conhecer realmente o carater, inteligencia de uma pessoa. Parece uma disputa prá ver quem sai melhor.
    A grande maioria das pessoas solteiras nas igrejas e até fora não são atraentes fisicamente ou são timidas(os) e isso atrapalha grandemente uma possivel conquista.
    Acho que precisamos parar e tentar conhecer a pessoal verdadeiramente, se apaixonar pelos ideais, pelo carater e quem sabe mais pessoas poderão de casar e ser felizes por muito mais tempo.

    ResponderExcluir
  51. Pr. Renato, e a todos graça e Paz!
    Eu gosto dos seus textos sempre coerentes e certeiros! Bom, em minha igreja não é diferente, tem uns caminhões de mulheres solteiras entre 18 a 50 anos, a maioria bem sucedidas, excelentes empregos, ótimas graduações independentes financeiramente etc... Já ao contrário de muitos acima, os poucos HOMENS que tem preferem as meninhas enfim eu sei em quem tenho crido, estou solteira, livre, bons empregos várias formações e não namoro desde 1990 estou viva FELIZ e confiante em Jesus que um dia construirei uma linda família aos pés do Senhor Deus. Pode cobrar a sociedade as bocas felinas de alguns "cristãos", mas Cristo é o primeiro lugar a demais coisas serão acrescentadas. É duro ouvir críticas sim é, o pior ainda e os"cristãos" tentar Arumar namorados pra gente, e detalhe aos olhos deles sempre são os "piores" que eles acham que combinam com agente, (o filho do pedreiro..do zelador..do fotografo... o meio doido da cabeça..o desequilibrado etc... nada contra esses pessoal aí + é o q eles acham)Dessa gente posso esperar o pior, mas do meu Deus virá o MELHOR se eu casar glória a Deus, se eu não casar glória a Deus tb e eLe continuará sendo Deus em minha vida.Isais 58.11. MULHERES e HOMENS de CRISTO continue a esperar no Senhor é a melhor e maior opção de nossa vida.Que Deus a todos abençoe.

    ResponderExcluir
  52. Vivi

    Amados que assim como eu esperam no Senhor! Desejo a paz Dele dentro do coração de vocês para suportar o tempo da espera!
    Aqui quero somente compartilhar com vcs o sonho que tenho dentro do coração: ser ESPOSA, cuidar do meu marido, ser companheira, fazer as comidinhas que ele mais gosta só pra ver um sorriso de satisfação em seu rosto, andar de mãos dadas, abraçar demoradamente...ser MAMÃE, gerar meus filhos com amor, ensina-los o caminho do Senhor, levá-los para passear, ouvi-los dizendo simplesmente Mãããããeeeeee...eita sonho grande dentro de mim, que espero em Deus há tantos anos, e que a espera é muito dolorida...mais um inicio de ano e vc pensa "Agora vai..." Mas aí começa outro ano e nada..."Senhor Jesus, continuo confiando em Ti e que o Senhor nos dê forças para suportar essa espera, que não é fácil. Que o Senhor ajude e leve em seu colo todos meus irmãos que aqui escreveram, que estão esperando em ti também! Sabemos que a primavera em nossa vida sentimental, ela vai chegar, em nome de Jesus. Enquanto isso Senhor, nos ajude a focar em outras coisas na nossa vida, seja ministerial, profissional, estudos, senão iremos definhar a cada dia. Esperamos em Ti. Confiamos. Esperamos. Te amo Senhor!"

    ResponderExcluir
  53. Eu desisti por isso. Não aguentava mais ficar sozinha e não me envolver com ninguém. Sentia-me torturada e comecei a adoecer na solidão, porque família e amigos se afastaram quando entrei na Igreja e a igreja não tinha espaço real para mim. Eu ficava isolada em um canto, discriminada até por ser bonita. Não tive família estruturada, fui abandonada pelos pais e já havia sofrido muitos abusos antes de chegar à Igreja...eu merecia um destino melhor. Não suportei, vejo que apenas as minhas amigas que conseguiram se casar permaneceram.

    ResponderExcluir
  54. Casei-me aos 33 anos de idade. Não foi fácil esperar, mas quando aquietei o meu coração, apareceu uma morena linda em minha vida.
    Esperar em Deus é o que devemos fazer sempre.

    ResponderExcluir
  55. Caro Pr. Renato,

    Fiquei maravilhada ao ler o seu artigo, pois não esperava que alguém, sendo pastor e bastante mais velho, algum dia viesse a comentar um assunto deste género.
    É uma grande realidade o que ocorre acerca deste assunto, creio que o sonho de todas as mulheres crentes será um dia casar, mas há quem chegue a levar isso ao extremo e muitas vezes os irmaos da igreja não ajudam e acabam por pressiona-las, como comento num artigo do meu blog: http://miriamfernandes4.blogspot.com/2010/06/e-tu-ja-tens-namorado.html

    A influencia dos meios de comunicação é sem duvida grande e provavelmente ocupa grande parte da "fatia do bolo", mas mesmo assim ainda há cristãos, nomeadamente os mais velhos que vêm esse problema feminino como uma coisa que tem que ser resolvida porque elas não podem ficar por casar.

    ResponderExcluir
  56. Acho que preciso de terapia, pois tenho 42 anos, sou solteira, moro com 2 sobrinhos de 16 e 17 anos que estão indo embora ainda este ano. Eu nunca encarei realmente o que significa o sentimento de abandono até agora. Esperar no Senhor é muito bom, mas como convencer tempo a parar junto com a gente?

    ResponderExcluir
  57. Junta a carência natural do homem, em querer ter um companheiro(a), ao apelo da mídia.

    Para completar, impõe-se determinados padrões de beleza e perfeição que fogem a realidade humana, que só são alcançadas por meio de photoshops ou uma escravidão cega do próprio corpo, tornam-se escravos da vaidade... e as pessoas que levam a vida a sério, q não teem tempo para malhar, ou mesmo investir um pouco mais em si mesmo, sentem-se menosprezadas, como se não pudessem ser amadas por alguém, pelo simples fato de não serem virtuais e irreais como mostra a mídia... uma pena que não mais as mulheres bíblicas estejam sendo exemplos...

    Saberiam o valor que a mulher deve ter, que vai além do corpo ou do idealizado.

    Paz

    Beijoks

    ResponderExcluir
  58. Pr é realmente bem dificil essa fase , principalmente para mulheres acima de 34 anos, mulheres de Deus , que fazem a obra e que estão na espera , existe inconstancia nos sentimentos , porque uma hora ficamos bem outra hora sentimos na pela a solidão ... sera que essa sensação é porque estamos distantes do senhor ? Sera que estamos nos deixando levar pelo que é colocado na sociedade? Não acredito, sentimentos são sentimentos sempre , o homem não nasceu para ser só , os amigos aliviam sim , o senhor nos faz esquecer com a presença dele , mas não podemos negar nossa humanidade , não escrevo um discurso , mas escrevo com proriedade . O desespero realmente não nos leva a nada, a anciedade mata a fé , mas acredito que esse assunto deve ser levado a sério pelos lideres. A familia é a base de tudo e hoje pouco são os casamentos , a estatistica indica que hoje são muitas mulheres para poucos homens ... e na igreja de Cristo essa estatistica e real ? Esse assunto deve ser tratado com mais seriedadade, pois muitos se desviam por cansaço, oramos para muitos propósitos, pelo brasil , pela mover do senhor no mundo , tudo isso é uma benção , mas e pelas familias que precisam ser constituidas. A espera demorada enfraquece a fé ... infelizmente muitos se desviam tentando essa busca .....

