TV, sexo e gravidez.

Por Renato Vargens

Adolescentes que assistem muitos programas de TV com conteúdo sexual têm probabilidade duas vezes maior de engravidar nos três anos seguintes do que os jovens que assistem poucos desses programas, segundo um estudo da RAND Corporation publicado pela revista Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria.

O estudo americano é o primeiro a estabelecer uma relação direta entre a exposição de adolescentes a conteúdo sexual na TV e gravidez – tanto de meninas, como dos garotos que assistem aos programas e engravidam suas namoradas. Para a pesquisadora Anita Chandra, que liderou o estudo, os adolescentes recebem considerável quantia de informação sobre sexo através da TV e a programação normalmente não destaca os riscos e responsabilidades do sexo”.

No estudo, os pesquisadores acompanharam 2.000 adolescentes entre 12 e 17 anos de idade durante três anos. Os pesquisadores perguntavam sobre os hábitos televisivos e sexuais dos adolescentes.

A análise é baseada nos resultados de cerca de 700 participantes que haviam iniciado suas atividades sexuais neste período e falaram de seu histórico de gestações.

As informações sobre os hábitos televisivos foram combinadas com os resultados de uma outra análise sobre programas de televisão para determinar a freqüência e o tipo de conteúdo sexual a que os adolescentes estão expostos quando assistem TV.

Os pesquisadores se concentraram em 23 programas, que incluíam dramas, comédias, reality shows e programas de auditório.

Complicado não é verdade? Pois é, definitivamente vivemos dias difíceis! Nossa sociedade encontra-se absolutamente deteriorada, nossas famílias perdidas e sem rumo, nossos adolescentes e jovens sem perspectivas e referências. Infelizmente o mundo, encontra-se envolvido em um estilo de vida que se contrapõe aos princípios da lei de Deus.

Comportamentos como os incentivados pela televisão afrontam os pressupostos bíblicos e cristãos. Deus não criou o homem para viver em um estado de libertinagem. Diante de tempos tão difíceis como os que vivemos torna-se indispensável que a igreja evangélica se posicione audaciosamente contra a promiscuidade que tanto nos apavora. Para tanto, é absolutamente necessário que regressemos a Santa Palavra de Deus, fazendo dela nosso referencial , como também nosso baluarte de santidade incentivando nossos adolescentes a a viver a vida separada dos costumes perniciosos de uma sociedade que há muito encontra-se em estado de putrefação.

Pense nisso!

Renato Vargens

6 comentários:

Já a muito se constatou que a TV influenciou na mudança de comportamento da humanidade, e na maioria das vezes de forma negativa, porque se mostra situações erradas como se fosse normal para todo mundo, a televisão deseduca, insentiva a prostituição, adultério, traição, desonestidade, etc, temos nós que somos aprendizes do SENHOR que filtrarmos muito bem o que vamos sintonizar em nossos lares, para que nossos jovens não tenham em seus corações a semente venenosa
plantada em suas vidas, saibamos abordar sobre tudo que a vida irá apresentar a nossos filhos, porque se não isso passará de geração a geração.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

GILBERT RAPOSO
22 de agosto de 2009 12:15 comment-delete

NÓS SABEMOS QUE A MÍDIA É UM MANIPULADOR DE MASSA. E INFELIZMENTE AQUI NO BRASIL A TV ABERTA NÃO É CENSURADA QUANDO EXIBE ESSES CONTEÚDOS IMORAIS!
POR ISSO TODOS OS CRISTÃOS DEVEM TOMAR CUIDADO COM QUE ASSISTEM! TEMOS A MENTE DE CRISTO.
EU POR EXEMPLO FAZ 9 ANOS QUE A REDE GLOBO É DESPROGRAMADA DA MINHA PARABÓLICA. DEVEMOS NOS AFASTAR DA APAR~ENCIA DO MAL.
UM ABRAÇO A TODOS!

Anônimo
22 de agosto de 2009 18:53 comment-delete

Aí está a importância de se preparar os adolescente e jovens de acordo com os pricípios da bíblia para que eles possam chegar naqueles que não conhecem a palavra.Sou defensor de que os jovens e adolescentes sejam preparados para ir para a pesca dessa galera perdida.É necessário dissipulados,dar atribuições e monitoramento qunado estiverem na "captura".O estudo para eles é fundamental par os questionamnetos que com certeza virão.É ISSO AÍ,A TV VEM E NÓS PARTIMOS PARA A BATALHA, NÃO PODEMOS FICAR INERTE VENDO ELES ADOECEREM E CAMINHANDO PARA O DECLÍNIO.

22 de agosto de 2009 22:58 comment-delete

Inegável a questão da televisão como manipulador de massas, mas qual a solução? Proibir as pessoas de assistir? Censurar os programas? Acho que não, pois com esse comportamento estaríamos retornando aos primórdios da humanidade, e Deus nos deu inteligência para aprender e nos desenvolver aqui nesse planeta..
Então acredito que devemos orientar as pessoas, principalmente aquelas mais próximas, para que elas mesmas vejam que, por exemplo, uma novela da Globo não ensina nada...ou melhor, só ensina o materialismo, o egoísmo, etc.
Mas essa vontade deve ser da própria pessoa, não podemos impor. Até porque, com a facilidade que existe hoje, vc proibirá seu filho dentro de casa e ele fará em outro lugar.
Em resumo, devemos respeitar o princípio bíblico do "Livre Arbítrio", cabendo a nós sermos fonte de ensinamento e inspiração para uma vida melhor e livre de vícios e influências da mídia....
Fraternal abraço,
Marcus Guastini

23 de agosto de 2009 08:41 comment-delete

Acho que os pais deveriam policiar mais os filhos o que assistem na tv. A tv tá na dela exibem o que o povo de modo geral quer ver.

Anônimo
5 de fevereiro de 2010 19:11 comment-delete

Ora, vem, Senhor JESUS.
Reescrevendo,...
SENHOR JESUS, VEM LOGO, PELO AMOR DE DEUS!!!!

VAMOS NOS CONVERTER!!!!

25 de abril de 2013 19:23 comment-delete