    ResponderExcluir
  59. Bom, o texto é mto bom e retrata uma realidade nas igrejas, e que tem a ver com muitos fatores..

    Eu acho que uma das principais causas dessas situações está na nossa formação ENQUANTO PESSOAS..

    Vejo mtas moças reclamando de falta de atitude de mtos caras, e mtos caras reclamando de como mtas moças não tem nada de atraentes.. Então eu acho que a solução pra isso seria se cada um olhasse pra si msm e constatasse se realmente está pronto para um relacionamento como o namoro e futuramente o casamento..

    Devíamos todos olhar pra nós msm e verificar o q precisa ser mudado para que sejamos bons maridos ou esposas e até msm se há algo em nós q nos torna "atraentes", e aí sim, tendo convicção de nossa "aptidão", questionar o outro lado..

    Acho que além disso, é importante demonstrar quem somos, não ocultar nossas metas e qualidades, pq é isso q vai atrair a pessoa amada, não é??

    Quero dizer, tendo a chance, devemos mostrar do que gostamos e o que sabemos fazer (tipo uma propaganda), pois acho que é isso que poderá gerar a aproximação, ou seja, naturalmente as pessoas se atraem graças às suas afinidades..

    Ainda assim, a meu ver, por mais que haja "gostos" em comum, o q deve ser prioridade na escolha do "par ideal" são o caráter e a ideologia, já todas as ações das pessoas dependem desses 2 fatores..

    Portanto, no meu caso penso q se o caráter e a ideologia da mulher não conferem com o q eu julgo "adequado", já não vale a pena, MAS ANTES DISSO, olhando pra meu modo de ser, eu acho q eu não estou apto a ser um bom marido e nem talvez um bom namorado, já q tantas vezes sou individualista e preguiçoso.. Por isso msm entendo q se estou solteiro é mais por "culpa" minha msm..

    "Culpa" da escolha q faço, q é de não esperar q uma namorada seja a solução dos meus problemas, enquanto eu não fizer sequer a minha parte (em ser uma pessoa melhor) como se deve..

    Mas é isso aí.. Acho q ainda dá tempo de aprender.. rs

    ResponderExcluir
  60. Olá pessoal! Tudo na paz de Cristo?Espero que sim.Bom,por muitas vezes já me senti com essa moça achando que Deus tinha se esquecido de mim.Me perguntava o por quê de muitas meninas namorarem e eu não.Depois de muito quebrar a cara muito mesmo,resolvi entregar tudo nas mãos do senhor .pois ele cuida de mim e sabe o motivo de eu estar solteira.Confie ''Entega o teu caminho ao senhor confia nele e o mais ele fará''Salmos 40:1

    ResponderExcluir
  61. Na verdade hoje em dia os valores estão se invertendo de uma forma muito escandalosa e muitas pessoas acabam se precipitando e em alguns casos acabam até caindo em pecado por não arrumarem um companheiro(a) meus amados irmãos e irmã como foi dito nesse texto, e a bíblia sagrada diz que a um tempo para todas as coisas, o problema de muitas moças e muitos rapazes esperam um príncipe encantado, ou uma princesa sem defeito nenhum, ou fica esperando um anjo descer do Céu para entregar um príncipe, ou a princesa nas mãos, ou acabam escutando alguns conselhos errados e de pessoas que não tem nada de Deus para passar, e até em muitos casos muitos vão atrás de "profetas" e acabam dando ouvido para espíritos de enganação, e adivinhação que algumas pessoas sem sabedoria nenhuma de Deus acabam entregando de forma errônea e equivocada, o que algumas pessoas tem que entender é que aqui nessa terra ninguém é perfeito(a) e uma coisa é verdade, quem escolhe muito um dia acaba sendo escolhida(o).

    abraço.

    ResponderExcluir
  62. Esse foi um trecho do livro "namoro.com" não é verdade pastor? muito me abençoou! a verdade é essa, que muitas mulheres até se envolvem com caras errados, apenas para provar pra sociedade, amigos e parentes, que ela não é uma solteirona, e na maioria das vezes elas apenas se machucam ou vivem infelizes, afinal elas tentam suprir as expectativas dos outros...e isso é muito grave. Conheço de perto uma pessoa que até hoje carrega em si conseqüências, digamos que drásticas, por ter começado a namorar,apenas pra mostrar aos outros que ela tinha namorado, porque ela não aguentava mais aquela tia : - aah cadê você, nessa idade não namora?, ou a mãe : - aah já tá na hora de arrumar um namorado, coisas desse tipo. O resultado Foi: hoje ela se tornou uma pessoa com o coração ferido, desconfiada,e não acredita mais no "amor". Por não ter esperado o tempo certo!

    ResponderExcluir
  63. Tenho 27 anos, nunca namorei. Sou formada, trabalho e me considero independente, apesar de morar com meus pais(morei fora durante 5 anos, na faculdade).... Confesso que nessa altura do campeonato, nao tenho mais esperança nenhuma de me casar, e sinto pena das que nessa idade ainda tem essa espectativa, pois os homens hj em dia só querem saber das menininhas! As vezes me bate um tiquinho de esperança e oro a Deus por um casamento, mas confesso que ultimamente, já até tirei isso da cabeça! Fazer o que né?!

    ResponderExcluir
  64. Salomão escreveu que tudo tem seu tempo depois de pintar e bordar com mil mulheres, eu tambem escreveria e pintava uns coraçõeszinhos em eclesiastes 3 tambem!


    Vale mais ajuda a cada um se construir e enxergar-se em Deus, dai entao aflorar-se-ia a franqueza para consigo mesmo e para com os outros, estudava-se as possibilidades, e tentava-se algo sem ter que subir pelas paredes ou apelar-se para o sexo logo.



    A pressão é tensa filho, na vida real, o negocio é outro. Nao se cala um coração com versiculos!

    ResponderExcluir
  65. Eu tenho 22 anos, solteiro, e na espera de uma mulher virtuosa, VIRTUOSA SIGNIFICA: “aquela que têm virtudes”. Virtudes significa “disposição firme e constante para a prática do bem, força moral e valor.” Na Nova Versão Internacional da Bíblia ela é chamada de “esposa exemplar”, e no hebraico a palavra “virtuosa” pode significar rica, próspera, valorosa, ousadamente corajosa, forte, guerreira poderosa.Notem que em nenhum momento a palavra perfeita apareceu, eu só quero alguem assim, uma pessoa que deseja a Glória de Deus.
    Esperarei.
    Amizade: wesley.hscd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Olá, vou fazer 34 anos, sou cristã desde os 20, nunca tive experiência em namoro, nem mesmo antes da conversão. Desde os 20 anos tenho esperado em Deus e continuo a esperar. Só a moça que passa pela mesma situação pode dizer o que realmente sentimos em relação à espera pelo casamento, na verdade não é um "desespero" mas um desejo natural a todo ser humano e acredito que também seja a vontade de Deus que fala que não é bom que o homem viva só. A grande maioria das moças sonham com casamento, família, filhos ( até as não cristãs ), mas com o passar do tempo tudo vai ficando mais difícil. Faço parte de uma igreja onde moças mais novas que eu já estão casadas e as solteiras estão na faixa dos 20 anos ( não é auto-comiseração, mas realidade ). Eu acabo ficando excluída das programações da igreja, não existe uma programação específica para jovens solteiras onde possam até mesmo compartilhar suas experiências. É difícil muitas vezes assumir, mas a espera para muitas é um tempo de solidão, frustração e por que não falar em tentação? É bem fácil para quem está casada e tem sua linda família formada falar sobre o assunto, já ouvi muito falar em "espera com paciência" ( é o que tenho feito: espero há quase 14 anos e vou continuar esperando ), já ouvi falar: "seja feliz em Deus" ( eu SOU MUITOOO FELIZ EM DEUS - e acredite: Continuarei servindo e amando Meu Senhor ainda que eu não case ), já ouvi falar: "ainda não estás preparada" ( não me acho uma pessoa orgulhosa, mas já sou madura, procuro diariamente estar ligada ao Senhor e à Sua Palavra, buscando uma vida de santidade, tenho minha profissão e cuido de tarefas domésticas desdes os 13 anos de idade). Não estou aqui querendo dizer que sou a "mulher-maravilha" e Deus está sendo injusto comigo, mas quero ressaltar que é fácil falar daquilo que não se vive. Creio que Deus tem um tempo para todas as coisas, e que se minha situação hoje é essa, É A VONTADE DELE. Só queria esclarecer aqui que só Deus sabe o que passa pela "alma" de uma jovem nesta situação: os momentos de solidão, de constrangimento, de afrontas, os dias, semanas, meses, anos, e até década de espera sem ver a resposta. Então meu conselho é que continuem esperando e buscando em Deus, ELE tem a resposta, ao buscar conselhos/respostas em pessoas muitas vezes acabei me frustrando e me sentindo pior. Você que está na mesma situação que eu, não desista, continue a esperar, lutar, orar, pedir. O texto citado de Abraão e Sara é um exemplo de que esperar na vontade de Deus não é em vão, e me chama muita atenção a parte que fala que Sara "riu" quando o anjo falou que ela teria um filho. Alguns cristãos podem olhar para este versículo e pensar : que incrédula!!!!, mas aquele riso traduzia o estado emocional de Sara ( quantas vezes ela pediu, quanto tempo ela esperou, quem sabe quantas vezes ela chorou ao ver uma mulher grávida, ao ver uma mãe amamentando seu filho, ao ver mulheres com muitos filhos... e ela esperando, esperando, esperando, já ter passado o tempo do "humanamente possível" e não ter recebido. Só O Senhor conhece nosso estado emocional, nossa vida, nossa fidelidade e com certeza ELE tem o melhor !!!!

    ResponderExcluir
  67. Realmente é um sinal de fé esperar no Senhor, reconhecendo sua soberania. Ao mesmo tempo, a eterna questão entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana surge aqui também. Se Abraão mandou buscar Rebeca para Isaque, qual é a parte humana? Além dos sites evangélicos de relacionamento, talvez seja interessante que as igrejas promovam situações onde jovens solteiros possam conversar de forma significativa e não ameaçadora (além dos retiros e acampamentos). Apesar da tradição da iniciativa masculina, nada impede a ação de "cupidos gospel", por assim dizer, que mediem aproximações. Finalmente, um apelo missionário: precisamos ganhar mais homens para Cristo. Além de sua salvação, há outras razões para isso!

    ResponderExcluir
  68. A Paz do Senhor Jesus!
    Tenho 27 anos,solteira e acadêmica de Psicologia. Acredito que são muitos os embates que fazem com que não só as irmãs fiquem "desesperadas" mas também os irmãos, como já foi mencionado aqui a mídia, a sociedade, enfim, tantas coisas. Mas temos que depositar nossa fé no Senhor, esperar com paciência em Deus, o Senhor sabe como agir e a hora certa é Ele quem determina. Então é melhor não se preciptar, para não sofrer depois. Quantos casamentos fracassados vemos por aí, as vezes vejo dentro da igreja, irmãs chorando por causa de seus maridos e vice-versa, tudo por que não esperaram. Antes de me entregar verdadeiramente á Cristo, sofri tantas decepções no mundo. Por isso hoje não me canso de Esperar no Senhor. As vezes tenho que ouvir alguns comentários em festa de final de ano em família: " ainda tá solteira? "Daqui a pouco ninguém vai te querer". Isso não se aplica aqueles que esperam no Senhor e se tu tens convicção e cre nas promessas do Senhor, não ligues para o que falam de ti, o que importa é o que o Senhor pensa de ti. Acho tbm que isso provém de algumas mentalidades pequenas que ainda acham que o papel da mulher é apenas se casar. Vejo as vezes meninas com 15 anos apenas, se casando. Tá e as outras coisas, como estudo, trabalho, onde ficam? depois estão passando necessidades. Deus conhece nossas necessidades e enquanto fazemos sua vontade, quando menos esperarmos Ele nos presenteia com um amor verdadeiro e fiel, um amigo(a), um irmão(a), um ajudador(a) para nos acrescentar e não para servir como pedra de tropeço. Pense nisto. Ah, outra coisa, não será nas redes sociais que irás encontrar o que buscas de Deus, mas sim, de joelhos dobrados na presença do Todo Poderoso. Que Deus os abençõe.

    ResponderExcluir
  69. Esperar em Deus para mim não significa me anular ao ponto de ficar esperando um anjo descer do céu com um "príncipe". Passei dos 30, tenho minha profissão, sou cristã verdadeira, não sou perfeita, mas tenho qualidades raras de se encontrar hoje em dia. Tive 4 namoros, ainda estou me recuperando do término do último. Queria ter a sorte de casar com meu primeiro namorado, mas a realidade foi outra, infelizmente.

    Sempre fui desencanada com a opinião da sociedade, mas lembro que quando tinha 20 anos um líder de juventude me perguntou se eu não estava preocupada em estar solteira. Hã?!? rs Sou discriminada sim pq fujo do padrão muitas vezes impostos no meio evangélico que temos que casar rápido e se possível cedo.

    Tenho minhas necessidades físicas, emocionais e sociais, sei que Deus cuida de mim, vou ter um casamento feliz pq eu sou feliz solteira. Agora complicado apenas citar versículos e não oferecer soluções práticas para quem está a espera. Vamos orar, mas vamos agir. Vamos formar jovens conscientes do que é um relacionamento, do que é amor próprio e responsável por suas escolhas. Estou cansada de ver no meio cristão homens infantilizados, imaturos e que tem fobia de relacionamento, assim como mulheres que "conquistaram o mundo profissionalmente", mas são incapazes de olhar a volta e enxergar um homem pq ele ganha 10 reais a menos.

    Ainda tem um agravante hoje namoro cristão para muitos significa ir ao motel após o culto. Repugnante, ai se você se opõe a isso fica solteira(o) e ainda é taxado de encalhado.

    Como disse o Alex paiva no comentário acima: "A pressão é tensa filho, na vida real, o negocio é outro".

    ResponderExcluir
  70. Olá, tenho quase 34 anos e ainda sou solteira, são mais de 12 anos de espera, espera mesmoooo, sem relacionamento algum, e não desejo casar por causa da "PRESSÃO DA SOCIEDADE" e sim porque é um SONHO, um desejo. Sei sim que não é nada fácil aturar aquelas perguntinhas e comentários das pessoas que já sem suas belas famílias formadas enquanto você espera tanto tempo e não tem. Não é fácil ter que lidar com a frustração, a solidão e até mesmo a tentação ( por que não falar na tentação também?? Afinal somos seres como qualquer outro com necessidades físicas e emocionais, mas que controlamos com a ajuda de Deus, buscando viver os Seus Princípios).

    No depoimento acima a moça fala sobre "não se anular", realmente não devemos nos anular, somos responsáveis, temos nosso compromisso como cristãs, nossas profissões, nossa vida financeira estabilizada, só que temos que encarar a realidade, eu por exemplo, moro em uma cidade pequena, onde a maioria dos cristãos na minha faixa de idade já estão casados, ou seja.... qual a possibilidade de um relacionamento em um lugar assim??? Não desprezo os rapazes do mundo, porque sei que nas igrejas tem muitos "cafajestes vestidos de crente",e que alguns rapazes do mundo tem mais caráter que alguns cristãos. Mas como vou me abrir para um relacionamento com alguém que não tem a mesma visão, os mesmos princípios, o mesmo DEUIS? Cada caso é um caso, mas é muito complicaco.
    É só depender de Deus mesmo e confiar que Ele pode trazer alguém ao meu encontro, é a espera de um milagre mesmo.

    É facil quem está de fora falar, querer dar conselhos, mas só quem prova deste cálice sabe quão difícil é, e não é uma visão feminista não, mas para as moças é muito mais difícil, pois para uma moça que espera em Deus e já se aproxima dos 35 anos o medo não está somente relacionado ao tempo de espera por um esposo, mas junto com isso vem o tempo que ainda resta para realizar outro sonho: a maternidade.

    EU DIGO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA QUE PARA ESPERAR, ESPERAR MESMO EM DEUS, TEM QUE TER MUITA FÉ E CORAGEM!!!! Não estou aqui me vangloriando mas falando sobre o que eu tenho vivido há mais de 10 anos e não é nada fácil, só O Senhor sabe como fica "a alma feminina", as feridas, as frustrações, os sonhos, a luta contra o tempo......

    ResponderExcluir
  71. NEM TODO HOMEM PODE DAR O LUXO E CONFORTO, QUE A MAIORIA DAS MULHERES QUEREM, EXISTEM MULHERES QUE SE DIVORCIAM DE SEUS MARIDOS, QUANDO ELES PERDEM UM BOM EMPREGO. HOJE EM DIA O CASAMENTO VIROU UM NEGOCIO.

    ResponderExcluir
  72. tenho 28 anos e sou solteiro. O que tenho observado muito nas igrejas são que as mulheres solteiras, em geral, perderam a visão de encontrar um parceiro. Elas ao invés de se focarem em um Homem temente a Deus,preferem escolher incredulos ou impios. Também se observa muitas nas igrejas que as solteiras estão esperando um principe encantado. Homem rico, malhado e submisso. Sou solteiro e na verdade não tenho mais nenhum pingo de esperança em encontrar uma mulher de Deus. Dentro da própria igreja as mulheres perderam seu valor moral. O único jeito mesmo é só olhar para o Senhor nos momentos de solidão e tristeza.

    ResponderExcluir
  73. Vi o post pelo twitter exatamente no dia que me senti só...é extremamente incômodo você andar por ai e ver casais de todos os tipos e você sem ninguém.
    Tenho quase 24 anos (falta pouco, rs) e só tive um relacionamento na vida, faz um pouco mais de 3 anos que não tenho ninguém. Não "fico" por opção, mas não namoro porque ainda não conheci a pessoa certa.
    Tenho medo de me tornar depressiva, estes tempos estou muito pra baixo, e por mais que eu ore, é na igreja onde me sinto mais sozinha.
    Enquanto na área acadêmica e profissional, Deus tem muito me ajudado. Faço estágio para obter o título de técnica em automação industrial, curso Engenharia de Controle e automação na Federal - SP e já tenho o estágio garantido onde já faço estágio para o técnico.
    Peço que orem por mim, quem passa é quem sabe. Espero do Senhor uma resposta, e vou orar também por todos que também postaram contando sua experiência semelhante. Não percam as esperanças, Deus nos surpreende sempre...
    G.S.

    ResponderExcluir
  74. Muito bem Renato. Texto ótimo e muito relevante.
    Deus te abençoe. A verdadeira felicidade só em Jesus.
    As outras coisas são consequência.

    ResponderExcluir
  75. TENHO 33 ANOS E AINDA NAO SOU CASADO ESPERO QUE O SENHOR JESUS PREPARE
    UMA,SERVA DELE NAO IMPORTA IDADE NEM POSIÇAO SOCIAL QUALQUER UMA É BEM VINDA.. APAZ PARA TODOS

    ResponderExcluir
  76. NÃO CONSIGO ENCONTRAR NENHUM TEXTO NO NOVO TESTAMENTO, ONDE DEUS PREPARA FUTURA ESPOSA OU FUTURO MARIDO PARA ALGUÉM, NEM NOS 4 EVANGELHOS, NEM NAS CARTAS DO APOSTOLO PAULO, NEM NA CARTA AOS HEBREUS, NEM NAS CARTAS DE PEDRO, NEM NAS CARTAS DE JOÃO, NEM NA CARTA DE JUDAS E NEM NO LIVRO DO APOCALIPSE, ISSO FOI INVENTADO PELAS IGREJAS EVANGÉLICAS, PRINCIPALMENTE AS NEO-PENTECOSTAIS, "DEUS VAI PREPARAR!!!". O OBJETIVO DO NOVO TESTAMENTO É O ARREPENDIMENTO DE PECADOS, FOI PARA ISSO QUE JESUS DERRAMOU O SEU SANGUE NA CRUZ, NÃO FOI PARA DAR CASAMENTOS, AUTOMÓVEIS, BONS EMPREGOS, CASAS, APARTAMENTOS, ROUPAS DE LUXO, VIAGENS AO EXTERIOR, AVIÕES, EMPRESAS, SUPER MOTOS, ETC... ISSO JÁ É O OBJETIVO DAS PESSOAS DESTE MUNDO. QUANDO EU ERA NOVO CONVERTIDO, ACREDITA NESSAS COISAS, PARTICIPAVA DE CAMPANHAS PARA CONSEGUIR EMPREGO, CAMPANHA PARA DEUS RESOLVER CAUSA NA JUSTIÇA, CAMPANHA PARA ESPOSA VOLTAR PARA O MARIDO OU VICE-VERSA, ETC... MAS COMECEI A PERCEBER QUE NADA ACONTECIA, E GRAÇAS A DEUS ABRI OS OLHOS, ESTOU AFASTADO DA IGREJA, MAS SE ALGUM DIA VOLTAR, NÃO SEREI ENGANADO COM ESSE FALSO EVANGELHO PRATICADO NAS IGREJAS, ONDE AS PESSOAS NÃO SE INTERESSAM EM CONHECER O DEUS DA BÍBLIA E ESTUDAR A SUA PALAVRA, E SIM EM IR A IGREJA SÓ PARA RESOLVER SEUS PROBLEMAS SOCIAIS E MELHORAR DE VIDA, ISSO AS RELIGIÕES E SEITAS INVENTADAS PELO HOMEM JÁ FAZEM. OBS. SE JESUS VAI VOLTAR E ARREBATAR O CRISTÃO OBEDIENTE, ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO QUE VIRÁ PARA ESTE MUNDO, NÃO DA PARA ENTENDER PORQUE TANTOS EVANGÉLICOS BUSCAM EM AJUNTAR BENS MATERIAIS E LÍDERES DE IGREJAS EM CONSTRUIR "MEGA-TEMPLOS". OBS. O ÚLTIMO TEMPLO FOI DESTRUIDO EM JERUSALEM Á + OU - 2000 ANOS ATRAS NO ANO 70 DEPOIS DE CRISTO. AS PESSOAS PREFEREM EM ACREDITAR NA PREGAÇÃO DA MAIORIA DOS PASTORES AO INVÉS DE ACREDITAR NO QUE JÁ FOI REVELADO NA BÍBLIA. CARLOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, volte correndo, Jesus é contigo e te ama. Ele está voltando. Os escolhidos jamais serão enganados.

      Excluir
  77. Da mesma forma que muitas moças se arrebentam, namorando certos camaradas, para não ficarem para "titias", tem também alguns camaradas que namoram, só para provarem que não são "gays"... Geralmente não conseguem.

    Cristão que é cristão, NÃO SE PREOCUPA EM PROVAR NADA PRA NINGUÉM!!!!

    Se você sabe de algum camarada que só quer saber de "novinhas", diz assim para ele, ó:

    - Você quer novinha???? Você quer novinha, seu palhaço???? Então adota uma criança!!!!

    VAMOS NOS CONVERTER!!!!

    ResponderExcluir
  78. Eu era solteiro, e hoje sou casado.
    Também tentei, várias vezes, acordar o amor. Em vão.
    Me apaixonava com facilidade, era um idiota romântico. Hoje estou curado.
    Trabalho duro e sério é um santo remédio.
    Casamento cura qualquer paixão idiota romântica.
    Toda paixão romântica é idiota, e idiotiza o ser humano.
    Vamos parar de ouvir essas musicas "românticas" melequentas.
    Vamos parar de assistir imbecilidades como Crepúsculo.
    Príncipes e princesas "encantados" só servem para despertar paixão romântica idiota.
    Na vida real, não existe Photoshop.
    Vamos acordar para a vida. Benvindos ao mundo real.
    VAMOS NOS CONVERTER!!!!

    ResponderExcluir
  79. Mais uma vez , parabéns pelo seu comentário e sou mais novo que a minha noiva , temos mais de 30 e estamos caminhando passo á passo para o nosso casamento e já vi muitos casamentos frustados por afobação , DEUS prepare melhor as pessoas para o casamento

    ResponderExcluir
  80. Creio que os pastores deveriam pensar em estratégias para que suas ovelhas não permaneçam nesse sofrimento, todo mundo fala mal da igreja Universal,mais tenho amigos que conseguiram conhecer pessoas lá e se casarem. Os pastores percebem esse sofrimento,mais só se dedicam a encontro de casais,jantar para casais,resumindo tudo para casais e nada para solteiros.Os pastores deveriam orar mais e agir em relação a isso,pq várias pessoas tem se desviado da igreja por causa da sexualidade.
    Sobre os rapazes, os mesmos dizem que estão desempregados, mais ficam escolhendo trabalho ao invés de pegar o que aparece. As mulheres estão fazendo faculdade,trabalhando,fazendo cursinho preparatório fim de semana, enquanto os caras querem ficar limpando bateria sábado na igreja ao invés de estudar e trabalhar.

    ResponderExcluir
  81. Ótimo Textooo , tmb válido aos homens !! ;))))

    ResponderExcluir
  82. E quando a idade já passou há muito tempo e o desejo de constituir família ainda se faz presente? Conheço pessoas nessa situação e percebo um certo constrangimento em relação a essa situação, pois entendo que culturalmente ter sua própria família é importante.
    Um forte abraço,
    Kézia Soares

    ResponderExcluir
  83. Uma reflexão importante, Pr. Renato! Parabéns. Realmente esperar para a pessoa certa e para casar-se na hora certa é essencial na vida cristã. Casei-me com 32 anos; minha noiva tinha 30. Conheço casais que esperaram bem mais. Vale a pena esperar mesmo!

    ResponderExcluir
  84. Olá Pr. Renato, graça e paz.
    Sou uma mulher de 35 anos, tive um namorado que aparentemente era um homem de Deus, quando estávamos no seminário. O namoro não deu certo porque ele tinha tentado comigo, o que eu descobri somente quando acabou a relação que durou menos de 2 meses. O cômico da minha história é que oramos 4 meses para namorar... Mas me consolo que não deu certo, porque hoje ele está desviado e homossexual. Isso não me traumatizou, porque depois de mim, ele voltou para ex-namorada. Quando isso aconteceu eu tinha 24 anos. O tempo passou e sempre estive aberta para novas oportunidades, mas sempre tinha algo, ou seja, não podia ser. Deus me chamou para a sua obra e disso eu não me arrependo, ao contrário. Sinto-me realizada em Deus. Mas como mulher me sinto FRUSTRADA. Sei que atualmente a possibilidade de encontrar um servo de Deus de verdade, decidido, solteiro e sem filhos é praticamente um milagre. Estou vivendo atualmente a pior fase da minha da minha vida. Nunca pensei que não iria casar, porém essa a minha triste realidade. Sei que a minha felicidade está em Deus, não tenho dúvida disso. Mas tenho algumas questões. É tão fácil dizer espere em Deus, quando está casado e com filhos; é tão fácil dizer que é exagero, quando a pessoa nunca viveu isso. Eu sei o que está no ministério e continuar solteira, como é a maioria das mulheres que são missionários, professora e realiza qualquer outra atividade. Era como se isso não importasse a Deus. A impressão que eu tenho era como se fosse importante que o homem não estivesse só. Sinto-me injustiçada, mas sei que Deus é justo. Sei que Ele tem o melhor...blá, blá, blá... Sei de tudo isso e cansei. Cansei de orar, a cada aniversário, a cada ano novo... Cansei de esperar... Cansei de sonhar... Sei que só me resta esperar o dia que serei promovida para glória... E o meu maior consolo é que no céu eu não vou ser a solteira, que está sempre sozinha, que sempre viaja sozinha.... No céu eu não vou envelhecer sozinha... No céu eu estarei com o Pai, e nem vou querer saber o porquê, Ele permitiu viver uma vida solitária, sem ter me dado o dom de celibato... Eu estarei finalmente e plenamente consolada. Eu só queria desabafar e agradeço esse espaço. Não precisa ter pena e nem orar por mim, porque eu não creio que Deus se importa com essa área de minha vida. Sei que Ele fiel e sei que Ele sabe até onde eu aguento. Muito obrigada por escrever e por servir de consolo para muitas pessoas que necessitam uma palavra como esta.
    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, mude o foco de seu olhar, sou um pouco mais nova que vc,me casei e me arrependi, sinceramente se eu pudesse continuaria solteira, agora não tenho como voltar atrás.Pode ser até que seja um livramento pra vc não sofrer igual a mim. Casamento é uma loteria: pois mais que a gente ore e tente planejar, conhecer o outro, pode ser que tenha feito a escolha correta e isso dure ou se dar mal, como eu...Isso no meu entender Deus dá para a gente, escolher e arcar com as consequências...

      Excluir
    2. @ pérola preciosa: Que pena ter essa atitude em relação ao "presente de Deus" para sua vida. Não estou dizendo que você não tenha razões para ficar decepcionada com esse "presente", mas se você analizou bem a sua situação à luz da Palavra, sem falar em seu namorado/noivo, questionar para quê? Adão não questionou Deus quando Ele deu-lhe Eva. Por quê? Porque ele confiava nAquele que deu-lhe esse "presente". Sinceramente, eu acho que muitos "evangélicos" hoje em dia dão ouvidos mais para este mundo e seus valores do que para Deus e seus. Que pena mesmo.

      Excluir
  85. Olá meninas, sou Homem, e também sou escritor, escrevi um Aviso Importante para todas mulheres que querem ser felizes!

    Vocês podem ler neste link http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/3912507

    Desejo tudo de bom para vocês, acredito que todas as mulheres merecem ser amadas!

    ResponderExcluir
  86. Li vários comentários e é impressionante como há tantas mulheres na mesma situação como eu: solteira.
    Depois de tantos anos como cristã (há 17) e solteira (hoje tenho 29), cheguei nas seguintes conclusões:
    - Deus é bom e tudo que Ele faz é bom também;
    - Tudo que eu preciso para viver está em Deus;
    - Deus é soberando - tudo que acontece na minha vida está sob a sua santa vontade/permissão;
    - Deus enviou Jesus para morrer em meu lugar para me conceder a vida eterna, portanto, Deus se importa mais com o meu crescimento espiritual do que minha felicidade terrena;
    - A única coisa em que a bíblia diz que eu devo buscar é o reino de Deus e a sua justiça e ao próprio Deus, e eu acredito que um marido não está incluso nesse pacote, assim como, comida, bebida e roupas, coisas em que a Bíblia
    diz que os incrédulos a buscam, mas que Deus, sabendo que nós necessitamos delas, nos suprirá de todas essas coisas.
    Enfim, Deus sabe do que eu preciso para viver, e sendo Ele bom, como eu acredito que seja, Ele fará o melhor, ainda que eu não entenda e que não seja exatamente o que eu quero.
    Para finalizar, quero dizer que muitas vezes me entristeço pela minha solterice; Se este for o caminho apertado que tenho que andar durante minha peregrinação, só peço a Deus forças para continuar. E que através disso, Deus venha ser glorificado. Aleluia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,que palavras de vida essas referentes ao Reino do Senhor Jesus.
      De fato, devemos buscar primeiro o Reino dEle e a Sua justiça.
      Mas creia, Ele mesmo falou que não eh bom que o homem esteja sozinho, isso faz referencia a mulher também.
      Com certeza, Deus atenta para os seus momentos de tristeza (isso significa que você quer ter um marido), e Ele sempre vai te oferecer oportunidades de conhecer alguns bons cristãos, onde a responsabilidade de escolha eh sua.
      Vae resaltar que alguns itens são importantes: Ele tem que ser primeiramente convertido, bom cristo com bom testemunho, bom filho, amigo, responsável nas suas atitudes.
      Voce vai ter oportunidades de sentir algo por algum desses homens.
      Algum deles vai ser interessante, bonito o suficiente para chamar a sua atenção.
      Te desejo toda sorte de bênçãos do Senhor, nessa nada difícil (nos eh que a tornamos difícil), lida em encontrar um homem que ama o Senhor e que vai te amar de verdade.
      Leva um tempinho conhecer, mas procure conhecer o máximo que puder, e faca a sua escolha.
      :)

      Excluir
    2. Preciso de uma amiga, gostei de você, gostei do que li, o temor a Deus, é o principio da sabedoria, não se preocupe, Deus te conhece, e eu gostaria muito de lhe conhecer, de fazer amizade contigo, sou Evangelista da Ass de Deus, sou cantor, se quiser me ligar sem pensar em compromisso, acho que podemos ser bons amigos, gosto de conversar. Moro em Osasco São Paulo fone 11-969768859 Ribeiro

      Excluir
  87. Caro pastor Renato Vargens, a paz do Senhor Jesus Cristo!

    Parabéns pelo artigo!
    O senhor me autoriza publicá-lo em meu face? Pode deixar que não deixarei de citar a fonte.

    Um forte abraço!

    Em Cristo,
    Fernando

    ResponderExcluir
  88. Fernando,

    Pode publicar sim.

    Abraços,

    Renato vargens

    ResponderExcluir
  89. toda tampa tem sua panela .então as coisas devem acontecer naturalmente...

    ResponderExcluir
  90. AÊ EU TOU SOLTEIRO ORANDO A DEUS PRA MANDAR A MINHA COSTELA,MAS ELE TA ME PROVANDO, A MULHER QUE APARECEM NÂO É EVANGELICA AI EU PULO FORA SEI QUE O DIABO QUER ME TIRAR DA CASA DE DEUS PREFIRO ESPERAR NO SENHOR RSRSRS, SOU EVERALDO DOS SANTOS, MEMBRO PARA HONRA E GLÓRIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS BLUMENAU-SC.

    ResponderExcluir
  91. MEU DEUS EU NÂO INTENDO EU TOU SOLTEIRO TOU ORANDO A DEUS PRA MANDAR A MINHA REBECA MAS SÓ AS MULHER DO MUNDO ME QUER EU PREFIRO ESPERAR NO SENHOR, AS EVANGELICAS NEM OLHA PRA MIM, ALGUME EXPLICAÇÂO?
    EU SOU EVERALDO DOS SANTOS MEMBRO PARA HONRA E GLÓRIA DE NOME DO SENHOR NA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM BLUMENAU-SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem sabe se você melhorar o seu português....

      Excluir
    2. Veja se você não é muito exigente. Os homens querem mulheres modelos de beleza, e estes modelos são produzidos pela mídia, é tudo falso, a mulher da realidade é outra coisa, tem uma beleza natural e divina, não essa coisa sensualista que se vê por aí.

      Excluir
  92. Respostas
    1. BOA TARDE! TANIA, EU PUBLIQUEI VÁRIOS COMENTÁRIOS NESTE BLOG, ESTOU ARREPENDIDO DESSES COMENTÁRIOS, NÃO CONSIGO REMOVE-LOS OU EXCLUI-LOS, NO YAHOO RESPOSTA ME DISSERAM QUE É IMPOSSIVEL, PORQUE O BLOG É DE OUTRO DONO: PR. RENATO VARGENS. O QUE EU FAÇO! MEU E-MAIL: FIALHO94@GMAIL.COM

      Excluir
  93. Então irmão a culpa dessa cultura do "deve casar pra ser feliz" é das novelas e dos filmes? Pois discordo completamente.É muito fácil colocar a culpa na soceidade e nos meios de comunicação, assim tiramos a culpa da Igreja. Fácil e cômodo não é verdade? Infelizmente a cultura de que a mulher para ser feliz deve estar casada não vem de novelas e de filmes, mas de algumas igrejas, que pregam que a mulher está destinada ao casamento e que só se realiza através dele (incrível como esse discurso antiquado e preconceituoso está mais presente em nosso meio!). Sou evangélica e vejo dentro de muitas das igrejas uma discriminação em relação às mulheres solteiras principalmente aquelas com mais de 30 anos de idade que não se casaram ainda ou optaram por não se casar. Muitas dessas mulheres são vistas pelas "santas irmãs" que se casaram como "coitadinhas" ou fracassadas por não terem "um marido pra cuidar" e principalmente se estas mulheres optam por estudar ao invés de casar. Além disso, essas mulheres acabam ficando deslocadas dos "grupos" de determinadas igrejas já que não podem ficar no grupo de jovens porque são "velhas demais" e nem no grupo das senhorras porque não são casadas.Infelizmente a discriminação contra as "solteironas" e a pressão para que a mulher se case para se realizar como pessoa começa dentro das igrejas e por causa dessa discriminação e dessa pressão, feridas são causadas nas pessoas. Como disse sabiamente o Pastor Rick Warren " É triste ver que, no rebanho de Deus, as maiores feridas venham das outras ovelhas e não de lobos". Desrepeita-se dentro dessas igrejas o ensinamento bíblico de que o casamanto é uma opção e não uma obrigação.Está na hora de pararmos de achar que os males que assolam a Igreja hoje vem apenas do exterior, pois precisamos perceber que boa parte desses males são causados por pessoas que estão no meio do povo de Deus e corrigi-los urgentemente.

    ResponderExcluir
  94. Concordo com tudo que foi dito pela Tania Lucia. A pressão na igreja é insuportável, muito pior que no "mundo". É por isso que está se tendo tanto "casamento misto", muitas até saindo da igreja, enfim... Se você tiver mais de 25 anos (principalmente de 30 anos em diante) e não for casada, você não se enquadra em nenhum grupo na igreja. Começa a ser apontada, questionada e ridicularizada na maior parte do tempo. A igreja é excelente para quem é casado, claro, tudo é voltado para casais e famílias. Agora quem não pertecence a esse grupo, que se vire. Em algumas igrejas isso já começou a afetar as mulheres casadas. Sabe como? As que estavam solteiras e eram ridicularizadas começaram a se "produzir" de tal forma que os maridos das outras começaram a perder a cabeça. Sei de igreja(uma mesma igreja) que uns 5 casamentos foram desfeitos. O marido pediu o divórcio para ficar com a moça que estava solteira e bem "produzida". Se esse fato começar a se repetir descontroladamente em outras igrejas, rapidinho o discurso dos pastores em relação a "casamento misto"(por mais que tenha embasamento bíblico) vai mudar, assim como a postura das mulheres casadas de ficar pressionando e debochando das mulheres que estão solteiras, etc... Afinal nenhum pastor quer um numero elevado de divorciada (ferida e amargurada) na sua igreja, e mulher casada nenhuma vai querer ser trocada da noite para o dia. Se isso virar "moda", a igreja ficará mais doente do que ela já está.

    ResponderExcluir
  95. Eis o meu dilema,
    Sou um homem bem educado, boa formação académica e profissional, tenho filhos de um anterior casamento. Há mais de 1 ano que conheci uma moça, no principio não sabia que ela era evangélica. Já estamos vivendo juntos há quase um ano, amo-a muito e quero me casar com ela, ama-la, protege-la, cuidar dela e das suas filhas, mas vejo que ela está sobre enorme pressão do seu pastor que até ela me esconde das pessoas que sao da mesma igreja. Preciso de ajuda, qualquer conselho será recebido com gratidão, estou deseperado, impaciente e sem saber como me relacionar com isto.
    Grato pela atenção.

    A

    ResponderExcluir
  96. Respondendo ao Radar:

    O primeiro passo é conversar abertamente com ela. Fale tudo o que você está sentindo, o que você realmente quer para o fututro de vocês dois e, peça para ela fazer o mesmo, ser honesta com você e com ela mesma. Não sei se você é evangélico e como se deu o seu divórcio do primeiro casamento, talvez isso (a razão do seu divórcio) que pode fazer diferença para a igreja(pastor) dela. Algumas igrejas são liberais(permitem um novo casamento independende do motivo do divórcio) outras permitem só se motivo do divórcio foi (traição e abandono), nesse caso só a parte "prejudicada" tem o direito a um novo casamento e; tem igreja que não permite um novo casamento por motivo nenhum. Você precisa saber quais dessas três linhas a igreja dela é adepta. No seu caso tudo se resume a você ficar sabendo o que verdadeiramente a sua companheira pensa e acredita. Não tem outro jeito a não ser ter uma conversa extremamente honesta.

    Espero ter ajudado, pelo menos um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela opinião Beth. Não sou evangélico e acho que é isso que está causando mais problemas ainda. Através das muitas conversas que temos tido já percebi que ela está sofrendo da pressão que a Tania Lucia falou. Como vamos sair dessa hein?
      Grato

      Excluir
  97. Gostei do texto e serve inclusive para muitos homens.
    Essa questão sentimental também é um dos pilares que vem sustentando a falsa ideia de que Deus precisa nos fazer felizes satisfazendo nossas vontades, assim como quem busca prosperidade financeira ou cargos de grande reconhecimento nas igrejas por exemplo.

    Deus te abençoe Pr. :)

    ResponderExcluir
  98. eu fui casado por 3 anos e meio com uma moça que tinha 3 filhos,nos conhecemos na igreja,namorei,noivei e casei,e em todo instante eu respeitei ela,não avancei o sinal e honrei a Deus,me dava super bem com os três filhos dela,eu era um padrasto muito divertido e brincalhão,era zoação o tempo todo com as crianças,eles me chamavam de PAI,desde o tempo em que eu namorava a mãe deles,mas infelizmente.em uma unica discussão que tivemos,ela tentou me agredir e nos separamos,então após uma semana da briga ela pediu para que eu voltasse,mas endureci meu coração e não quiz,passado cerca de um mês,eu voltei pra igreja,e orava a Deus pela restituição,mas ela já estava se relacionando com outro rapaz (ambos fora da igreja)apelei e falei que isso era adultério mas ela disse que não estava nem ai e que iria continuar com ele,hoje eu estou caminhando em Cristo,mas ela está afastada,já com os costumes mundanos inclusive bebendo. Não me arrependo de ter casado com uma mulher com filhos,mas me arrependo amargamente de não ter voltado pra ela enquanto ainda era tempo,estou a mais ou menos 1 ano e meio orando pra Deus me dar uma varoa,tenha ela filho ou não,mas que esteja na precença de Cristo,e seja temente a Deus

    ResponderExcluir
  99. Que jóia esta matéria Renato Vargens.Fiquei feliz em ouvir isto de um homem e da opinião dos outros também.Isto ajuda as mulheres a vencerem o preconceito que a sociedade lhes impõem neste sentido. Eu sou solteira tenho 43 anos, sou bonita inteligente, temente a Deus, mas espero em Deus um varão abençoado e temente de verdade. Deus já me livrou de muitos laços e sou agradecida. Às vezes a gente sente o peso do preconceito, mas buscando a Deus a gente vence. Gostei desta colocação sobre a influência da mídia, nas mensagens subliminares para oprimir as mulheres a acharem que só são felizes com alguém do lado. Entender estas coisas é sabedoria. Quem vive na luz de Deus não é influenciado pelo mundo. Que Deus ilumine a todas as mulheres, moças, jovens com a sua graça. Sejam felizes no Senhor!

    ResponderExcluir
  100. Olá, excelente texto, Na minha igreja é a mesma coisa. Muitas moças e nada de rapazes. Eu fiz 32 anos e ate desisti (risos). É uma fato real, não há homens suficientes, nada de tampas e panelas. Vou compartilhar este texto. Abraço
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola jacke aqui pastor pontes, realmente está dificil hoje em dia achar alguem que queira abraçar a obra do senhor ao lado de um homem de Deus tiro por mim quero me casar,preciso me casar mas onde ela esta?me escreva email=pr.ponte44@hotmail.com,questao que irmas estão exigindo muito,vida boa,estabilidade,nada de lutas ou provaçoes....bem eis me aqui,,,,quero casar....cade????pode compartilhar com sua igreja eis aqui um homem de Deus querendo casar.face=ponte homem de Deus

      Excluir
  101. viche eu que sou loiro de olhos azuis 178 m em forma e nunca consegui uma namorada e sempre lutei demasiado por isso e ja tenho 31 anos e nada , pois se tem gente desesperado com 25 imagine quem ja ta com mais de 30 , fazer o que Deus tem sempre estes misterios enquanto esperamos o sinal dele , ate quando nao sei , mas basta aceitar e acostumar com a situaçao .....

    ResponderExcluir
  102. Reais suas palavras, e como prova disto, eu como mais uma integrante deste quadro drástico, pra se dizer assim, aí acima, com + 40 anos e sempre solteira, tive a infeliz impaciência de procurar "tais Sites de Namoro Evangélico"! Aparentemente Mil maravilhas, "muitas promessas", muitos "cristãos" e "cristãs" "puros", até descobrir (graças a Deus que foi somente online) se tratarem de pessoas com mentes intensões das trevas! Por isto aconselho aqui:- Não se desesperem enviando seus contatos na web... Confiem no tempo de Cristo, pois Ele tem o MELHOR pra vocês!!!

    ResponderExcluir
  103. Excelente texto Pr. Renato! Tenho 30, cristã, advogada, solteira e por várias vezes me senti assim. As vezes até ficava triste com Deus porque o "varão valoroso" chegava para todas menos para mim. Mas já faz um tempo que decidi mudar o foco, ao tranquilizar meu coração crendo que Deus sabe o que é melhor para mim, passei a buscar mais estar na sua presença e outras coisas que de igual modo, podem me fazer ser feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se conforme, ore a Deus, eu me casei aos 36 anos orando e pedindo a Deus alguem que fosse fiel a ele e ele me deu... mais foi com muita luta na oração, pois eu não me conformava em estar sozinha...isso não é de Deus, Ele diz que não e bom que o homem esteja só ...lute na oração e vc vai vencer. foi o que eu fiz

      Excluir
    2. Minha curta testemunho pode ser de grande ajuda para você ou um vizinho. Tome por favor seu tempo e ler ....


      Nunca acreditei em rodízios mágica internet ou espiritualista até que conheci o Dr. Solo Sábio. Na verdade eu vou continuar a dar o meu agradecimento e meu testemunho para o mundo todo. Meu nome é Adina Gilbert, por favor, não me julgue, mas eu só estou tentando compartilhar o bom trabalho Dr Solo Sábio tem feito por mim. Eu realmente apreciá-lo porque eu estava quase enlouquecendo quando meu marido me e as crianças sem motivo esquerda. Nós usamos para viver feliz até que sua atitude em relação a nós começa a mudar. Implorei a ele para me o que aconteceu eo motivo de sua mudança repentina dizer, mas ele continua sem dizer nada e ele sempre me dizia que estava tudo bem. Mas esta atitude de meu marido continuou e foi ferir os meus filhos e eu. Eu estava tão confuso e eu nunca soube o que fazer. Um dia ele saiu de casa e nunca mais voltou. Ohh isso era pior e eu quase enlouqueci. Eu tenho muitos rodízios mágica da internet, mas tudo o que podiam fazer era tomar o meu dinheiro sem qualquer resultado. Fiquei de saco cheio e sentiu vontade de matar o meu eu, mas eu tinha que sty vivo por causa do nosso filho.
      Um fim de semana como eu estava passando pela internet eu vi diferentes testemunhos de como um homem em particular ajudou pessoas diferentes. Eu estava com medo de dar a ele um julgamento por causa da minha experiência passada com esses chamados rodízios mágica. Mas esta última vez que eu decidi dar a este homem um julgamento em seu E-mail: drsolowisetemple@gmail.com Ohhh e levou apenas 72 horas, 3 dias para este grande homem Dr Solo sábio para obter o meu marido de volta. Ele me disse que o meu marido estava sob o feitiço de outra mulher, mas ele foi capaz de me ajudar a quebrar o feitiço e trouxe meu marido de volta para casa. Ohh você pode imaginar a alegria ea felicidade em mim, é por isso que eu vou continuar a falar das boas obras deste grande homem. E isso nunca levou qualquer dinheiro de me aceitar pouco de dinheiro para alguns itens que ele insistiu que eu deve ser o único a fornecer o dinheiro para ele, de modo que seu sacrifício poderia trabalhar para mim. Agora meu marido me ama mais do que nunca e eu fui promovido em meu local de trabalho. Tudo está apenas indo bem e perfeito para a minha família.
      Eu nunca vou parar de espalhar essa boa notícia, porque ele também pode ser útil para você ou uma pessoa perto de você. Dr Solo Sábio é Deus enviou. Ele me disse que pode resolver qualquer tipo de problemas, incluindo:

      (1) Se você quer que seu ex-costas.
      (2) se você sempre tem pesadelos.
      (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
      (4) Você quer que as mulheres / homens a correr atrás de você.
      (5) Se você quer um filho.
      (6) Você quer ser rico.
      (7) Você quer manter o seu marido / esposa para ser
      seu para sempre.
      (8) Se precisar de ajuda financeira.
      (9) cuidado Herbal
      (10) Se você não é capaz de satisfazer a sua esposa
      desejo sexual devido
      para baixo ereção.
      (11) se a sua menstruação se recusam a vir
      o dia em que
      supor ou mais fluxos.
      (12) se recusou a pagar, as pessoas devido você ?.
      (13) resolver uma questão da terra e recuperá-lo.
      (14) A sua família Denny-lo de sua
      certo?
      (15) quer que as pessoas a obedecer suas palavras e fazer o meu
      deseja.
      (16) Você tem uma baixa contagem de espermatozóides?
      (17) sortes ruins
      (18) CURE HIV
      Dê este grande homem um julgamento hoje e você será feliz que você fez. drsolowisetemple@gmail.com

      Excluir
  104. Quê isso? Tenho 44, sou solteira, cristã, nunca casei, e não estou desesperada não. Sou liberta deste pensamento que a mulher só se realiza com um homem do lado. Tenho Jesus e a graça dele me basta. Se Deus tiver alguém reservado prá mim amém, se não, amém também. Amo esse Deus!

    ResponderExcluir
  105. Quê isso? Tenho 44, sou solteira, cristã, nunca casei, e não estou desesperada não. Sou liberta deste pensamento que a mulher só se realiza com um homem do lado. Tenho Jesus e a graça dele me basta. Se Deus tiver alguém reservado prá mim amém, se não, amém também. Amo esse Deus!

    ResponderExcluir
  106. Tenho 30 anos, separado e 2 filhos, evangelico. Procuro mulher temente a Deus. Que queira orar comigo, para um relacionamento, com um proposito de sempre buscar a Deus em 1º lugar

    ResponderExcluir
  107. Desgraçadamente, todas igrejas tem dado prioridade a famílias e casais, jogando para escanteio os solteiros separados etc..Eu me sentia isolado e excluído dentro da minha igreja, por ser solteiro..quer saber de uma coisa?sai fora daquilo..

    ResponderExcluir

Caro leitor,

(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. Querendo aprender sobre o direito de julgar, leia estes artigos:

Não julgueis para que não sejais julgados. Como é isso?

Julgando os críticos ou criticando os juízes?

O conselho de Gamaliel e o pensamento Cristão

Nele,

Renato Vargens